Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Portal UMinho




Portal UMinho > PT > Ensino > Oferta educativa

Ciências da Comunicação (Licenciatura) 2018/2019

Voltar


Geral


Grau Académico:
  • Licenciado (pós-Bolonha)
ECTS:
180
Duração:
6 semestres letivos
Regime:
Diurno
Local:
Campus de Gualtar, Braga
Área científica predominante:
  • Ciências da Comunicação

Contactos


    Instituto de Ciências Sociais
    Campus de Gualtar
    4710 - 057 Braga

    Tel: 253604216/ 253604280 Fax: 253604697
    E-Mail: pedagogico@ics.uminho.pt; sec@ics.uminho.pt
    URL: http://www.ics.uminho.pt

Descrição


A Licenciatura em Ciências da Comunicação oferece uma abordagem à Comunicação no quadro mais geral das Ciências Sociais e Humanas e visa constituir-se como uma introdução aos saberes e práticas do exercício das várias profissões específicas da Comunicação. Fornece instrumentos teóricos, técnicos e metodológicos para compreender e questionar as dinâmicas sociais, económicas, políticas, profissionais, deontológicas e éticas da Comunicação atual, para uma intervenção empreendedora, eficaz e responsável nessas realidades.
Esta dupla abertura à compreensão crítica das sociedades e culturas atuais, ao papel da comunicação nestes contextos e às práticas profissionais, instaura um diálogo permanente, de relação dinâmica, entre reflexão e ação.
Assim, são fornecidas introduções aos saberes e práticas específicas em três áreas de Comunicação - Informação e Jornalismo; Publicidade e Relações Públicas; Audiovisual e Multimédia - para um percurso profissionalizante ou de investigação científica, que poderá ser complementado nos ciclos seguintes em Ciências da Comunicação.
Nos primeiros três semestres da Licenciatura, todos os estudantes têm contacto com as áreas da Comunicação disponíveis, tanto de âmbito teórico como prático, promovendo a transversalidade destes conteúdos em correspondência com a transversalidade das profissões/áreas no mercado e, assim, uma melhor preparação para o mercado de trabalho profissional. Deste modo, possibilita-se ao estudante uma primeira abordagem às três áreas da Comunicação por forma a melhor fundamentar a preferência e motivações pessoais por uma delas, numa opção a tomar no início do quarto semestre.
Escolhido um dos percursos de formação no âmbito da Comunicação, e até ao final da Licenciatura, serão lecionadas Unidades Curriculares específicas de Atelier e de Projeto, orientadas a uma lógica de especialização para maior aprofundamento da aprendizagem em áreas mais restritas, correspondendo à crescente exigência colocada pelo exercício das profissões a elas associadas.

Resultados de aprendizagem


1. Promover a compreensão crítica do posicionamento estratégico das Ciências da Comunicação, em particular, e das Ciências Sociais e Humanas, em geral, no quadro das sociedades e culturas contemporâneas;
2. Fornecer instrumentos teóricos e metodológicos para compreender e questionar as dinâmicas sociais, económicas, políticas, profissionais, deontológicas e éticas da Comunicação atual, para uma intervenção empreendedora, eficaz e responsável nessas realidades;
3. Desenvolver a capacidade de compreensão e concetualização dos saberes e práticas das várias áreas específicas da Comunicação, por forma a permitir o ulterior acesso à atividade de investigação ou de refinamento de competências profissionais;
4. Fornecer conhecimentos, aptidões e competências teórico-práticas atendendo às especificidades dos três percursos de formação no âmbito da Comunicação: Informação e Jornalismo; Publicidade e Relações Públicas; Audiovisual e Multimédia;
5. Desenvolver competências académicas que visam estimular a leitura e reflexão crítica, bem como a análise de fenómenos comunicativos;
6. Conferir acrescidas competências de cariz mais tecnológico nos diversos percursos de formação, para análise, produção e criação dos média comunicacionais, tendo por fim a recriação de situações aproximadas ao universo profissional;
7. Potencializar capacidades de decisão e de aplicação real dos conteúdos apreendidos na licenciatura em contexto de projetos socioprofissionais concretos.

Acesso a estudos superiores


Este curso confere a capacidade técnico-científica para acesso a cursos dos ciclos seguintes (Mestrado, Doutoramento).

Saídas profissionais


A estruturação em três percursos de formação no âmbito da Comunicação configura um potencial alargado de empregabilidade. Em consonância com um dos percursos escolhido, constituem áreas de abrangência profissional:
- Informação e Jornalismo: Jornalista (Imprensa, Rádio, Televisão, Online); Produtor de Conteúdos Informativos
- Publicidade: Diretor Criativo; Planificador de Meios; Contacto (Account/Gestor de Clientes); Redator
- Relações Públicas: Diretor de Comunicação; Técnico de Protocolo; Técnico de Relações Públicas; Assessor de Imprensa; Gestor de Imagem; Produtor de Eventos
- Audiovisual: Realizador; Assistente de Realização; Produtor; Guionista; Anotador; Criador de conteúdos
- Multimédia: Animador 2D/3D; Designer de Interação; Gestor de Produtos Multimédia; Guionista de Multimédia; Designer de Jogos.

Acesso


65

Vagas

0

Mínimo

Formas de acesso


O acesso a este ciclo de estudos pode ser efetuado através de uma das seguintes formas:
- Concurso Nacional de acesso e ingresso ao Ensino Superior Público;
- Regimes Especiais de acesso ao Ensino Superior Público;
- Concursos Locais de acesso ao Ensino Superior Público;
- Concursos Especiais de acesso ao Ensino Superior Público;
- Regimes de Reingresso, Mudança de Curso e Transferência.

Pré-requisitos formais


Provas de ingresso

09 Geografia
ou
17 Matemática Aplicada às Ciências Sociais
ou
18 Português

Esta informação deve ser verificada em
http://www.dges.gov.pt/guias/detcursopi.asp?codc=9023&code=1000

Informação Adicional


Plano de Estudos


Regime Unidade Curricular Área Cient. ECTS
Ano 1 60
S1 Comunicação, Imagem e Novos Media CCom 5
S1 Corpo e Performance CCom 5
S1 Design, Estética e Visualidade CCom 5
S1 História da Comunicação CCom 5
S1 Teorias da Comunicação CCom 5
S1 Opção I 5
Antropologia CS 5
Francês A2 LC 5
Inglês B2 LC 5
Sociologia CS 5
S2 Atelier de Audiovisual I CCom 5
S2 Atelier de Comunicação Estratégica I CCom 5
S2 Atelier de Jornalismo I CCom 5
S2 Comunicação, Som e Vídeo CCom 5
S2 Corpo e Escrita CCom 5
S2 Métodos de Investigação em Comunicação CCom 5
Ano 2 60
S1 Atelier de Audiovisual II CCom 5
S1 Atelier de Comunicação Estratégica II CCom 5
S1 Atelier de Jornalismo II CCom 5
S1 Psicologia Social CCom 5
S1 Semiótica CCom 5
S1 Sociologia da Comunicação CCom 5
S2 Comunicação Internacional CCom 5
S2 Design de Comunicação e de Publicação CCom 5
S2 Estudos do Discurso CCom 5
S2 Media e Culturas Contemporâneas CCom 5
S2 Atelier Especializado I 5
Escrita Jornalística CCom 5
Estratégia e Criatividade em Publicidade I CCom 5
Linguagens e Narrativas Audiovisuais I CCom 5
S2 Atelier Especializado II 5
Estratégia e Criatividade em Relações Públicas I CCom 5
Jornalismo e Som CCom 5
Linguagens e Narrativas Multimédia I CCom 5
Ano 3 60
S1 Economia Política da Comunicação CCom 5
S1 Públicos e Práticas Mediáticas CCom 5
S1 Atelier Especializado III 5
Estratégia e Criatividade em Publicidade II CCom 5
Jornalismo e Vídeo CCom 5
Linguagens e Narrativas Audiovisuais II CCom 5
S1 Atelier Especializado IV 5
Estratégia e Criatividade em Relações Públicas II CCom 5
Jornalismo Multimédia CCom 5
Linguagens e Narrativas Multimédia II CCom 5
S1 Opção II 5
Comunicação, Ciência e Ambiente CCom 5
Francês A2 LC 5
Francês B1 LC 5
Geografia Sociopolítica CS 5
Geopolítica e Estratégia CPRI 5
Guionismo CCom 5
Inglês B2 LC 5
S1 Opção UMinho 5
Análise Exploratória de Dados com RStudio M 6
Computação com R M 6
Desenvolvimento Humano e Envelhecimento Psi 6
Diversidade na Psicologia Psi 6
Educação, Cidadania e Direitos Humanos CSEd 6
Elites e Poder CPRI 6
Fundamentos de Astronomia e Cosmologia Fis 6
Gestão de Inventários G 6
Inglês Académico LLC 6
Introdução aos Estudos Históricos H 6
Leitura e Escrita para a Produção de Conhecimento Académico LEP 6
Língua Estrangeira Nível 1 - Espanhol LLC 6
Matemática das Coisas M 6
Ótica Aplicada para Fotografia Digital Fis 6
Substâncias que Mudaram o Mundo - Uma História da Humanidade QUI 6
Sustentabilidade Ambiental, Social e Económica E 6
S2 Comunicação, Mercados e Tendências CCom 5
S2 Ética e Deontologia da Comunicação CCom 5
S2 Literacia para os Media e Cidadania CCom 5
S2 Opção III 5
Comunicação e Arte CCom 5
Comunicação e Política CCom 5
Geopolítica e Estratégia CPRI 5
Guionismo CCom 5
Introdução ao Marketing G 5
S2 Projeto e Portefólio 10
Projeto e Portefólio em Audiovisual e Multimédia CCom 10
Projeto e Portefólio em Jornalismo CCom 10
Projeto e Portefólio em Publicidade e Relações Públicas CCom 10

Avaliação/Acreditação


Estado de acreditação pela A3ES:
Acreditado
Data de publicação da decisão:
10-11-2014
Relatório submetido para A3ES:
Número de Registo:
R/A-Ef 2418/2011/AL01
Data de Registo:
01-07-2015
Validade:
09-11-2020