Descrição
A Supervisão Pedagógica constitui, atualmente, uma função especializada de entre as várias funções docentes. Embora a supervisão possa assumir outras designações (por exemplo, coordenação pedagógica, assessoria pedagógica ou orientação educativa) e possa ser desenvolvida por diversos atores em diferentes contextos (por exemplo, nos estágios pedagógicos da formação inicial, na coordenação de projetos educativos, na avaliação do desempenho docente ou na autorregulação das práticas pedagógicas), pressupõe-se que ela deve constituir sempre uma atividade educativa, de apoio e estímulo a processos de desenvolvimento profissional e de inovação pedagógica. Assim, a formação em Supervisão Pedagógica assume um papel central na melhoria da qualidade da educação e da formação, promovendo a aquisição de conhecimentos, capacidades, valores e atitudes facilitadores da regulação autónoma e colaborativa de processos pedagógicos e de desenvolvimento profissional, relevantes à compreensão e transformação das situações educativas.
Resultados de aprendizagem
Os estudantes que obtenham aprovação no curso devem atingir os seguintes resultados de aprendizagem:
- Adquirir conhecimento sobre modelos teóricos atuais de supervisão pedagógica ao serviço da formação de profissionais reflexivos;
- Conhecer estratégias supervisivas promotoras da qualidade do ensino e da aprendizagem;
- Desenvolver uma visão da avaliação do desempenho profissional que valorize a sua função formativa na reconstrução de teorias e práticas profissionais;
- Desenvolver instrumentação supervisiva para a regulação de processos pedagógicos e de desenvolvimento profissional, em diversos contextos e níveis de educação e ensino.