Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Portal UMinho




Portal UMinho > PT > Ensino > Oferta educativa

Relações Internacionais (Mestrado) 2018/2019

Voltar


Geral


Grau Académico:
  • Mestre
ECTS:
120
Duração:
4 semestres letivos
Regime:
Misto
Local:
Campus de Gualtar, Braga
Área científica predominante:
  • Ciência Política e Relações Internacionais

Contactos


    Escola de Economia e Gestão
    Campus de Gualtar
    4710 - 057 Braga

    Tel: 00 351 253604510 Fax: 00 351 253601380
    E-Mail: pedagogico@eeg.uminho.pt
    URL: http://www.eeg.uminho.pt

Descrição


O Mestrado em Relações Internacionais, visa dar formação avançada sobre as principais tendências e dinâmicas das Relações Internacionais contemporâneas; aprofundar o conhecimento em domínios específicos tais como a Diplomacia, as Organizações Internacionais e os Estudos de Área, dando-se especial ênfase aos Estudos da União Europeia. Este Curso visa ainda desenvolver competências intelectuais e práticas no domínio especializado das RI, assim como competências transversais, com destaque para a capacidade de análise e argumentação, comunicação, resolução de problemas e de trabalho em equipa. Os objetivos mais específicos do Mestrado passam por proporcionar aquisição de conhecimentos sobre as principais teorias, conceitos, desenvolvimentos e tendências no campo das RI hodiernas; familiarizar os alunos com os argumentos académicos sobre as principais questões da atualidade internacional e europeia; e propiciar o aprofundamento da capacidade para o estudo e investigação autónomos. Procurando-se responder às necessidades de formação avançada em RI adequada às exigências de um Espaço Europeu do Ensino Superior, o plano de estudos do Mestrado, adequado a Bolonha, compreende, na sua parte curricular (semestres 1 e 2), seis UC obrigatórias e quatro opcionais. Ao passo que as UC obrigatórias visam proporcionar aos estudantes uma visão global das diferentes subáreas das RI, o leque de UC optativas pretende dar resposta a necessidades e interesses específicos. No âmbito de cada uma das UC são definidos com clareza os objetivos a alcançar em termos de competências de ordem científica, mas também de desenvolvimento pessoal e interpessoal, fundamentais à afirmação da sua presença num mercado de trabalho altamente competitivo. O segundo ano (semestres 3 e 4) destina-se à elaboração de uma dissertação original, ou à realização de um estágio profissional e elaboração do respetivo relatório, podendo os alunos contar com uma aturada orientação científica da parte de docentes doutorados em universidade prestigiadas europeias e norte-americanas e associados ao Centro de Investigação em Ciência Política, distinguido pela FCT com a classificação de Excelente.

Resultados de aprendizagem


O curso de Mestrado em RI baseia-se na aquisição e desenvolvimento de competências, afastando-se da mera transmissão dos conhecimentos lecionados, tal como preconiza o Processo de Bolonha. Espera-se que o Mestre em Relações Internacionais demonstre após a obtenção do grau, todo um conjunto de capacidades gerais, de conhecimento e de compreensão, bem como intelectuais.
1. No domínio das capacidades gerais, espera-se a demostração da capacidade de investigação, análise e reflexão crítica com base em conhecimento científico.
2. No domínio do conhecimento e compreensão, espera-se o conhecimento e compreensão avançados das teorias, conceitos e debates em curso na área das Relações Internacionais; dos métodos de investigação utilizados nas Relações Internacionais; e de pesquisa das fontes, em diferentes suportes (impressos, orais, electrónicos).
3. No domínio das capacidades intelectuais, espera-se o desenvolvimento de investigação independente, de pensamento autónomo, de comparação e avaliação dos conceitos e paradigmas, de pensar criticamente acontecimentos, ideias, instituições e práticas políticas aplicando conceitos, teorias e métodos utilizados no estudo das RI; formulação e defesa de posições, de forma coerente e concisa, com base na literatura científica e na evidência empírica;
4. No domínio das capacidades transversais, espera-se a demonstração da capacidade de iniciativa e de inovação, de trabalhar com autonomia e em equipa, da capacidade de organização, planeamento e gestão do tempo de acordo com os calendários definidos.

Acesso a estudos superiores


Este curso confere a capacidade técnico-científica para acesso a cursos do 3.º Ciclo (Doutoramento).

Saídas profissionais


Os objetivos do Mestrado em Relações Internacionais visam a formação especializada para o exercício de várias funções, incluindo altas funções em organizações internacionais, departamentos e gabinetes de relações internacionais de ministérios, câmaras municipais e outros organismos públicos e também organizações não-governamentais, empresas privadas, bancos e outras instituições financeiras. O Mestrado também qualifica alunos para participação, ao nível mais avançado, nas atividades de investigação. Participação das iniciativas como EEG Research Day e EEG Business Day, bem como Colóquios das Relações Internacionais, constituem uma prioridade.

Acesso


35

Vagas

15

Mínimo

Formas de acesso


O acesso a este ciclo de estudos processa-se mediante apresentação de candidatura em: 
https://alunos.uminho.pt/PT/candidatos/Mestrados/Paginas/default.aspx

Esta informação não dispensa a consulta do Regulamento Académico da Universidade do Minho (https://alunos.uminho.pt/PT/estudantes/Regulamentos/1_Despacho_RT-43_2017.pdf).

Pré-requisitos formais


Podem candidatar-se a este curso de Mestrado
a) Os titulares do grau de licenciatura ou de estudos de pós-graduação, ou equivalente legal, em Relações Internacionais, Ciência Política, Estudos Europeus, Administração Pública, Antropologia Política, Direito, Ciências Militares, Ciências Policiais, Comunicação Social, Economia, História, Negócios Internacionais, Sociologia Política e afins.
b) Os titulares de um grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de 1º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este processo.
c) Os titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objectivos do grau de licenciado.
d) Os detentores de um currículo escolar, científico ou profissional como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos.

Pré-requisitos recomendados


Não aplicável.

Prazos de candidatura


Informações sobre Prazos de Candidatura podem ser consultadas em:
https://www.eeg.uminho.pt/pt/estudar/mestrados/Paginas/como-concorrer.aspx

Prazos de inscrição


Informações sobre Prazos de Inscrições podem ser consultadas em:
https://www.eeg.uminho.pt/pt/estudar/mestrados/Paginas/como-concorrer.aspx

Informação Adiccional


Plano de Estudos


Avaliação/Acreditação


Estado de acreditação pela A3ES:
Acreditado
Data de publicação da decisão:
23-04-2015
Número de Registo:
R/A-Ef 2547/2011
Data de Registo:
18-03-2011
Validade:
22-04-2021