Descrição
O domínio da linguagem escrita, nas suas vertentes produtiva e recetiva, é pedra angular de qualquer sistema educativo. A leitura e a escrita desempenham um papel instrumental inquestionável na construção das aprendizagens académicas e na vida social dos alunos, pelo que o domínio proficiente da linguagem escrita é um dos desígnios-chave da aprendizagem escolar.
No 1.º Ciclo do Ensino Básico, a leitura e a escrita são conteúdos centrais de aprendizagem. Durante os quatro anos de frequência deste ciclo, os alunos percorrem um caminho vasto de aprendizagens, que vai desde a aprendizagem inicial da identificação das palavras escritas e a sua escrita ortográfica à compreensão e à escrita de textos de diferentes tipologias e géneros. Essa aprendizagem é um processo de uma grande complexidade, dados os fatores e os processos envolvidos na construção mental das competências de leitura e de escrita, tal como revelado por inúmeras investigações recentes. Contudo, o ensino da leitura e da escrita que é realizado pelo professor do 1.º Ciclo parece ser caraterizado por uma complexidade maior, já que o professor tem de conjugar o conhecimento da especificidade dos processos de leitura e de escrita, necessário para poder ensinar, com outros conhecimentos necessários à sua ação, como são, por exemplo, o conhecimento psicopedagógico geral, o da didática específica, o dos documentos reguladores, o dos conhecimentos e competências dos seus alunos e dos contextos sociais e culturais que situam a sua ação.
Em Portugal, o jogo que se espera que se estabeleça entre o ensino e a aprendizagem da leitura e da escrita durante a frequência do 1.º Ciclo há muito mostra ser muito exigente para alunos e professores: enquanto os primeiros revelam dificuldades nessa aprendizagem e noutros âmbitos de aprendizagem curricular, muitas vezes em consequência do seu domínio insuficiente da leitura e da escrita, os segundos revelam frequentemente não
ter a formação necessária e atualizada para realizar um ensino eficiente da leitura e da escrita. Têm sido várias as iniciativas levadas a cabo para contribuir para melhorar a ação dos professores a esse nível. A implementação do Programa Nacional de Ensino do Português – 1.º Ciclo foi disso um bom sinal, mas também o são outras iniciativas políticas recentes de caráter mais geral, como o Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar
ou mesmo a legislação relativa à Educação Inclusiva, esta última apontando para a necessidade urgente de uma mudança de paradigma geral de ensino nas nossas escolas, favorecedora da diferenciação pedagógica, que também se aplica ao ensino da leitura e da escrita no 1.º Ciclo.
As dificuldades no ensino e na aprendizagem da leitura e da escrita foram visivelmente agravadas pela situação pandémica vivida desde 2020. As novas circunstâncias de ensino e de aprendizagem afetaram a sistematicidade e a intensidade das ações dos professores e, de acordo com dados informalmente recolhidos,
afetaram também a profundidade e consistência das aprendizagens dos alunos. A efetivação da diferenciação pedagógica com vista a ultrapassar as dificuldades na aprendizagem da leitura e da escrita tornou-se uma necessidade premente. Sendo a oferta de formação especializada neste domínio ainda reduzida, torna-se, por conseguinte, necessário criar cursos de curta duração que ofereçam essa formação aos professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico.
O curso de formação especializada que aqui se apresenta oferece uma resposta a esta solicitação, sendo sua principal finalidade promover a construção de conhecimento aprofundado sobre o ensino inicial, de qualidade e diferenciado, da leitura e da escrita no 1.º Ciclo de Ensino Básico. Propõe-se aos formandos a construção de um referencial teórico, balizado pelo conteúdo dos normativos relevantes, que possa orientar a sua ação com
vista ao reforço das aprendizagens ao nível da iniciação à leitura e à escrita ortográfica dos alunos, preparando igualmente os professores para sustentar a construção de uma abordagem diferenciada.
Resultados de aprendizagem
- Explicitar os princípios da educação multinível relevantes para um ensino inicial da leitura e da escrita de qualidade e diferenciado;
- Indicar as caraterísticas centrais do sistema de escrita alfabético;
- Distinguir as competências facilitadoras da iniciação à leitura e da escrita no 1.º Ciclo do Ensino Básico;
- Explicitar os processos mentais e os princípios de ensino inicial da leitura e de escrita; Explicar os principais fatores de complexidade e princípios de ensino da ortografia;
- Sustentar estratégias pedagógicas de rastreio, de diferenciação pedagógica e de monitorização das aprendizagens iniciais de leitura e de escrita no 1.º Ciclo do Ensino Básico.