Descrição
O aumento das doenças crónicas e dos problemas de saúde mental/comportamental da população portuguesa, agravados com a atual pandemia de Covid-19, impelem a uma abordagem ativa e imediata com consequente utilização sustentada dos escassos recursos do país. A ligação entre uma formação académica sólida e a prática educativa baseada na evidência é uma marca da formação da EPsi e deste curso em particular. A prática colaborativa na área de saúde ocorre quando vários profissionais de saúde, de diferentes origens profissionais, fornecem serviços abrangentes, trabalhando com pacientes, suas famílias, cuidadores e comunidades para fornecer a mais alta qualidade de atendimento. Propõem-se uma formação por uma equipa interdisciplinar que permita aos a diferentes prestadores de cuidados de saúde e utentes, adquirir conhecimento e competências-chave para colaborarem na prestação integrada de cuidados em que a saúde mental/comportamental e a saúde física são aliados nos cuidados centrados na pessoa. Além disso, a evolução demográfica tem demonstrado uma população cada vez mais envelhecida, o que se encontra associado a uma maior prevalência de casos de dependência e de condições médicas crónicas. Neste sentido, cuidados de saúde de longa duração, integrados e próximos dos indivíduos, tornam-se uma prioridade no sentido de prestar auxílio à população contribuindo para o seu bem-estar.
Este curso não conducente de grau tem como objetivo geral a aquisição de conhecimentos e treino de competências psicológicas necessárias para a implementação de modelos e práticas de intervenção baseados na prestação de cuidados de saúde integrados. Como objetivos específicos foram definidos os seguintes:
1) Oferecer a oportunidade de prossecução de estudos diferenciados na área dos cuidados de saúde integrados;
2) Proporcionar o aprofundamento dos distintos métodos de intervenção numa abordagem de saúde integrada centrada na pessoa;
3) Oferecer oportunidades de treino de competências para desenvolvimento e implementação de programas de intervenção baseados na prestação de cuidados de saúde integrados;
4) Melhorar os indicadores de saúde e as taxas de adesão terapêutica dos utentes com doença crónica;
5) Sensibilizar para a prevenção das doenças mentais e psicossomáticas nos utentes e profissionais de saúde;
6) Diminuir os custos em saúde, com uma utilização mais eficaz e sustentada dos recursos disponíveis;
7) Promover o interesse pela investigação contribuindo para a pratica baseada na evidência em cuidados de saúde integrados centrados na pessoa;
8) Fomentar o sentido crítico e um olhar interrogador sobre a implementação e resultados da prestação de cuidados de saúde integrados quer ao nível dos pacientes quer dos seus cuidadores;
9) Despertar o interesse pela continuação de estudos diferenciados na prática colaborativa em saúde.
Resultados de aprendizagem
Em termos de resultados de aprendizagem, os formandos no final do curso, devem:
1 - Identificar os modelos em que se baseiam as abordagens em cuidados de saúde integrados e centrados na pessoa;
2 - Desenvolver programas de intervenção baseados nos cuidados de saúde integrados centrados na pessoa;
3 - Integrar o utente e os seus familiares/cuidadores no processo de definição da intervenção dos cuidados de saúde, ou seja, na equipa terapêutica;
4 - Promover a ativação comportamental do utente para a obtenção dos resultados de saúde desejados e as mudanças de comportamento necessárias;
5 - Melhorar o acesso a um modelo de parceria de cuidados ao nível do tratamento do utente;
6 - Fazer triagem, intervenção e encaminhamento do utente e seus familiares no modelo de organização de cuidados de saúde integrados e centrado na pessoa;
7 - Demostrar competências psicológicas intrapessoais e interpessoais de comunicação na prática clínica, nas equipas de saúde;
8 - Identificar programas interprofissionais de prática colaborativa baseados na evidência.