Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Portal UMinho

Detalhe do evento




Portal UMinho > PT > Siga a UMinho > Detalhe do evento

 Detalhe do evento

Voltar

Exposição "Forma e Sentido" no Museu Nogueira da Silva

Fotos
Convite
11/11/2017 - 06/01/2018
Museu Nogueira da Silva, Av. Central, nº 61, Braga
Convite
Exposição "Forma e Sentido", de Ângelo Ribeiro, João Macedo e Moisés Tomé (coletivo Escultura de Raiz), de 11 de novembro de 2017 a 6 de janeiro de 2018, na galeria da universidade do Museu Nogueira da Silva, uma unidade cultural da UMinho no centro de Braga. Entrada livre de terça a sexta-feira, das 10h00-12h00 e 14h00-18h30 e ao sábado das 14h00-18h30. Mostra com peças a refletirem a introspeção reflexiva, tendo como eixos prioritários a arte, o homem e a natureza.

Escultura de Raiz - nota biográfica

Ângelo Ribeiro (1967-), João Macedo (1964-) e Moisés Tomé (1966-), formados pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto em meados da década de 90, constituem o coletivo Escultura de Raiz. Expõem regularmente o seu trabalho, marcado por grande cumplicidade artística numa alternância cíclica de utilização e partilha de espaços e momentos de criação.

Procuram valorizar os "Não Lugares da Arte" como palcos preferenciais de diálogo e interação com o público. No seu currículo constam exposições em fábricas, tribunais, escolas, hotéis e, ainda, a organização de simpósios nacionais e internacionais de escultura, de workshops, de palestras e de debates em torno da arte em contextos contemporâneos.

Acreditam que a presença escultórica concede novos significados, potenciando o pensamento artístico. Esta interação linguística cria eixos de proximidade que conjugam metáforas, novas leituras e novas interpretações, que, conjugados, se assumem como motores de criação de hábitos de consumo artístico em geografias improváveis. A influência recíproca contribui para o reforço do pensamento artístico e, por aí, para o reforço da identidade local.