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Ciências da Educação (Mestrado) 2016/2017

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Geral


Grau Académico:
  • Mestre
ECTS:
120
Duração:
4 semestres letivos
Regime:
Misto
Local:
Campus de Gualtar, Braga (UM)
Área científica predominante:
  • Ciências da Educação

Contactos


    Diretor de Curso
    Laurinda Sousa Ferreira Leite
    lleite@ie.uminho.pt
    Tel: 601200 / 604240

    Coordenador Académico


    Tel:

    Coordenador Académico de Mobilidade
    Ana Maria Silva Pereira Henriques Serrano
    serrano@ie.uminho.pt
    Tel: 253601232

    Instituto de Educação
    Campus de Gualtar
    4710-057 Braga

    Tel: 253604240 Fax: 253604659
    E-Mail: sec@ie.uminho.pt; lmsantos@ie.uminho.pt
    URL: http://www.ie.uminho.pt

Descrição


O Mestrado em Ciências da Educação é um mestrado de aprofundamento/formação contínua que integra as seguintes áreas de especialização:

- Administração Educacional *
- Avaliação **
- Desenvolvimento Curricular e Inovação Educativa
- Educação de Adultos
- Educação para a Saúde
- Sociologia da Educação e Políticas Educativas – não funciona em 2016/2017
- Supervisão Pedagógica na Educação em Ciências */**
- Supervisão Pedagógica na Educação Matemática */**
- Supervisão Pedagógica na Educação em Línguas */**
- Tecnologia Educativa

Tendo sido o primeiro Mestrado criado em Portugal neste domínio, o Ciclo de Estudos Conducente ao Grau de Mestre em Ciências da Educação - Área de Especialização em Administração Educacional constitui-se como um projeto de formação que toma como referências privilegiadas três áreas científicas obrigatórias: Administração Educacional, Política Educativa e Metodologia da Investigação. Este Mestrado confere relevância às abordagens sociológicas da educação, das organizações e da administração educativa, bem como à análise das relações entre política e administração da educação, a distintos níveis. Visa, desta forma, preparar os futuros mestres com competências nas áreas das teorias da administração educacional, da sociologia das organizações educativas, da política educativa, das metodologias de investigação e das técnicas de recolha e análise de dados, dotando-os de um conhecimento atualizado e crítico sobre a investigação de referência nacional e internacional, na área e possibilitando a sua inscrição no respetivo campo, através do desenvolvimento de um projeto de investigação. A conclusão do primeiro ano confere o direito a um Diploma de Especialização em Administração Educacional. A aprovação na totalidade do Mestrado confere o grau de Mestre em Ciências da Educação, na Área de Especialização em Administração Educacional.
Coordenador: Doutor Licínio Carlos Viana Silva Lima
Regime/Horário: normal / sexta (todo o dia)


O Ciclo de Estudos Conducente ao Grau de Mestre em Ciências da Educação - Área de Especialização em Avaliação pretende formar especialistas em Avaliação, com competências para intervenção em múltiplos contextos educacionais. Este Ciclo de Estudos visa dotar os mestrandos com saberes e competências que lhes permitam: definir contextos de avaliação, identificando as necessidades e inferindo os problemas subjacentes; identificar recursos humanos, físicos e financeiros necessários para conceber e operacionalizar dispositivos de avaliação; elaborar estudos de avaliação de acordo com quadros teórico-conceptuais e metodológicos específicos a partir de diferentes paradigmas investigativos; aprofundar o conhecimento científico no domínio da avaliação; problematizar teoricamente um campo que hoje é socialmente muito valorizado; refletir e intervir sobre políticas, processos e práticas de avaliação de alunos, instituições, programas, projetos, etc. A conclusão do primeiro ano do Mestrado confere o direito a um Diploma de Especialização em Avaliação. A aprovação na totalidade do Mestrado confere o grau de Mestre em Ciências da Educação, na Área de Especialização em Avaliação.
Coordenadora: Doutora Maria de Lourdes da Trindade Dionísio
Regime/Horário: b - learning/segunda e terça (tarde)

O ciclo de estudos conducente ao Grau de Mestre em Ciências da Educação – Área de Especialização em Desenvolvimento Curricular e Inovação Educativa destina-se prioritariamente à formação especializada de profissionais de todos os níveis de educação e ensino, nomeadamente daqueles que desempenham funções de coordenação e orientação relacionadas com a gestão curricular; docentes que pretendam aprofundar as suas competências na construção de projetos curriculares de escola e de turma; supervisores e orientadores que acompanham a Iniciação à Prática Profissional; técnicos e assessores que, em diferentes organismos e projetos, de âmbito local ou nacional, intervêm no desenho, desenvolvimento e avaliação de curricula e de materiais didáticos ou supervisionam projetos de desenvolvimento e inovação curricular. O percurso de formação nesta área de especialização permitirá ao mestrando adquirir e aprofundar conhecimentos e competências em desenvolvimento curricular; problematizar políticas, modelos, processos e práticas no campo curricular; construir dispositivos de conceção, gestão e avaliação de projetos, enquadrados nas exigências da inovação educativa e desenvolver competências de investigação e produção de conhecimento relevante para a transformação das práticas curriculares, em diferentes contextos de educação e formação. A conclusão do primeiro ano confere o direito a um Diploma de Especialização em Desenvolvimento Curricular e Inovação Educativa. A aprovação na totalidade do Mestrado confere o grau de Mestre em Ciências da Educação, na Área de Especialização em Desenvolvimento Curricular e Inovação Educativa.
Coordenador: Doutor José Augusto Brito Pacheco
Regime/Horário: b - learning/pós-laboral - sexta (18h-22h) e sábado (8h - 13h)


O Ciclo de Estudos Conducente ao Grau de Mestre em Ciências da Educação - Área de Especialização em Educação de Adultos pretende formar especialistas com competências nas áreas da política educativa, da história e fundamentos da Educação de Adultos, da pedagogia, das metodologias e investigação em educação de adultos, da sociologia não escolar, da conceção, gestão e avaliação de projetos de formação, da animação e da intervenção socioeducativa. Este Mestrado visa o aprofundamento científico e o desenvolvimento profissional dos mestrandos, encontrando-se, por conseguinte, em sintonia com as exigências que sobre este domínio se fazem sentir no panorama internacional, assim como com os requisitos de um Mestrado que assume claramente os valores de uma democracia social, cultural e politicamente mais empenhada. A conclusão do primeiro ano confere o direito a um Diploma de Especialização em Educação de Adultos. A aprovação na totalidade do Mestrado confere o grau de Mestre em Ciências da Educação, na Área de Especialização em Educação de Adultos.
Coordenadora: Doutora Leonor Lima Torres
Regime/Horário: b-learning / misto / sexta (todo o dia)

O Mestrado em Ciências da Educação – Área de Especialização em Educação para a Saúde é um Ciclo de Estudos que dá relevância às abordagens relativas aos paradigmas, teorias, metodologias, projetos, políticas e práticas em educação para a saúde, bem como às questões educacionais e bioéticas, às problemáticas contemporâneas direta ou indiretamente relacionadas com a sociedade de risco, aos estilos de vida, sexualidades e comportamentos de risco, salientando ainda as potencialidades educativas do associativismo em saúde e as questões metodológicas e práticas da investigação em Educação para a Saúde. Visa, desta forma, dotar os futuros mestres com competências no domínio das regras fundamentais de pesquisa e de análise de dados empíricos e documentais e permitir a aquisição de conhecimentos relevantes e atualizados sobre o desenvolvimento do campo da Educação para a Saúde, com vista à posterior elaboração dos projetos de dissertação. A conclusão do primeiro ano confere o direito a um Diploma de Especialização em Educação para a Saúde. A aprovação na totalidade do Mestrado confere o grau de Mestre em Ciências da Educação na Área de Especialização em Educação para a Saúde.
Coordenadora: Professora Maria Conceição Pinto Antunes
Regime/Horário: b - learning/pós-laboral / sexta (18h às 23h) e sábado (8h às 13h)


O Ciclo de Estudos Conducente ao Grau de Mestre em Ciências da Educação - Área de Especialização em Sociologia da Educação e Políticas Educativas destina-se preferencialmente a profissionais que intervêm em instituições educativas e formativas (como universidades e escolas superiores de educação, escolas dos ensinos básicos e secundário, centros de formação) e em instituições com valências educativas (como associações e serviços de educação de autarquias, centros de atividades de tempos livres, instituições e projetos de desenvolvimento, movimentos e redes de cidades educadoras, e empresas). O Ciclo de Estudos privilegiará áreas científicas como a Sociologia da Educação, a Política Educativa e a Metodologia de Investigação. Visa fomentar o aprofundamento científico e o desenvolvimento profissional dos mestrandos, encontrando-se em sintonia com as exigências que sobre este domínio se fazem sentir no panorama internacional, assim como com os requisitos de um Mestrado que assume claramente uma perspetiva de rigor científico e pedagógico e o compromisso com valores fundamentais para uma sociedade democrática. A conclusão do primeiro ano confere o direito a um Diploma de Especialização em Sociologia da Educação e Políticas Educativas. A aprovação na totalidade do Mestrado confere o grau de Mestre em Ciências da Educação, na Área de Especialização em Sociologia da Educação e Políticas Educativas.
Coordenador: Doutor José Augusto Branco Palhares
Regime/Horário: não funciona no ano letivo 2016/2017


O Ciclo de Estudos Conducente ao Grau de Mestre em Ciências da Educação – Área de Especialização em Supervisão Pedagógica na Educação em Ciências é um Mestrado destinado à formação contínua de Educadores de Infância e de professores, na área das Ciências Físicas e Naturais. O Mestrado visa: promover a aquisição e o desenvolvimento de saberes na área da supervisão, com especial incidência no contexto da educação em Ciências; promover o desenvolvimento de competências de autoformação do professor, com base em investigação na educação em ciências; promover a preparação de formadores de educadores de infância e de professores para os ensinos Básico e Secundário; fomentar a investigação e a inovação no domínio da supervisão na educação em ciências. Articulando áreas de formação transversais e específicas, o Mestrado desenvolve, progressivamente, competências nas dimensões supervisiva, didática e investigativa. A conclusão do primeiro ano confere o direito a um Diploma de Especialização em Supervisão Pedagógica na Educação em Ciências. A aprovação na totalidade do Mestrado confere o grau de Mestre em Ciências da Educação, na Área de Especialização em Supervisão Pedagógica na Educação em Ciências.
Coordenadora: Doutora Laurinda Sousa Ferreira Leite
Regime/Horário: edição a distância (sessões síncronas em horário pós-laboral)


O Ciclo de Estudos Conducente ao Grau de Mestre em Ciências da Educação – Área de Especialização em Supervisão Pedagógica na Educação em Línguas é um Mestrado destinado à formação contínua de Educadores de Infância e de professores, na área das Línguas. O Mestrado visa: promover a aquisição e o desenvolvimento de saberes na área da supervisão, com especial incidência no contexto da educação em línguas; promover o desenvolvimento de competências de autoformação do professor, com base em investigação na educação em línguas; promover a preparação de formadores de professores para os ensinos Básico e Secundário; fomentar a investigação e a inovação no domínio da supervisão na educação em línguas. Articulando áreas de formação transversais e específicas, o Mestrado desenvolve progressivamente competências nas dimensões supervisiva, didática e investigativa. A conclusão do primeiro ano confere o direito a um Diploma de Especialização em Supervisão Pedagógica na Educação em Línguas. A aprovação na totalidade do Mestrado confere o grau de Mestre em Ciências Educação na Área de Especialização em Supervisão Pedagógica na Educação em Línguas.
Coordenadora: Doutora Isabel Flávia Gonçalves Fernandes Ferreira Vieira
Regime/Horário: edição a distância (sessões síncronas em horário pós-laboral)


O Ciclo de Estudos Conducente ao Grau de Mestre em Ciências da Educação – Área de Especialização em Supervisão Pedagógica na Educação Matemática é um Mestrado destinado à formação contínua de Educadores de Infância e de professores, na área da Matemática. O Mestrado visa: promover a aquisição e o desenvolvimento de saberes na área da supervisão, com especial incidência no contexto da educação matemática; promover o desenvolvimento de competências de autoformação do professor, com base em investigação na educação matemática; promover a preparação de formadores de professores para os ensinos Básico e Secundário; fomentar a investigação e a inovação no domínio da supervisão na educação matemática. Articulando áreas de formação transversais e específicas, o Mestrado desenvolve progressivamente competências nas dimensões supervisiva, didática e investigativa. A conclusão do primeiro ano confere o direito a um Diploma de Especialização em Supervisão Pedagógica na Educação Matemática. A aprovação na totalidade do Mestrado confere o grau de Mestre em Ciências da Educação, na Área de Especialização em Supervisão Pedagógica na Educação Matemática.
Coordenador: Doutor José António Silva Fernandes
Regime/Horário: edição a distância (sessões síncronas em horário pós-laboral)



O Ciclo de Estudos Conducente ao Grau de Mestre em Ciências da Educação - Área de Especialização em Tecnologia Educativa pretende formar especialistas na área das Tecnologias de Informação e Comunicação aplicadas à Educação/Formação. O Mestrado visa: promover a aquisição, o desenvolvimento e o aprofundamento de saberes e competências na área de Tecnologia Educativa; promover a preparação de professores, formadores e outros profissionais em Educação com conhecimentos especializados em Tecnologia Educativa; formar especialistas e quadros técnicos para as estruturas e espaços profissionais nos domínios da conceção, produção, desenvolvimento e avaliação das tecnologias educativas; promover a competência de autoformação, com base na investigação na educação em Tecnologia Educativa; fomentar o desenvolvimento de capacidades para a investigação e inovação no domínio da Tecnologia Educativa. A conclusão do primeiro ano confere o direito a um Diploma de Especialização em Tecnologia Educativa. A aprovação na totalidade do Mestrado confere o grau de Mestre em Ciências da Educação, na Área de Especialização em Tecnologia Educativa.
Coordenador: Doutor Bento Duarte da Silva
Regime/Horário: b-learning / misto / sexta (tarde)

Este Mestrado releva para efeitos de progressão na carreira, nos termos do artº 54 do Decreto-Lei nº 75/2010, de 23 de Junho (Estatuto da Carreira Docente dos Educadores de Infância e dos Professores dos Ensinos Básico e Secundário).

* A obtenção do diploma de especialização confere qualificação para o exercício de funções educativas especializadas, nos termos do artº 56 do Decreto-Lei nº 15/2007, de 19 de janeiro.

** A obtenção do diploma de especialização ou do grau de mestre permite o exercício de funções de avaliador externo no âmbito do processo de avaliação do desempenho docente (cf. nº 2 do artº 2 do despacho normativo nº 24/2012, de 26 de outubro).

Poderá ser requerida a frequência do Mestrado em regime de tempo parcial, sendo que, neste caso, o valor das propinas corresponde a um montante parcial das mesmas.

Acesso a estudos superiores


Este curso de Mestrado proporciona formação de base para a realização de um curso de 3º Ciclo (Doutoramento) na mesma área científica, ou em outras áreas

Acesso


0

Vagas

0

Mínimo

Formas de acesso


O acesso a este ciclo de estudos processa-se mediante apresentação de candidatura em:
http://candidaturas.alunos.uminho.pt/home.aspx

 
Esta informação não dispensa a consulta do Regulamento Académico da Universidade do Minho, publicado no Despacho n.º 10593/2014, Diário da República, 2.ª série — N.º 156 — 14 de agosto de 2014.

Critérios de Ingresso


Podem candidatar-se a uma dada área de especialização do Mestrado em Ciências da Educação os detentores dos seguintes pré-requisitos:

Área de Especialização em Administração Educacional
a) Titulares de Licenciatura em Educação/Ciências da Educação ou áreas afins, Educadores de Infância, Professores profissionalizados do ensino básico ou secundário, Inspetores da Educação, e Docentes do ensino superior;
b) Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido pelo conselho científico do Instituto de Educação como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos.
Número de vagas: 20
Número mínimo de inscrições: 12

Área de Especialização em Avaliação
a) Titulares de Licenciatura, ou equivalente, em Educação/Ciências da Educação, ou áreas afins, profissionais que trabalhem no âmbito de organizações educativas ou com valências educativas ou de formação; Educadores de Infância ou Professores profissionalizados do ensino básico ou secundário;
b) Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido pelo conselho científico do Instituto de Educação como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos.
Número de vagas: 20
Número mínimo de inscrições: 12

Área de Especialização em Educação de Adultos
a) Titulares de Licenciatura em Educação ou em Ciências da Educação; titulares da Licenciatura em Educação de Infância ou em Ensino; titulares de outras licenciaturas, desde que possuam no seu currículo o equivalente a 5 ECTS numa área científica de Educação;
b) Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido pelo conselho científico do Instituto de Educação como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos.
Número de vagas: 20
Número mínimo de inscrições: 12

Área de Especialização em Desenvolvimento Curricular e Inovação Educativa
a) Titulares de Licenciatura em Ensino, ou habilitação equivalente, com habilitações profissionais para a docência na educação de infância, no ensino básico e no ensino secundário; mestrado em Ensino, com habilitações profissionais para a docência na educação de infância, ensino básico e ensino secundário; licenciatura, ou habilitação equivalente, em Educação, Ciências da Educação ou áreas afins;
b) Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido pelo conselho científico do Instituto de Educação como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos.
Número de vagas: 25
Número mínimo de inscrições: 12 
 
Área de Especialização em Educação para a Saúde
a) Titulares de Licenciatura, ou equivalente, em Enfermagem, Ciências da Enfermagem, ou outras áreas de saúde, Educação/Ciências da Educação, Educação de Infância, Ensino ou áreas afins;
b) Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido pelo conselho científico do Instituto de Educação como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos.
Número de vagas: 20
Número mínimo de inscrições: 12 
 
Área de Especialização em Supervisão Pedagógica na Educação em Línguas
a) Titulares de Mestrado em Ensino, Licenciatura em Ensino, ou habilitação equivalente, com habilitação profissional para a docência nos seguintes grupos de recrutamento: 200 (Português e Estudos Sociais/História), 210 (Português e Francês), 220 (Português e Inglês) do 2º ciclo do Ensino Básico; 300 (Português), 310 (Latim e Grego), 320 (Francês), 330 (Inglês), 340 (Alemão) e 350 (Espanhol), do 3º ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário;
b) Titulares de mestrado, licenciatura, ou habilitação legalmente equivalente, que confira habilitação profissional para a docência na Educação pré-escolar e/ou no 1º Ciclo do Ensino Básico (grupos de recrutamento: 100 e 110);
c) Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido pelo conselho científico do Instituto de Educação como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos.
Número de vagas: 25
Número mínimo de inscrições: 12

Área de Especialização em Supervisão Pedagógica na Educação em Ciências
a) Titulares de Mestrado em Ensino, Licenciatura em Ensino, ou habilitação equivalente, com habilitação profissional para a docência nos seguintes grupos de recrutamento: 230 (Matemática e Ciências da Natureza), do 2.º ciclo do Ensino Básico; 510 (Física e Química) e 520 (Biologia e Geologia), do 3.º ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário;
b) Titulares de mestrado, licenciatura, ou habilitação legalmente equivalente, que confira habilitação profissional para a docência na Educação pré-escolar e/ou no 1º Ciclo do Ensino Básico (grupos de recrutamento: 100 e 110);
c) Titulares de um grau académico superior estrangeiro, reconhecido pelo conselho científico do Instituto de Educação, como adequado para a docência nos grupos mencionados em a) e b);
d) Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido pelo conselho científico do Instituto de Educação como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos.
Número de vagas: 25
Número mínimo de inscrições: 12

Área de Especialização em Supervisão Pedagógica na Educação Matemática
a) Titulares de Mestrado em Ensino, Licenciatura em Ensino, ou habilitação equivalente, com habilitação profissional para a docência nos seguintes grupos de recrutamento: 230 (Matemática e Ciências da Natureza), do 2.º ciclo do Ensino Básico; 500 (Matemática), do 3.º ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário;
b) Titulares de mestrado, licenciatura, ou habilitação legalmente equivalente, que confira habilitação profissional para a docência na Educação pré-escolar e/ou no 1º Ciclo do Ensino Básico (grupos de recrutamento: 100 e 110);
c) Titulares de um grau académico superior estrangeiro, reconhecido pelo conselho científico do Instituto de Educação, como adequado para a docência nos grupos mencionados em a) e b);
d) Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido pelo conselho científico do Instituto de Educação como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos.
Número de vagas: 25
Número mínimo de inscrições: 12 
 
Área de Especialização em Tecnologia Educativa
a) Titulares de Licenciatura, ou equivalente, em Ensino, que confira habilitação profissional para a docência na educação de infância, no ensino básico e no ensino secundário; titulares de Mestrado em Ensino (D.L. nº 43/2007); titulares de licenciatura, ou habilitação equivalente, em Educação/Ciências da Educação ou áreas afins;
b) Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido pelo conselho científico do Instituto de Educação como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos.
Número de vagas: 25
Número mínimo de inscrições: 12

Prazos de candidatura


1ª Fase
De 06 a 26 de junho de 2016

2ª Fase (vagas sobrantes)
De 26 de agosto a 05 de setembro de 2016

3ª Fase
De 26 a 30 de setembro de 2016

Prazos de inscrição


1ª Fase
De 21 a 28 de julho de 2016

2ª Fase
De 22 a 30 de setembro de 2016

3ª Fase
De 12 a 14 de outubro de 2016

Informação Adicional


Plano de Estudos


Avaliação/Acreditação


Estado de acreditação pela A3ES:
Acreditado
Data de publicação da decisão:
29-09-2016
Número de Registo:
R/A-Ef 2454/2011/AL02
Data de Registo:
11-08-2017
Validade:
28-09-2022

  • Universidade do
    Minho
  • Largo do Paço
    4704-553 Braga
  • T.:253 601 100, 253 601 109
    E.: gcii@reitoria.uminho.pt
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