Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Portal UMinho




Portal UMinho > PT > Ensino > Oferta Educativa

Sociologia (Mestrado) 2018/2019

Voltar


Geral


Grau Académico:
  • Mestre
ECTS:
120
Duração:
4 semestres letivos
Regime:
Pós-laboral
Local:
Campus de Gualtar, Braga (UM)
Área científica predominante:
  • Sociologia

Contactos


    Instituto de Ciências Sociais
    Campus de Gualtar
    4710 - 057 Braga

    Tel: 253604216/ 253604280 Fax: 253604697
    E-Mail: pedagogico@ics.uminho.pt; sec@ics.uminho.pt
    URL: http://www.ics.uminho.pt

Descrição


O 2º Ciclo de Estudos em Sociologia fornece uma formação sólida e atualizada, em fundamentos teóricos da sociologia e em práticas de investigação sociológica. Garante a aquisição de competências de reflexão crítica, metodológicas, técnicas e de intervenção, no contexto das sociedades contemporâneas, às escalas global e locais. Assegura o desenvolvimento destas competências em três áreas de especialização: Cultura, Lazer e Turismo, Políticas Sociais, e Organizações e Trabalho.
No 1º semestre, o Curso proporciona ao estudante uma formação abrangente, em Temas de Sociologia Contemporânea e em Práticas de Investigação Social, ao mesmo tempo que procura dotá-lo de uma formação transversal, focada nos processos e nas mudanças, na Cultura e Património, no Desenvolvimento e Políticas Sociais, e nas Organizações e Trabalho. A partir do 2º semestre, o currículo oferece um percurso de formação diferenciado, numa das três áreas de especialização. Consoante a área escolhida, fornece conhecimentos específicos em Lazer e Turismo, em População e Sociedade, ou, ainda, em Desenvolvimento e Formação de Recursos Humanos. O Seminário de Investigação e Intervenção e o Seminário de Projeto assumem uma lógica profissionalizante, visando proporcionar ao estudante diversidade de competências, de investigação, participação, e intervenção, reforçadas, em aulas abertas e conferências, com investigadores sociais convidados.
No 3º e 4º semestres, em Seminário de Acompanhamento, com a orientação de um docente/tutor, o estudante, em alternativa à Dissertação de Mestrado, pode optar por realizar um Trabalho de Projeto ou um Relatório de Estágio. Cada modalidade corresponde a um perfil diferenciado: a “dissertação” compreende o modelo normal adotado nos trabalhos de investigação científica em sociologia; o “estágio” e o “trabalho de projeto” implicam um compromisso do estudante com a identificação e diagnóstico de um problema concreto, a que se associa a execução de um projeto de intervenção num contexto organizacional concreto.
São utilizadas, nas aulas, metodologias de ensino-aprendizagem que articulam sessões teóricas- expositivas e sessões práticas de apresentação e discussão participada dos estudantes, individualmente e em grupo. Para além das aulas presenciais, os estudantes são acompanhados, em regime de tutoria, no seu trabalho de investigação/estágio/trabalho de projeto, em articulação com as áreas de investigação desenvolvidas pelos docentes do Departamento de Sociologia. Os estudantes usufruem dos equipamentos informáticos afetos ao Departamento de Sociologia e de recursos bibliográficos, em regime de consulta e de empréstimo nas Bibliotecas da Universidade do Minho. O 2º Ciclo de Estudos em Sociologia, em colaboração com os Serviços de Documentação da Universidade do Minho, faculta gratuitamente ações de formação em fontes e pesquisa de informação online, para o desenvolvimento da autoaprendizagem dos alunos.

Resultados de aprendizagem


1. Adquirir conhecimentos atualizados sobre as problemáticas e os debates sociológicos fundamentais sobre as sociedades contemporâneas.
2. Saber aplicar a competência de compreensão sociológica em situações e contextos relacionados com áreas especializadas de estudo.
3. Projetar uma investigação em ciências sociais.
4. Aplicar os conhecimentos teóricos, metodológicos e técnicos obtidos, em contexto de investigação e de intervenção.
5. Desenvolver a capacidade para comunicar os resultados, os conhecimentos e os raciocínios a eles subjacentes, através de relatórios de investigação e de intervenção, a especialistas e não especialistas.
6. Desenvolver a capacidade para integrar de modo reflexivo e crítico as implicações e responsabilidades técnicas, éticas e sociais que resultem dos conhecimentos aplicados e das soluções propostas em contextos sociais de investigação e de intervenção.
7. Desenvolver a capacidade de autoaprendizagem sociológica de um modo autónomo.
8. Desenvolver a capacidade para lidar com questões sociais complexas e desenvolver a tomada de decisões.

Acesso a estudos superiores


Este Curso confere a capacidade técnico-científica para acesso a cursos do terceiro ciclo (Doutoramento).

Saídas profissionais


O perfil do curso potencia empregabilidade nos sectores seguintes: administração pública, empresas e organizações, autarquias, equipamentos culturais, e terceiro sector (associações, cooperativas, Instituições Privadas de Solidariedade Social - IPSS, Organizações não governamentais - ONGs). Os principais campos de atividade, profissional são: a investigação científica, em centros de investigação e gabinetes de estudos e projetos; o ensino e a formação profissional; as políticas sociais, a intervenção social e as práticas de inclusão; a intervenção cultural e os projetos para a cultura, o património e o turismo; os recursos humanos, a responsabilidade social e a mudança organizacional; o desenvolvimento e as políticas de justiça e solidariedade sociais.

Acesso


35

Vagas

12

Mínimo

Formas de acesso


O acesso a este ciclo de estudos processa-se mediante apresentação de candidatura em: 
https://alunos.uminho.pt/PT/candidatos/Mestrados/Paginas/default.aspx

Esta informação não dispensa a consulta do Regulamento do Ciclo de Estudos Conducentes à Obtenção do Grau de Mestre pela Universidade do Minho e outros documentos.

Critérios de Ingresso


- Os titulares do grau de licenciado em Sociologia ou áreas afins;
- Os titulares de um grau académico superior estrangeiro considerado equivalente;
- Os candidatos que, não sendo licenciados, apresentem um curriculum escolar, científico ou profissional que seja reconhecido como relevante pelo Conselho Científico do Instituto de Ciências Sociais.

Pré-requisitos recomendados


Não se aplica.

Prazos de candidatura


Informações sobre Prazos de Candidatura podem ser consultadas em:
https://www.ics.uminho.pt/pt/Estudar/Mestrados/Paginas/Candidaturas.aspx

Prazos de inscrição


Informações sobre Prazos de Inscrições podem ser consultadas em:
https://www.ics.uminho.pt/pt/Estudar/Mestrados/Paginas/Candidaturas.aspx

Informação Adicional


Plano de Estudos


Avaliação/Acreditação


Estado de acreditação pela A3ES:
Acreditado
Data de publicação da decisão:
16-06-2015
Relatório submetido para A3ES:
Número de Registo:
R/A-Ef 2551/2011/AL01
Data de Registo:
02-09-2015
Validade:
15-06-2021

  • Universidade do
    Minho
  • Largo do Paço
    4704-553 Braga
  • T.:253 601 100, 253 601 109
    E.: gcii@reitoria.uminho.pt
© Universidade do Minho - 2024