Descrição
Embora os contextos sociais e educativos, de um modo geral, tenham um papel determinante na qualidade das aprendizagens realizadas pelos alunos/as em idade escolar, os/as professores/as, principalmente através das expetativas que desenvolvem em relação aos seus alunos e alunas, mas também através das suas práticas, têm um papel crucial no combate a formas de discriminação e de exclusão nas escolas. A sua prática é fundamental à determinação do sucesso ou insucesso escolar, nomeadamente no modo como o currículo oficial é desenvolvido em contexto de sala de aula e das opções pedagógico-didáticas tomadas.
A população escolar portuguesa caracteriza-se pela grande diversidade cultural, heterogeneidade fenotípica e de pertença de classe, apresentando elevadas percentagens de alunos de diversas nacionalidades e pertenças étnico-culturais. Todavia, esta diversidade nem sempre tem sido traduzida em elevados níveis de sucesso escolar por parte dos alunos/as provenientes de minorias e de meios sociais desfavorecidos, sendo fundamental desenvolver estratégias de incremento do sucesso escolar, sobretudo no trabalho de proximidade com as famílias e as comunidades. Os níveis de retenção, absentismo e sucesso escolar de minorias e classes de menor estatuto social ainda não são satisfatórios no plano nacional, sendo que muitas destas crianças partilham o insucesso escolar com situações de precariedade do tecido socioeconómico e com a fragilidade financeira das famílias, o que exige uma atenção redobrada de todos os atores escolares, em assegurar melhores condições de promoção de sucesso dos alunos e das alunas em situação mais vulnerável.
Partindo sobretudo da identificação destas fragilidades por parte dos/as formandos/as tendo em atenção os seus contextos específicos, este curso tem como finalidade potenciar a intervenção naqueles contextos numa perspetiva de inclusão de todos e de todas e no assegurar, o mais possível, o sucesso escolar daqueles alunos/as.
Objetivos gerais do curso:
- Proporcionar conhecimento científico no campo das Ciências Sociais da Educação e da Sociologia Crítica;
- Identificar variáveis sociais condicionadoras do sucesso e do insucesso escolares;
- Identificar fatores escolares e académicos associados à qualidade das aprendizagens e ao sucesso escolar no currículo oficial de alunos/as de origem social, económica e cultural heterogénea;
- Refletir sobre a influência das expectativas e das práticas dos/as professores/as e de outros profissionais na natureza das aprendizagens dos/as alunos/as;
- Desenvolver dispositivos pedagógicos;
- Implementar procedimentos de reflexão colaborativa sobre as práticas profissionais.