Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Portal UMinho

Detalhe do evento




Portal UMinho > PT > Comunidades e Redes > Detalhe do evento

Detalhe do evento

Voltar

RoboParty 2018

Fotos
Programa
RoboParty_logo
Poster
RoboParty_banner
RoboParty_preparação
RoboParty_dança
RoboParty_obstáculos
RoboParty_FotoPVeloso
RoboParty_2018
22/03/2018 - 24/03/2018
Pavilhão Desportivo, campus de Azurém, Guimarães
RoboParty_2018
Iniciativa anual do Departamento de Eletrónica Industrial (DEI) da EEUM, da spin-off SAR e da Bot'n Roll, num programa pedagógico de três dias com robôs a competir em provas de dança, corrida e obstáculos.
A Universidade do Minho e a sua spin-off SAR - Soluções de Automação e Robótica promoveram de 22 a 24 de março a RoboParty, com mais de 500 participantes vindos de todo o país, mas também expressamente de Dinamarca e Brasil. O evento pedagógico ensinou a criar robôs móveis autónomos de forma simples e animada.

Esta 12ª edição decorreu no pavilhão desportivo do campus de Azurém, em Guimarães, e tem entrada livre. A sessão de abertura foi na quinta-feira, pelas 10h00, com o presidente do Município de Guimarães, Domingos Bragança, o vice-presidente da Sociedade Portuguesa de Robótica, Nuno Lau, o reitor da UMinho, Rui Vieira de Castro, o presidente da Escola de Engenharia da UMinho, João Monteiro, entre outros.

A maioria dos participantes era da faixa etária dos 15 aos 18 anos, tendo o mais novo 7 e o menos novo 68 anos. As mais de 120 equipas receberam um kit em peças do robô “Bot’n Roll One A”. Seguiu-se a formação básica em eletrónica, programação e mecânica para permitir a construção do protótipo, num ambiente de entreajuda e com apoio permanente de 90 estudantes de Engenharia Eletrónica Industrial e Computadores. Na sexta-feira e sábado houve desafios robóticos, onde os participantes testaram os seus robôs em três provas: obstáculos, perseguição e dança, sendo esta última no sábado, às 14h30, e que pela sua espetacularidade cativou sempre muito público. No final, os participantes levaram os robôs consigo.

Ao longo dos três dias non-stop (os jovens trouxeram saco-cama), houve múltiplas atividades lúdicas e desportivas, como apresentação de gadgets, atuações de DJ e das tunas Afonsina e Tun’Obebes, torneios de xadrez e ténis de mesa, lançamentos de basquetebol e remates de futsal, aulas de jump, demonstrações de krav maga e kickboxing e espaço wireless. As novidades deste ano foram as demonstrações de drones e de robôs móveis e autonómos, bem como as formações acreditadas para os professores em programação de micro-controladores, programação de drones e visão por computador.


"As 11 edições já realizadas juntaram no total mais de 5000 jovens entusiastas com vontade de se divertirem a aprenderem eletrónica, programação e mecânica", afirmou Fernando Ribeiro, coordenador da iniciativa e professor da Escola de Engenharia da UMinho. A RoboParty é considerada o maior evento mundial de robótica educacional, pois não há conhecimento de um evento do género com esta dimensão e impacto.

- Fotos de edições anteriores: www.roboparty.org/fotos.php
- Vídeo de apresentação: www.youtube.com/watch?v=0gdCw-vlY2U
- Email: roboparty@roboparty.org
- Homepage: www.roboparty.org
​​​​​​​​​​​​ ​​Nome do documento
​​​​​​​​   Programa.pdf
​​​​​​​​   Press kit.pdf
​​​​​​​​   Fotos 2018.zip
​​​​​​​​   Press release pós-evento.pdf
​​​​​​​​   Momento da abertura (4m50s).mp4
​​​​​​​​   Performances do Agrup. Esc. Cego do Maio (Póvoa de Varzim).zip
  • Universidade do
    Minho
  • Largo do Paço
    4704-553 Braga
  • T.:253 601 100, 253 601 109
    E.: gcii@reitoria.uminho.pt
© Universidade do Minho - 2024