O Mestrado Integrado em Psicologia da Universidade do Minho visa a aquisição de conhecimentos científicos nas áreas básicas da disciplina, e de conhecimentos aprofundados nas áreas aplicadas, incluindo competências de avaliação, intervenção e investigação.
Os três primeiros anos (ciclo básico) conferem o grau de Licenciado em Ciência Psicológica, centram-se no estudo dos processos psicológicos básicos assim como nas técnicas e métodos usados para os estudar, nas teorias que os explicam e nas aplicações dessas teorias na resolução de problemas humanos. Estes primeiros anos estão organizados em cinco domínios: Processos Psicológicos Básicos, Neurociências dos Processos Psicológicos, Competências de Investigação, Fundamentos Quantitativos da Psicologia e Psicologia, Ciência e Profissão.
Os dois últimos anos (ciclo aplicado), conferindo o grau de Mestre em Psicologia, são de natureza profissionalizante, promovendo competências de avaliação, intervenção e investigação nos domínios em que os psicólogos desenvolvem actividade profissional e científica. O 4º ano caracteriza-se por uma formação transversal e abrangente focada em problemas e questões em vários domínios da Psicologia Aplicada e envolve o desenvolvimento de competências de avaliação e de intervenção de natureza clínica, psicoeducacional, social, comunitária e organizacional. O 5.º ano inclui um estágio curricular e a Dissertação, com vista a uma formação mais diferenciada numa área do exercício profissional da Psicologia: Clínica e Saúde, Escolar e Educação, Justiça e Comunitária, Organizações, e Desporto.
Um corpo docente altamente qualificado e empenhado recorre aos vários laboratórios, viabilizando uma ligação entre o ensino e a investigação de excelência, quer em contextos básicos, quer aplicados (Serviço de Psicologia). Durante a formação, os estudantes podem ainda envolver-se em actividades voluntárias de investigação enquanto colaboradores de investigação, ou ter contato com os contextos práticos. São utilizadas metodologias de ensino e aprendizagem que estimulam o pensamento reflexivo e crítico dos alunos, bem como o trabalho autónomo supervisionado, e a aquisição de competências avançadas nos diferentes domínios da psicologia.