Descrição
O aumento exponencial do envelhecimento da população transformou a Gerontologia Educativa não só numa área de formação prioritária mas, também, numa área de formação com grande expectativa de procura e desenvolvimento. Atualmente, são muitos os profissionais que trabalham nesta área, não possuindo formação adequada à função profissional que exercem, quer porque são portadores de formação noutras áreas das ciências socias e humanas, quer porque a formação de que são portadores já não responde ao perfil profissional que o trabalho de educação e intervenção nesta área hoje exige.
As ofertas formativas existentes no campo da Gerontologia Educativa não respondem a muitas das necessidades de formação, especialmente quando se trata de formação continuada, que decorrem das situações acima enunciadas, tornando-se urgente a criação de cursos breves que promovam um referencial teórico mais atual e metodologias adequadas à intervenção educativa na área dos adultos idosos. É com este propósito que se propõe o presente curso, que tem como principal finalidade a promoção de conhecimentos teóricos e metodológicos que habilitem para o exercício de funções de conceção, gestão, implementação e avaliação de atividades e projetos de educação e formação de pessoas adultas e adultas idosas com vista a um envelhecimento bem-sucedido, numa perspetiva de educação permanente e desenvolvimento humano.
Estas atividades e projetos desenvolvem-se em contextos diversificados, tais como centros de dia, centros de convívio, estruturas residenciais para pessoas idosas, centros de saúde, hospitais, centros e serviços de cultura e lazer, estabelecimentos prisionais, universidades de terceira idade, projetos comunitários, escolas e universidades, organizações educativas e de reinserção social, IPPS, ONG, entre outros.
Resultados de aprendizagem
Identificar as dimensões biopsicossociais e as problemáticas multidimensionais subjacentes ao processo do envelhecimento;
Diagnosticar necessidades e potencialidades de intervenção educativa em diferentes contextos comunitários;
Operacionalizar conhecimentos científicos, metodológicos e técnicos para desenvolver propostas educativas promotoras de envelhecimento bem-sucedido;
Conceber, implementar e avaliar programas e projetos de gerontologia educativa.