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Formação e Desenvolvimento de Competências de Profissionais da Área da Educação (Formação Especializada) 2022/2023

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Geral


Grau Académico:
  • Não Aplicável
ECTS:
15
Duração:
1 semestres letivos
Regime:
Diurno
Local:
Nenhum
Área científica predominante:
  • Psicologia

Contactos


    Escola de Psicologia
    Campus de Gualtar
    4710-057 Braga

    Tel: +351 253604220 Fax: +351 253604224
    E-Mail: cpedagogico@psi.uminho.pt
    URL: http://www.psi.uminho.pt

Descrição


A presente proposta enquadra-se no âmbito da formação educativa oferecida pela Escola de Psicologia e visa promover o desenvolvimento de competências integradas no domínio da Psicologia da Educação. Esta formação apresenta uma natureza profissionalizante e foi desenhada em colaboração com profissionais de instituições da Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade (CNIES) para responder às suas necessidades educativas no domínio da formação em competências transversais profissionalizantes. A ligação entre uma formação académica sólida e a prática educativa baseada na evidência é uma marca da formação da EPsi -UMinho e deste curso em particular. Propõe-se uma formação especializada na área da Psicologia da Educação, com vista à promoção de competências chave para o exercício da função educativa. Esta formação apresenta três unidades curriculares independentes, mas organizadas de forma integrada. As três unidades curriculares estão alinhadas nos objetivos, na lógica e no desenho e pretendem equipar os profissionais da área da educação com competências transversais, consideradas cruciais para responder às exigências do desenvolvimento e da aprendizagem de crianças e de jovens e adultos, numa sociedade em constante transformação. O programa é diferenciado das ofertas existentes no mercado, concentrando esforços no desenvolvimento de uma estratégia integrada para a promoção do sucesso educativo. Aborda conteúdos relacionados com os processos motivacionais e de autorregulação, mas também estratégias para lidar com as dificuldades de aprendizagem e as questões de planeamento e (re)organização da carreira.
A CNIES tem sócios dispersos pelo país. Para responder às necessidades dos profissionais de educação destas instituições, o curso decorrerá no formato e-learning. Este modo de funcionamento apresenta duas vantagens: permite incluir formandos que trabalham em diferentes locais do território nacional e que não o poderiam frequentar num formato presencial; e promove a partilha de experiências profissionais e de necessidades e desafios educativos diversos, contribuindo para enriquecer o seu desenvolvimento profissional e experiência. Este tipo de oportunidade é uma das características diferenciadoras desta proposta.

Resultados de aprendizagem


Este curso tem como principal objetivo a promoção de competências-chave para o exercício da função educativa estimulando os profissionais a construírem soluções que respondam aos desafios colocados pela promoção das aprendizagens e desenvolvimento de crianças, jovens e adultos e das suas famílias.
Assim, este curso tem os seguintes resultados de aprendizagem:
1. Identificar os fundamentos teóricos e empíricos dos processos motivacionais.
2. Aplicar as fases de implementação de um projeto de intervenção educativa no domínio da autorregulação da aprendizagem
3. Identificar o conceito de desenvolvimento de carreira ao longo da vida
4. Aplicar noções sobre o desenvolvimento de carreira em educação, em função da sua profissão
5. Identificar as questões em torno dos problemas de aprendizagem na leitura/escrita
6. Organizar o processo de avaliação de dificuldades na aprendizagem da leitura/ escrita

Acesso


40

Vagas

8

Mínimo

Critérios de Ingresso


Atendendo ao objetivo geral deste Curso de Estudos Avançados poderão candidatar-se pessoas com o nível de ensino superior (licenciatura ou outros graus académicos de ensino superior).
Destina-se a Professores, Educadores, Psicólogos, Assistentes Sociais e outros profissionais licenciados que trabalhem em contextos educativos, com crianças e jovens ou adultos.

Pré-requisitos recomendados


A seriação dos candidatos será feita com base na sua avaliação curricular, sendo dada prioridade de acesso às vagas a candidatos provenientes de empresas e parceiros industriais associadas ao projeto “Aliança de Pós-Graduação - Competências para o Futuro” da Universidade do Minho.

Prazos de candidatura


As candidaturas têm lugar na página: https://www.alianca.uminho.pt/pt

Informação Adicional


Observações


Curso inserido no Portefólio de Cursos do projeto “Aliança de Pós-Graduação” (Impulso Adultos – PRR).

Plano de Estudos


Avaliação/Acreditação


Estado de acreditação pela A3ES:
Data de publicação da decisão:
Deliberação da A3ES:
Número de Registo:
Data de Registo:
Validade:

  • Universidade do
    Minho
  • Largo do Paço
    4704-553 Braga
  • T.:253 601 100, 253 601 109
    E.: gcii@reitoria.uminho.pt
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