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Supervisão Pedagógica e Desenvolvimento Profissional de Educadores e Professores: Princípios e Práticas (Curso Breve Creditado) 2022/2023

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Geral


Grau Académico:
  • Não Aplicável
ECTS:
7
Duração:
16 semanas
Regime:
Diurno
Local:
Nenhum
Área científica predominante:
  • Supervisão Pedagógica

Contactos


    Diretor de Curso
    Isabel Flávia Gonçalves Fernandes Ferreira Vieira
    flaviav@ie.uminho.pt
    Tel: 253604669

    Instituto de Educação
    Campus de Gualtar
    4710-057 Braga

    Tel: +351 253604240 Fax: +351 253604659
    E-Mail: cpedagogico@ie.uminho.pt
    URL: http://www.ie.uminho.pt

Descrição


A Supervisão Pedagógica constitui, atualmente, uma função especializada de entre as várias funções docentes. Embora a supervisão possa assumir outras designações (por exemplo, coordenação pedagógica, assessoria pedagógica ou orientação educativa) e possa ser desenvolvida por diversos atores em diferentes contextos (por exemplo, nos estágios pedagógicos da formação inicial, na coordenação de projetos educativos, na avaliação do desempenho docente ou na autorregulação das práticas pedagógicas), pressupõe-se que ela deve constituir sempre uma atividade educativa, de apoio e estímulo a processos de desenvolvimento profissional e de inovação pedagógica. Assim, a formação em Supervisão Pedagógica assume um papel central na melhoria da qualidade da educação e da formação, promovendo a aquisição de conhecimentos, capacidades, valores e atitudes facilitadores da regulação autónoma e colaborativa de processos pedagógicos e de desenvolvimento profissional, relevantes à compreensão e transformação das situações educativas.

Resultados de aprendizagem


Os estudantes que obtenham aprovação no curso devem atingir os seguintes resultados de aprendizagem:
- Adquirir conhecimento sobre modelos teóricos atuais de supervisão pedagógica ao serviço da formação de profissionais reflexivos;
- Conhecer estratégias supervisivas promotoras da qualidade do ensino e da aprendizagem;
- Desenvolver uma visão da avaliação do desempenho profissional que valorize a sua função formativa na reconstrução de teorias e práticas profissionais;
- Desenvolver instrumentação supervisiva para a regulação de processos pedagógicos e de desenvolvimento profissional, em diversos contextos e níveis de educação e ensino.

Acesso


30

Vagas

8

Mínimo

Critérios de Ingresso


Podem candidatar-se ao curso educadores de infância e professores dos diversos níveis de ensino e campos disciplinares, orientadores de estágio, coordenadores/supervisores pedagógicos, avaliadores do desempenho docente, gestores de projetos educativos e pedagogos, e outros interessados que demonstrem possuir formação e/ou experiência profissional adequadas à frequência do curso.


A seriação dos candidatos será feita pelo Coordenador do Curso, de acordo com os
seguintes parâmetros:
(1) Habilitações académicas (fator de ponderação 3): (a) habilitação académica de Licenciatura/Mestrado (como descrito nos requisitos) (4 pontos); (b) nível da classificação académica, em valores, considerada em a) (majoração de 0,5 pontos em (a) se a classificação for igual ou superior a 16); (c) outras habilitações académicas em áreas afins à área do Curso (doutoramento: 3; mestrado: 2; especialização (1 ano/60 ECTS): 1; especialização (0,5 ano/30 ECTS): 0,5;
(2) Currículo profissional (fator de ponderação 2): (a) tempo de serviço em anos (0,1 ponto por cada ano); (b) funções/ cargos desempenhados no local de trabalho ou em outras organizações educativas, relevantes para a área do Curso (número de funções/ cargos diferentes) (0,2 por cada função); (c) participação ativa em projetos de inovação na área do Curso ou em áreas afins (0-3 pontos); (d) dinamização de cursos breves/ ações de formação na área do Curso ou em áreas afins (0-2 pontos); (e) frequência de cursos breves/ações de formação acreditadas na área do Curso ou em áreas afins (0-2 pontos); (f) assistência a encontros científicos e profissionais em áreas relevantes (0-2 pontos);
(3) Currículo Científico e Técnico (fator de ponderação 1): (a) produção científica e/ou técnica (0-3 pontos); (b) participação ativa em projetos de investigação (0-3 pontos); (c) participação ativa em encontros científicos e profissionais (0-3 pontos).

Pré-requisitos recomendados


A seriação dos candidatos será feita com base na sua avaliação curricular, sendo dada prioridade de acesso às vagas a candidatos provenientes de empresas e parceiros industriais associadas ao projeto “Aliança de Pós-Graduação - Competências para o Futuro” da Universidade do Minho.

Prazos de candidatura


As candidaturas têm lugar entre 3 e 14 de outubro de 2022 na página: https://www.alianca.uminho.pt/pt/

Prazos de inscrição


As inscrições decorrem entre os dias 24 e 28 de outubro de 2022.

Informação Adicional


Observações


Curso inserido no Portefólio de Cursos do projeto “Aliança de Pós-Graduação” (Impulso Adultos – PRR).

O número de créditos ECTS necessário à obtenção de diploma é de 7,5.

Plano de Estudos


Avaliação/Acreditação


Estado de acreditação pela A3ES:
Data de publicação da decisão:
Deliberação da A3ES:
Número de Registo:
Data de Registo:
Validade:

  • Universidade do
    Minho
  • Largo do Paço
    4704-553 Braga
  • T.:253 601 100, 253 601 109
    E.: gcii@reitoria.uminho.pt
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