Verifica-se uma sensibilidade crescente na opinião pública para uma resposta cada vez mais competente na conceção de espaços e de produtos que respondam à diversidade e especificações de todos os cidadãos. Esta resposta exige a definição objetiva de requisitos e especificações que assegurem aspetos técnicos, ergonómicos e também as preferências das pessoas a quem se destinam. Quando se trata de incluir pessoas com necessidades especiais (idosas, com deficiência ou incapacidades, estrangeiras ou socialmente excluídas), entende-se melhor a necessidade de que as atividades projetuais se fundamentem no estudo de algumas áreas do conhecimento que, tradicionalmente, não são contempladas em cursos de formação generalista.
O crescimento da população idosa e a elevação dos standards de conforto das sociedades mais desenvolvidas, traduzem-se no crescimento de um mercado natural para os produtos e soluções designadas por acessíveis e inclusivas. Tanto no âmbito da arquitetura como do design de produto, as soluções que, por exemplo, respondem aos requisitos de pessoas idosas ou com algum tipo de incapacidade traduzem-se muitas vezes em boas soluções, acabando por ser adotadas por todos. Por outro lado, as especificações técnicas e a legislação em vários domínios da acessibilidade e inclusão, valorizam os projetistas bem informados e, por conseguinte, mais competentes para responder de modo criativo às solicitações do mercado.
Estes são alguns argumentos que revelam o interesse para esta área de formação especializada e também a oportunidade para o investimento em investigação sobre Acessibilidade e Design Inclusivo.
Este curso está organizado em duas vertentes relacionados com os dois domínios atuais de formação na Escola de Arquitetura da Universidade do Minho (EAUM): a Acessibilidade, na Arquitetura e nos espaços urbano, e o Design Inclusivo, focado na conceção e interação com equipamentos e produtos.
Com este curso pretende-se:
- Complementar a formação e práticas projetuais de design e arquitetura com conteúdos, experiência e exemplos de boas práticas adequadas à observação de requisitos de pessoas com necessidades especiais;
- Capacitar projetistas nos domínios da arquitetura e design de equipamentos e produtos, para uma resposta competente aos desafios de uma sociedade inclusiva.