Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Portal UMinho

Detalhe do evento




Portal UMinho > PT > Comunidades e Redes > Detalhe do evento

Detalhe do evento

Voltar

Acervo da Companhia de Diamantes de Angola fica à guarda do Arquivo Distrital de Braga

Fotos
Foto de Pedro Manuel Magalhães/RUM
Foto de Avelino Lima/Diário do Minho
Foto de Avelino Lima/Diário do Minho
Foto do Correio do Minho
Convite
05/09/2018 - 06/09/2018
Salão nobre da Reitoria, Lg. Paço, Braga
Foto de Pedro Manuel Magalhães/RUM
A Universidade do Minho assinou a 5 de setembro um protocolo com a Sociedade Portuguesa de Empreendimentos (SPE), através do qual esta última instituição cedeu à Universidade, a título gracioso e definitivo, um importante arquivo documental relativo à história da Diamang, a Companhia de Diamantes de Angola, fundada em 1917 e extinta em 11 de novembro de 1975.

A cerimónia de assinatura do protocolo contou com as intervenções de Bernardo Reis, antigo administrador da Diamang e responsável pela classificação e inventariação do volumoso espólio arquivístico da companhia, entre 1997 e 1998, Rui Vilela e Eduardo Lima, da SPE, António Sousa, diretor do ADB, e Rui Vieira de Castro, reitor da UMinho. Está ainda prevista a presença do diretor-geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas, Silvestre Lacerda.

O protocolo consigna a já anterior cedência, em 1998, do arquivo fotográfico da Companhia, composto por cerca de 40.000 negativos e vários álbuns, em depósito na Fototeca do Museu Nogueira da Silva, e de um conjunto de documentos de natureza jurídica, que foi incorporado nos Serviços de Documentação da UMinho. A este espólio soma-se agora um conjunto significativo de documentos de natureza variada que evidencia a atividade da Diamang em todos os seus âmbitos, organizacionais e técnicos, o qual se encontra já em depósito no Arquivo Distrital de Braga (ADB), e um fundo bibliográfico, que virá a ser incorporado na Biblioteca Pública de Braga.

A UMinho passou assim a ser depositária de mais um relevante património arquivístico, que se afigura imprescindível para o estudo da companhia de diamantes, do processo colonial e da própria História portuguesa do século XX. Nos termos do protocolo, a UMinho obriga-se a organizar e conservar os documentos, que passam a estar à sua guarda, com vista a futuras investigações no âmbito da sua atividade académica e científica, em curso.

+Info: www.adb.uminho.pt
  • Universidade do
    Minho
  • Largo do Paço
    4704-553 Braga
  • T.:253 601 100, 253 601 109
    E.: gcii@reitoria.uminho.pt
© Universidade do Minho - 2024