Poderá estar a tentar aceder a este site a partir de um browser protegido no servidor. Active os scripts e carregue novamente a página.
Ativar o modo mais acessível
Desativar o modo mais acessível
Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Desativar Animações
Ativar Animações
Portal UMinho
Iniciar sessão
Seguir
UMinho
Ensino
Investigação
Vida e Bem-Estar
50 Anos UMinho
Detalhe do evento
EN
O seu browser parece não ter o JavaScript ativado. Ative o JavaScript e tente novamente.
O seu browser parece não ter o JavaScript ativado. Ative o JavaScript e tente novamente.
UMinho
Informação Institucional
Missão
Estatutos
Historia
Factos e Números
Planos, relatórios e regulamentos
Símbolos e Hino
Bandeira
Brasão
Hino
Identidade Gráfica
Sinfonia
Órgãos e Unidades
Conselho de Curadores
Conselho geral
Reitor
Equipa Reitoral
Galeria de Reitores
Conselho de gestão
Senado académico
Conselho cultural
Prémio Victor de Sá
Aviso-Edital
Vencedores
Conselho de Presidentes de Unidades Orgânicas
Conselho disciplinar
Conselho de Ética
Provedoria
Provedor do Estudante
Provedor Institucional
Unidades Orgânicas de Ensino e Investigação
Escola de Arquitetura (EA)
Escola de Ciências (EC)
Escola de Direito (ED)
Escola de Economia e Gestão (EEG)
Escola de Engenharia (EEng)
Escola de Medicina (EMed)
Escola de Psicologia (EPsi)
Escola Superior de Enfermagem (ESE)
Instituto de Ciências Sociais (ICS)
Instituto de Educação (IE)
Instituto de Investigação I3Bs (I3Bs)
Instituto de Letras e Ciências Humanas (ILCH)
Unidades de Serviços
Serviços da Reitoria
Gabinete de Assessoria Jurídica (GAJ)
Gabinete de Avaliação e Auditoria Interna (GAAI)
Gabinete de Comunicação e Imagem (GCI)
Gabinete de Processos Académicos (GPA)
Gabinete de Projetos Especiais (GPE)
Núcleo de Acreditação e Catalogação de Cursos
Serviços de Apoio
Secretariado da Provedoria
Secretariado da Reitoria
Secretariado do Conselho Cultural
Secretariado do Conselho de Ética
Secretariado do Conselho de Gestão
Secretariado do Conselho Geral
Secretariado dos Órgãos de Consulta Presididos pelo Reitor
Serviços Especializados
Unidade de Serviços da Gestão dos Campi e Infraestruturas (USGCI)
Unidade de Serviços de Apoio à Internacionalização (USAI)
Unidade de Serviços de Apoio a Projetos de Investigação (USAPI)
Unidade de Serviços de Apoio às Atividades de Educação (USAAE)
Unidade de Serviços de Contratação Pública (USCP)
Unidade de Serviços de Documentação e Bibliotecas (USDB)
Unidade de Serviços de Gestão Académica (USGA)
Unidade de Serviços de Gestão e Acreditação da Qualidade (USGAQ)
Unidade de Serviços de Recursos Humanos (USRH)
Unidade de Serviços dos Sistemas de Informação e Comunicações (USSIC)
Unidade de Serviços Financeiro e Patrimonial (USFP)
Sustentabilidade
Internacionalização
Ensino a Distância
Programas de Mobilidade
Redes de Cooperação Internacional
Redes de Investigação Internacional
Qualidade
Avaliação externa
SIGAQ-UM
CA-SIGAQ
Eventos da Qualidade
EAQ'2019
EAQ'2020
EAQ'2022
Avaliação de Trabalhadores TAG
Comissão Paritária
Conselho Coordenador de Avaliação
Informação sobre biénios
QUAR UMinho
Ética
Código de Conduta Ética
Conselho de Ética
Comissões Especializadas
Proteção de Dados
Definições
Princípios da proteção de dados pessoais
Licitude do tratamento
Tratamento de categorias especiais de dados
Direitos dos titulares
Notificação de violação de dados pessoais ao DPO
Transferências para paises terceiros
Documentos de Apoio
Legislação
Ligações
Política de Privacidade Mobile
COVID-19
Ensino
Oferta Educativa
Cursos Conferentes a Grau
Licenciaturas e mestrados integrados
Mestrados
Doutoramentos
Cursos Não Conferentes a Grau
Ensino a distância
Formação especializada
Estudos avançados
Curso para maiores de 23 anos
Curso de preparação para estudantes internacionais
Outros cursos
Corpo docente
Estudantes UMinho
Serviços de Apoio à Aprendizagem
Serviços de Ação Social
Unidade de Serviços de Apoio à Internacionalização (USAI)
Unidade de Serviços de Apoio às Atividades de Educação (USAAE)
Unidade de Serviços de Documentação e Bibliotecas (USDB)
Unidade de Serviços de Gestão Académica (USGA)
Mentorias UMinho
Objetivos e Funcionamento
Mentores
Mentorandos
Testemunhos
Inscrições Mentorandos
Tutorias por pares
Objetivos
Investigação-ação
História
Tutores
Tutorandos
Funcionamento
Publicações
Testemunhos
Certificado e suplemento
Inscrições
Bolsas e Prémios Escolares
Bolsas de Estudo
Fundo Social de Emergência
Bolsas de Mérito Académico
Bolsas de Excelência
Outras Bolsas e Prémios Escolares
Portais de Apoio ao Estudante
Centro IDEA-UMinho
Bibliotecas Académicas
Colégio Doutoral UMinho
Estudante Internacional
Programas de Mobilidade
Mobilidade IN
Estudantes IN
Pessoal Docente e Não Docente
Mobilidade OUT
Estudantes OUT
Pessoal Docente e Não Docente
Cursos de Licenciaturas e Mestrados Integrados
Cursos de Mestrado e Doutoramento
Reconhecimento de Habilitações Estrangeiras
Vida nos Campi
Os Campi
Empregabilidade
Bolsa de Emprego
ObservatoriUM
Relatórios de Empregabilidade de Cursos da UMinho
Futuros estudantes
Programa de visitas
Programa O Melhor Estudante
Programa Verão no Campus
UPA - UMinho de Portas Abertas
Investigação
Unidades de I&D FCT
Ecossistema de Inovação
Patentes
Spin-Offs
Unidades de Interface
Ciência Aberta
UMinho Editora
Acesso Aberto a Publicações
Formação e Eventos
Gestão e Abertura de Dados
Infraestruturas e Serviços
Políticas de Ciência Aberta
Projetos Ciência Aberta na UMinho
Projetos de Investigação
Projetos I&D da UMinho
Dados estatísticos
Instrumentos e Ferramentas de Apoio
Questões Frequentes e Ligações Úteis
Unidade de Serviços de Apoio a Projetos de Investigação (USAPI)
Produção Científica
Prémio de Mérito Científico
Vida e Bem-Estar
Vida nos Campi
Custo de vida
Alojamento
Alimentação
Associações de estudantes
Núcleos de estudantes
Grupos culturais
Desporto
Os Campi
Descrição
Plantas
As Cidades
Braga
Galeria de fotos
Mapa
Roteiro turistico
Agenda
Guimarães
Galeria de fotos
Mapa
Roteiro turistico
Agenda
Espaços para Eventos
Cultura
Unidades culturais
Unidades Diferenciadas
Publicações Culturais
Publicações
Revista Fórum
Orquestra
COVID-19
Destaque
Outros Destaques
Legislação, Despachos, Circulares e Comunicados
Plano de Contingência Interno
Infografias
Stayaway COVID
Perguntas Frequentes
Página do Governo #EstamosON
Orientações e Informações
Investigação, Cooperação e Literatura
Artigos e Entrevistas
Materiais de Divulgação
Guias DGS para IES
Contactos Telefónicos Úteis
Contactos Digitais Úteis
Barra de Assinatura de E-Mails
Comunidade e Redes
Notícias
Eventos
NÓS - Jornal Online da UMinho
Revista UMinho
Galeria de Imagens
50 Anos UMinho
Programa Geral
Comissão Comemorativa e Comissão de Honra
50 anos de História
Identidade gráfica
Podcast 50 anos UMinho
Revista UMinho 50 anos
Patrocínios e Apoios
Facebook
Instagram
Linkedin
YouTube
Twitter
EN
PT
Alumni
Estudantes
Arqus
UMinho
Informação Institucional
Órgãos e Unidades
Sustentabilidade
Internacionalização
Qualidade
Ética
Proteção de Dados
Ensino
Oferta Educativa
Estudantes UMinho
Colégio Doutoral UMinho
Estudante Internacional
Empregabilidade
Futuros estudantes
Investigação
Unidades de I&D FCT
Ecossistema de Inovação
Ciência Aberta
Projetos de Investigação
Produção Científica
Prémio de Mérito Científico
Vida e Bem-Estar
Vida nos Campi
Os Campi
Cultura
COVID-19
Comunidade e Redes
50 Anos UMinho
Programa Geral
Comissão Comemorativa e Comissão de Honra
50 anos de História
Identidade gráfica
Podcast 50 anos UMinho
Revista UMinho 50 anos
Patrocínios e Apoios
Portal UMinho
>
PT
>
Comunidades e Redes
>
Detalhe do evento
Comunidades e Redes
Comunidades e Redes
Atualmente selecionado
Notícias
Eventos
NÓS – Jornal Online da UMinho ↗
Revista UMinho
Galeria de Imagens
Alumni UMinho ↗
Detalhe do evento
Voltar
VI Colóquio Luso-Brasileiro de Sociologia da Educação
Fotos
26/11/2018 - 28/11/2018
Anfiteatro do Instituto de Educação da Universidade do Minho
"
A educação e os sentidos de futuro em contextos de incertezas no Brasil e em Portugal
". É o tema geral da VI edição do Colóquio Luso-Brasileiro de Sociologia da Educação, que decorre nos dias 26, 27 e 28 de novembro no IE UMinho.
Diego não conhecia o mar. O pai, Santiago Kovadloff, levou-o para que descobrisse o mar. Viajaram para o Sul. Ele, o mar, estava do outro lado das dunas altas, esperando.
Quando o menino e o pai enfim alcançaram aquelas alturas de areia, depois de muito caminhar, o mar estava na frente de seus olhos. E foi tanta a imensidão do mar, e tanto seu fulgor, que o menino ficou mudo de beleza.
E quando finalmente conseguiu falar, tremendo, gaguejando, pediu ao pai: – Me ajuda a olhar!
(A função da arte – 1.
O Livro dos Abraços, Eduardo Galeano)
Vivemos um tempo duro e de incertezas. Porém, o texto de Galeano convida-nos a pensar que é um tempo que se abre para novas perspetivas e expectativas para se pensar a educação, para continuar a produzir outros modos de olhar e escutar, de compreender e interpretar em outras direções e é tempo de novas (re)construções.
Para escapar ou amenizar as incertezas deste tempo é preciso produzir conhecimento crítico que indague o quotidiano e provoque reflexões e participações ativas. No sentido de Galeano e Freire, é preciso refletir, compreender e fazer para mudar o que somos e para transformarmos o mundo.
Assim tem sido desde 2008, quando um grupo de sociólogos da educação, brasileiros e portugueses, organizou o I Colóquio Luso-Brasileiro de Sociologia da Educação para debater “Família, escola e juventude: Olhares cruzados Brasil/Portugal”.
Passados 10 anos, construiu-se uma história rica de intercâmbios académicos e que neste ano de 2018 se propõe dar continuidade ao debate a partir do tema
A educação e os sentidos de futuro em contextos de incertezas no Brasil e em Portugal
.
Um encontro para discutir e celebrar democraticamente a diversidade do saber e da educação.
TEMAS
1.
Processos de socialização e ciclos de vida: construir os sentidos de futuro no espaço escolar
[Objetivos e missão da escola; projetos educativos e cidadania democrática; culturas, lideranças e socialização para a performatividade; relação pedagógica e construção do ofício do aluno; relação famílias-escola na construção dos percursos de escolarização; crescer e aprender com os pares: as sociabilidades juvenis e sentidos de escolarização; ciclos de vida, identidades e profissão docente; movimentos de defesa da escola pública; trabalho dos professores e dos pais na construção dos sentidos no espaço escolar].
2.
Preparar para futuros incertos: dilemas escolares nos percursos de mobilidade
[Ciência, provisoriedade dos saberes e atualização permanente; políticas educativas, arquitetura dos saberes escolares e ofertas de ensino; orientação escolar e profissional; experiências de ensino e aprendizagem; escolhas, reequacionamentos e (ir)reversibilidades na educação não superior e superior; instabilidades, (in)sucessos e transições no percurso escolar; escola e escolarização pública e privada na formação das elites; investimentos dos pais, professores e outros profissionais nos percursos de mobilidade; outras faces das desigualdades e das (in)justiças escolares]
3.
Curriculum Vitae
: O que conta para além da escola?
[Educação informal e não formal; contextos, instrumentos e lugares de aprendizagens; atividades de tempos livres; experiências de trabalho não escolar; competências e
soft skills
“in” e “out”; profissionalização da criatividade ou dos tempos livres; tecnologias de informação e comunicação; processos e experiências de educação de jovens e adultos; desigualdades e (in)justiças escolares]
INSCRIÇÃO
Valor da Inscrição
:
Doutorandos e Pós-doutorados com comunicação aprovada:
60,00 euros
;
Público em geral:
25,00 euros
;
Estudantes de pós-graduação do IE-UMinho: entrada gratuita, mas sujeita a inscrição e aos lugares disponíveis.
Formas de inscrição e pagamento
:
Os participantes deverão fazer a inscrição
online
na página eletrónica do VI Colóquio Luso-Brasileiro (
https://sociologiadaeducac.wixsite.com/vilusobrasileiro
).
O pagamento poderá ser feito através de uma das seguintes modalidades: -
Transferência bancária
: Universidade do Minho (IBAN: PT500035 0171 00167322630 15 | Código SWIFT: CGDIPTPL); -
Cheque
: à ordem da Universidade do Minho (enviar para Universidade do Minho – Instituto de Educação A/C: Cristina Fernandes Campus de Gualtar 4710-057 Braga/Portugal) –
Dinheiro
(na Secretaria do Departamento de Ciências Sociais da Educação do Instituto de Educação).
Os participantes que não apresentem comunicação (Público em Geral) poderão fazer o pagamento até à abertura do Colóquio (
26 de Novembro
).
A inscrição será validada após a receção do comprovativo da transferência. Esse comprovativo pode ser enviado por e-mail para:
secdcse@ie.uminho.pt
Pedido de informações para o seguinte endereço eletrónico:
sociologiadaeducacao2018@gmail.com
.
Página eletrónica do VI Colóquio:
https://sociologiadaeducac.wixsite.com/vilusobrasileiro
PROGRAMA
26 DE NOVEMBRO DE 2018
09h00
– Abertura do Secretariado / Credenciamento
09h30
– Sessão de Abertura / Boas-Vindas
(Presidente do IE-Uminho, Diretor do Departamento de Ciências Sociais da Educação, Diretor do Centro de Investigação em Educação – CIEd-UMinho, Presidente da Associação Portuguesa de Sociologia, Comissão Organizadora portuguesa e brasileira)
10h00
–
Mesa 1
: Processos de socialização e ciclos de vida: Construir os sentidos de futuro no espaço escolar
Intervenientes:
Pedro Abrantes
(Ministério da Educação / Universidade Aberta - Portugal)
Adriana Bozzeto
(Universidade Federal do Pampa, Bagé - Rio Grande do Sul - Brasil)
Fátima Antunes
(Instituto de Educação da Universidade do Minho – Portugal)
Levindo Diniz Carvalho
(Universidade Federal de Minas Gerais – Belo Horizonte, Minas Gerais – Brasil)
Moderador: Gabriela Abuhab Valente [Univ. São Paulo – Brasil / Université Lumière Lyon 2]
12h30-14h00
– Almoço
14h00
–
Sessão I
de discussão de pesquisas recentes/jovens investigadores (2 investigadores portugueses e 2 investigadores brasileiros – a concluir a tese de doutoramento, recém-doutorados até 8 anos após a defesa e pós-doutorados).
Comentadores:
Maria Carla Corrochano
(Universidade Federal de São Carlos, São Paulo – Brasil)
Leonor Lima Torres
(Instituto de Educação da Universidade do Minho – Portugal)
17h00
– Pausa para café
17h30
– Mesa redonda: Metodologias de Pesquisa em Sociologia da Educação
Intervenientes:
Vitor Sérgio Ferreira
(Instituto de Ciências Sociais, Universidade de Lisboa - Portugal)
Mónica Vieira
(Fundação Oswaldo Cruz/Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Rio de Janeiro – Brasil)
Moderador:
Carlos Alberto Gomes [Instituto de Educação da Universidade do Minho – Portugal]
19h30
– Lançamento de livros
27 DE NOVEMBRO DE 2018
10h00
–
Mesa 2
: Preparar para futuros incertos: dilemas escolares nos percursos de mobilidade
Intervenientes:
Maria Manuel Vieira
(Instituto de Ciências Sociais, Universidade de Lisboa - Portugal)
Maria Carla Corrochano
(Universidade Federal de São Carlos, São Paulo – Brasil)
Maria Benedita Portugal e Melo
(Instituto de Educação da Universidade de Lisboa – Portugal)
Cláudio Marques Martins Nogueira
(Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte – Brasil)
Moderador: Pedro Caetano [CICS.NOVA, FCSH - Universidade Nova de Lisboa – Portugal]
12h30-14h00
– Almoço
14h00
–
Sessão II
de discussão des pesquisas recentes/jovens investigadores (2 investigadores portugueses e 2 investigadores brasileiros – a concluir a tese de doutoramento, recém-doutorados até 8 anos após a defesa e pós-doutorados)
Comentadores:
Adriana Bozzeto
(Universidade Federal do Pampa, Bagé - Rio Grande do Sul - Brasil)
João Miguel Teixeira Lopes
(Instituto de Sociologia / Faculdade de Letras da Universidade do Porto – Portugal)
17h00
– Pausa para café
17h30
– Mesa redonda: A sociologia da educação face ao futuro: Ensino, investigação, gestão e intervenção
Intervenientes:
Bruno Dionísio
(Investigador no Centro Interdisciplinares de Ciências Sociais da Universidade Nova de Lisboa / Coordenador da Secção de Sociologia da Educação da Associação Portuguesa de Sociologia - Portugal)
Elias Evangelista Gomes
(Universidade Federal de Alfenas – Minas Gerais, Brasil)
Moderador: Germano Borges [Doutorando CIEd/Universidade do Minho]
20h00
– Jantar de confraternização
28 DE NOVEMBRO DE 2018
10h00
–
Mesa 3
:
Curriculum Vitae
: O que conta para além da escola?
Intervenientes:
Mariana Gaio Alves
(Instituto de Educação da Universidade de Lisboa – Portugal)
Rosália Maria Duarte
(Pontifícia Universidade Católica – Rio de Janeiro, Brasil)
Teresa Seabra
(ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa – Portugal)
Mirtes Cristina Marins Oliveira
(Universidade Anheimbi Morumbi, São Paulo – Brasil)
Moderador: José Augusto Palhares [Instituto de Educação da Universidade do Minho – Portugal]
12h30-14h00
– Almoço
14h00
–
Sessão III
de discussão des pesquisas recentes/jovens investigadores (2 investigadores portugueses e 2 investigadores brasileiros – a concluir a tese de doutoramento, recém-doutorados até 8 anos após a defesa e pós-doutorados)
Comentadores:
Adriane Knoblauch
(Universidade Federal do Paraná, Curitiba, Paraná – Brasil)
José Manuel Resende
(Escola de Ciências Sociais, Universidade de Évora – Portugal)
17h00
– Pausa para café
17h30
– Balanço e prospetiva: Avaliação do Colóquio e planeamento do próximo Luso-Brasileiro
19h00
– Fim dos trabalhos.
COMISSÃO ORGANIZADORA PORTUGUESA
José Augusto Palhares [Instituto de Educação da Universidade do Minho] – (Coordenador)
Carlos Alberto Gomes [Instituto de Educação da Universidade do Minho]
Germano Borges [Doutorando CIEd/Universidade do Minho]
Pedro Caetano [CICS.NOVA, FCSH - Universidade Nova de Lisboa]
COMISSÃO ORGANIZADORA BRASILEIRA
Elias Evangelista Gomes [Universidade Federal de Alfenas, Minas Gerais] – (Coordenador)
Adriane Knoblauch [Universidade Federal do Paraná, Curitiba]
Adriana Bozzetto [Universidade Federal do Pampa, Bagé - Rio Grande do Sul]
Gabriela Abuhab Valente [Univ. São Paulo / Université Lumière Lyon 2]
Maria Carla Corrochano [Universidade Federal de São Carlos, São Paulo]
Gabriel Barreto Lopes [Universidade Federal de Alfenas]
COMISSÃO CIENTÍFICA PORTUGUESA
João Sebastião [ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa]
João Teixeira Lopes [IS/FLUP-Universidade do Porto]
José Manuel Resende [Escola de Ciências Sociais, Universidade de Évora]
Leonor Lima Torres [Instituto de Educação da Universidade do Minho]
Maria Manuel Vieira [ICS-Universidade de Lisboa]
Maria Benedita Portugal e Melo [IE-Universidade de Lisboa]
COMISSÃO CIENTÍFICA BRASIL
Ana Maria Almeida [Universidade Estadual de Campinas]
Maria Alice Nogueira [Universidade Federal de Minas Gerais]
Mariane Koslinski [Universidade Federal de Rio de Janeiro]
Maria da Graça Jacintho Setton [Universidade de São Paulo]
Lisandra Ogg Gomes [Universidade Estadual do Rio de Janeiro]
Edições anteriores
1ª Edição: 2008, Belo Horizonte Família, Escola e Juventude: Olhares cruzados Brasil-Portugal
2ª Edição: 2010, Portalegre Habitar a escola e as suas margens: geografias plurais em confronto
3ª Edição: 2012, Rio de Janeiro Problemas contemporâneos da educação no Brasil e em Portugal: desafios à pesquisa
4ª Edição: 2014, Porto Entre crise e euforia: práticas e políticas educativas no Brasil e em Portugal
5ª Edição: 2016, São Paulo Mérito, desigualdades e diferenças: cenários de (in)justiça escolar no Brasil e em Portugal
Publicações
Dayrell, J., Nogueira, M. A., Resende, J. M., & Vieira, M. M. (Orgs.). (2012).
Família, escola e juventude. Olhares cruzados Brasil e Portugal
. Belo Horizonte: Editora UFMG (LIVRO).
Brandão, Z. & Vieira, M. M. (Orgs.). (2012).
Revista Luso Brasileira de Sociologia da Educação
- Edição Especial. (COLETÂNEA DE ARTIGOS).
Vieira, M. M., Resende, J. M., Nogueira, M. A., Dayrell, J.; Martins, A., & Callha, A. (Orgs.). (2013).
Habitar a escola e as suas margens. Geografias plurais em confronto: Acolher, orientar, dialogar, estar, ser, regressar
. Portalegre: Instituto Politécnico de Portalegre, Escola Superior de Educação (E-BOOK).
Acesso:
http://www.uff.br/observatoriojovem/sites/default/files/documentos/Habitar_a_escola_E-book.pdf
Melo, B. P., Diogo, A. M., Ferreira, M., Lopes, J. T., & Gomes, E. E. (Orgs.) (2014).
Entre crise e euforia: Práticas e políticas educativas no Brasil e em Portugal
. Porto: Universidade do Porto (E-BOOK).
Acesso:
http://ler.letras.up.pt/site/default.aspx?qry=id022id1450&sum=sim
Setton, M. G. J. & Martuccelli, D. (Orgs.).
(2015). Dossiê - A escola: entre o reconhecimento, o mérito e a excelência.
Revista Educação e Pesquisa
, FE-USP, São Paulo. (COLETÂNEA DE ARTIGOS).
Setton, M. G. J. (Org.).
(2017).
Mérito, desigualdades e diferenças. Cenários da (in)justiça escolar Brasil e Portugal
. São Paulo: Annablume.
APOIOS / PATROCÍNIOS:
https://sociologiadaeducac.wixsite.com/vilusobrasileiro
×