Descrição
A avaliação das aprendizagens reveste-se de elevada complexidade em função dos múltiplos aspetos nela envolvidos. Nas suas diferentes modalidades, não pode ser dissociada da especificidade das disciplinas a que respeita e da natureza dos respetivos saberes, bem como dos processos da sua construção. Para além disso, deve atender às características dos alunos cujas aprendizagens se pretende avaliar e o perfil do aluno que se pretende formar, tendo em conta os documentos curriculares em vigor e o modo como neles são definidos os objetivos/resultados de aprendizagem dos planos de estudo dos diferentes ciclos de escolaridade e das disciplinas que os integram. Importa ainda ter em conta que a avaliação das aprendizagens dos alunos tem necessariamente implicações na (auto)avaliação do professor e na reconfiguração das suas práticas docentes.
As profundas transformações a que vimos assistindo, traduzidas em sucessivas, e nem sempre congruentes, propostas de revisão curricular, não terão conduzido a uma mudança profunda das práticas no contexto das salas de aula, tanto no que se refere às abordagens didáticas adotadas como no que diz respeito aos processos de avaliação das aprendizagens.
No momento atual, a definição do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (Portugal, 2017) e as Aprendizagens Essenciais (Portugal, 2018a, 2018b), que à luz desse documento foram definidas para cada disciplina e ano de escolaridade, constituem um novo desafio a que a Escola tem de dar uma resposta efetiva nos modos como se ensina e se aprende e no modo como se procede à avaliação dessas aprendizagens, com recurso a soluções nem sempre fáceis de definir.
O curso que aqui se apresenta procura dar resposta às dificuldades identificadas, constituindo-se como um espaço de debate e problematização de práticas de avaliação das aprendizagens baseado numa reflexão sobre referenciais de suporte à prática avaliativa que atendam aos objetivos definidos nos documentos curriculares e às conceções de saber e de educação a eles subjacentes, à natureza específica dos saberes disciplinares envolvidos e aos processos da sua construção, bem como às características de sujeitos em diferentes fases de desenvolvimento correspondentes a diferentes ciclos de escolaridade. O Curso destina-se a professores dos ensinos básico e secundário, podendo revestir-se de particular interesse para aqueles que, no âmbito das escolas, exercem funções de direção ou de coordenação dos departamentos e grupos disciplinares.
O Curso integra a oferta formativa do Departamento de Estudos Integrados de Literacia, Didática e Supervisão do Instituto de Educação da Universidade do Minho. A principal finalidade é dotar os formandos de conhecimento teoricamente fundamentado dos domínios da avaliação e das didáticas específicas que lhe permita reinterpretar os documentos curriculares e definir procedimentos de avaliação das aprendizagens congruentes e adequados à natureza específica dos saberes disciplinares envolvidos e dos processos da sua construção.
Resultados de aprendizagem
- Compreender o papel da avaliação nas/das/para as aprendizagens;
- Conhecer modalidades da avaliação das aprendizagens e suas finalidades;
- Interpretar os documentos curriculares em vigor tendo em atenção os princípios neles subjacentes e as decorrentes implicações ao nível da avaliação das aprendizagens;
- Compreender a especificidade dos saberes disciplinares e dos processos da sua construção;
- Definir critérios e procedimentos de avaliação adequados à natureza dos saberes específicos de uma disciplina;
- Conceber dispositivos de avaliação das aprendizagens do âmbito da(s) área(s) disciplinares específica(s).