Descrição
Atualmente, a promoção da saúde é um domínio de formação cada vez mais necessário ao exercício profissional em várias áreas da saúde, educação e serviço social. Permitir que as pessoas aumentem o controlo sobre a sua saúde e os seus determinantes está no centro da promoção da saúde. Assim, a promoção da saúde é muito importante no contexto de pandemia por COVID-19, pois muitas das medidas que agora são tomadas para evitar que profissionais de saúde e cidadãos sejam infetados implicam mudanças de comportamento e estilos de vida. Como tal, a promoção da saúde torna-se mais relevante que nunca neste momento de crise, pois pode contribuir para enfrentar a ameaça do SARS CoV-2 a nível da mudança de estilos de vida individuais, a nível de intervenções que afetam organizações e comunidades, e por meio de políticas informativas que afetam a população. Simultaneamente, as doenças crónicas não transmissíveis, incluindo as doenças do foro mental, estão a ameaçar o futuro dos sistemas de saúde e da segurança social de muitos países, bem como das suas economias, tal como sublinham os objetivos do Plano de Ação Global da Organização Mundial de Saúde para a Prevenção e Controlo das Doenças Crónicas não Transmissíveis, 2013-2020. Assim, este curso abordará a promoção e educação para a saúde a partir de situações concretas relacionadas com a alimentação e exercício físico, consumo de substâncias psicoativas, sexualidade e bem-estar, doenças crónicas não transmissíveis e a relação dos determinantes da saúde com as doenças num contexto epidemiológico e de saúde pública, com especial ênfase na Covid-19.
Neste contexto, o curso tem como finalidade desenvolver competências nos estudantes para planear, implementar e avaliar processos de cocriação interprofissionais (integrando profissionais de diversos setores) e interorganizacionais (integrando instituições diversas) desenvolvidos no âmbito da promoção e educação para a saúde.
Resultados de aprendizagem
Para os estudantes obterem aprovação no curso devem atingir os seguintes resultados de aprendizagem:
i) identificar e aplicar modelos e abordagens em promoção e educação para saúde;
ii) enunciar os objetivos, valores e ética em promoção e educação para a saúde;
iii) criticar fundamentadamente os conceitos de literacia em saúde;
iv) identificar os determinantes da saúde;
v) criar estratégias para identificar as necessidades e prioridades de promoção da saúde; iv) aplicar métodos e técnicas para o desenvolvimento de competências socio emocionais eficazes na promoção de saúde e estilos de vida saudáveis;
vi) aplicar processos de cocriação interprofissionais e interorganizacionais na conceção, implementação e avaliação em promoção e educação para a saúde em áreas específicas (exemplo, alimentação e exercício físico, consumo de substâncias psicoativas, sexualidade e bem-estar, doenças crónicas não transmissíveis, Covid-19).