Descrição
O Mestrado em Relações Internacionais, visa dar formação avançada sobre as principais tendências e dinâmicas das Relações Internacionais contemporâneas; aprofundar o conhecimento em domínios específicos tais como a Diplomacia, as Organizações Internacionais e os Estudos de Área, dando-se especial ênfase aos Estudos da União Europeia. Este Curso visa ainda desenvolver competências intelectuais e práticas no domínio especializado das RI, assim como competências transversais, com destaque para a capacidade de análise e argumentação, comunicação, resolução de problemas e de trabalho em equipa. Os objetivos mais específicos do Mestrado passam por proporcionar aquisição de conhecimentos sobre as principais teorias, conceitos, desenvolvimentos e tendências no campo das RI hodiernas; familiarizar os alunos com os argumentos académicos sobre as principais questões da atualidade internacional e europeia; e propiciar o aprofundamento da capacidade para o estudo e investigação autónomos. Procurando-se responder às necessidades de formação avançada em RI adequada às exigências de um Espaço Europeu do Ensino Superior, o plano de estudos do Mestrado, adequado a Bolonha, compreende, na sua parte curricular (semestres 1 e 2), seis UC obrigatórias e quatro opcionais. Ao passo que as UC obrigatórias visam proporcionar aos estudantes uma visão global das diferentes subáreas das RI, o leque de UC optativas pretende dar resposta a necessidades e interesses específicos. No âmbito de cada uma das UC são definidos com clareza os objetivos a alcançar em termos de competências de ordem científica, mas também de desenvolvimento pessoal e interpessoal, fundamentais à afirmação da sua presença num mercado de trabalho altamente competitivo. O segundo ano (semestres 3 e 4) destina-se à elaboração de uma dissertação original, ou à realização de um estágio profissional e elaboração do respetivo relatório, podendo os alunos contar com uma aturada orientação científica da parte de docentes doutorados em universidade prestigiadas europeias e norte-americanas e associados ao Centro de Investigação em Ciência Política, distinguido pela FCT com a classificação de Excelente.
Resultados de aprendizagem
O curso de Mestrado em RI baseia-se na aquisição e desenvolvimento de competências, afastando-se da mera transmissão dos conhecimentos lecionados, tal como preconiza o Processo de Bolonha. Espera-se que o Mestre em Relações Internacionais demonstre após a obtenção do grau, todo um conjunto de capacidades gerais, de conhecimento e de compreensão, bem como intelectuais.
1. No domínio das capacidades gerais, espera-se a demostração da capacidade de investigação, análise e reflexão crítica com base em conhecimento científico.
2. No domínio do conhecimento e compreensão, espera-se o conhecimento e compreensão avançados das teorias, conceitos e debates em curso na área das Relações Internacionais; dos métodos de investigação utilizados nas Relações Internacionais; e de pesquisa das fontes, em diferentes suportes (impressos, orais, electrónicos).
3. No domínio das capacidades intelectuais, espera-se o desenvolvimento de investigação independente, de pensamento autónomo, de comparação e avaliação dos conceitos e paradigmas, de pensar criticamente acontecimentos, ideias, instituições e práticas políticas aplicando conceitos, teorias e métodos utilizados no estudo das RI; formulação e defesa de posições, de forma coerente e concisa, com base na literatura científica e na evidência empírica;
4. No domínio das capacidades transversais, espera-se a demonstração da capacidade de iniciativa e de inovação, de trabalhar com autonomia e em equipa, da capacidade de organização, planeamento e gestão do tempo de acordo com os calendários definidos.
Acesso a estudos superiores
Este curso confere a capacidade técnico-científica para acesso a cursos do 3.º Ciclo (Doutoramento).
Saídas profissionais
Os objetivos do Mestrado em Relações Internacionais visam a formação especializada para o exercício de várias funções, incluindo altas funções em organizações internacionais, departamentos e gabinetes de relações internacionais de ministérios, câmaras municipais e outros organismos públicos e também organizações não-governamentais, empresas privadas, bancos e outras instituições financeiras. O Mestrado também qualifica alunos para participação, ao nível mais avançado, nas atividades de investigação. Participação das iniciativas como EEG Research Day e EEG Business Day, bem como Colóquios das Relações Internacionais, constituem uma prioridade.