Descrição
Embora a expressão "Tecnologia e Comunicação Educacional" se tenha incorporado na terminologia pedagógica há apenas uns trinta anos, o vínculo entre tecnologia e comunicação em educação não é um fenómeno recente. A ênfase atual deve-se à intensidade, profundidade e celeridade das mudanças nas tecnologias da informação nas últimas décadas, tendo, aliás, um papel decisivo na cunhagem da designação de Sociedade de Informação à era contemporânea.
Reconhece-se que as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) acabam por condicionar e estruturar a ecologia cognitiva e organizacional das sociedades, estimulando transformações nos vários níveis do sistema sociocultural (educativo, económico, político, social, religioso, cultural, etc.). Neste sentido, as TIC são, progressivamente, tomadas como fator decisivo de renovação da sociedade, contribuindo para o seu desenvolvimento e para a valorização dos indivíduos numa perspetiva de formação ao longo da vida, assumindo-se como um eixo estratégico de inovação dos processos de ensino e aprendizagem. É com base nestes pressupostos que propomos a presente formação.
Resultados de aprendizagem
Para que os formandos obtenham aprovação no curso devem concretizar os seguintes resultados de aprendizagem:
- Problematizar os fundamentos do paradigma tecnológico da educação;
- Distinguir os diferentes modelos da comunicação educacional;
- Debater o impacto das TIC nos ambientes comunicacionais e educacionais;
- Desenvolver competências de comunicação mediatizada;
- Utilizar as TIC em várias situações de apresentação da informação e de comunicação.