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VI Colóquio Luso-Brasileiro de Sociologia da Educação

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26/11/2018 - 28/11/2018
Anfiteatro do Instituto de Educação da Universidade do Minho
"A educação e os sentidos de futuro em contextos de incertezas no Brasil e em Portugal". É o tema geral da VI edição do Colóquio Luso-Brasileiro de Sociologia da Educação, que decorre nos dias 26, 27 e 28 de novembro no IE UMinho.
Diego não conhecia o mar. O pai, Santiago Kovadloff, levou-o para que descobrisse o mar. Viajaram para o Sul. Ele, o mar, estava do outro lado das dunas altas, esperando. Quando o menino e o pai enfim alcançaram aquelas alturas de areia, depois de muito caminhar, o mar estava na frente de seus olhos. E foi tanta a imensidão do mar, e tanto seu fulgor, que o menino ficou mudo de beleza. E quando finalmente conseguiu falar, tremendo, gaguejando, pediu ao pai: – Me ajuda a olhar! (A função da arte – 1.
O Livro dos Abraços, Eduardo Galeano)


Vivemos um tempo duro e de incertezas. Porém, o texto de Galeano convida-nos a pensar que é um tempo que se abre para novas perspetivas e expectativas para se pensar a educação, para continuar a produzir outros modos de olhar e escutar, de compreender e interpretar em outras direções e é tempo de novas (re)construções.
Para escapar ou amenizar as incertezas deste tempo é preciso produzir conhecimento crítico que indague o quotidiano e provoque reflexões e participações ativas. No sentido de Galeano e Freire, é preciso refletir, compreender e fazer para mudar o que somos e para transformarmos o mundo.

Assim tem sido desde 2008, quando um grupo de sociólogos da educação, brasileiros e portugueses, organizou o I Colóquio Luso-Brasileiro de Sociologia da Educação para debater “Família, escola e juventude: Olhares cruzados Brasil/Portugal”.
Passados 10 anos, construiu-se uma história rica de intercâmbios académicos e que neste ano de 2018 se propõe dar continuidade ao debate a partir do tema A educação e os sentidos de futuro em contextos de incertezas no Brasil e em Portugal.
Um encontro para discutir e celebrar democraticamente a diversidade do saber e da educação.


TEMAS
1. Processos de socialização e ciclos de vida: construir os sentidos de futuro no espaço escolar [Objetivos e missão da escola; projetos educativos e cidadania democrática; culturas, lideranças e socialização para a performatividade; relação pedagógica e construção do ofício do aluno; relação famílias-escola na construção dos percursos de escolarização; crescer e aprender com os pares: as sociabilidades juvenis e sentidos de escolarização; ciclos de vida, identidades e profissão docente; movimentos de defesa da escola pública; trabalho dos professores e dos pais na construção dos sentidos no espaço escolar].

2.
Preparar para futuros incertos: dilemas escolares nos percursos de mobilidade
[Ciência, provisoriedade dos saberes e atualização permanente; políticas educativas, arquitetura dos saberes escolares e ofertas de ensino; orientação escolar e profissional; experiências de ensino e aprendizagem; escolhas, reequacionamentos e (ir)reversibilidades na educação não superior e superior; instabilidades, (in)sucessos e transições no percurso escolar; escola e escolarização pública e privada na formação das elites; investimentos dos pais, professores e outros profissionais nos percursos de mobilidade; outras faces das desigualdades e das (in)justiças escolares]

3.
Curriculum Vitae: O que conta para além da escola?
[Educação informal e não formal; contextos, instrumentos e lugares de aprendizagens; atividades de tempos livres; experiências de trabalho não escolar; competências e soft skills “in” e “out”; profissionalização da criatividade ou dos tempos livres; tecnologias de informação e comunicação; processos e experiências de educação de jovens e adultos; desigualdades e (in)justiças escolares]

INSCRIÇÃO

Valor da Inscrição:
Doutorandos e Pós-doutorados com comunicação aprovada: 60,00 euros;
Público em geral: 25,00 euros;
Estudantes de pós-graduação do IE-UMinho: entrada gratuita, mas sujeita a inscrição e aos lugares disponíveis.
Formas de inscrição e pagamento:
Os participantes deverão fazer a inscrição online na página eletrónica do VI Colóquio Luso-Brasileiro (https://sociologiadaeducac.wixsite.com/vilusobrasileiro).
O pagamento poderá ser feito através de uma das seguintes modalidades: - Transferência bancária: Universidade do Minho (IBAN: PT500035 0171 00167322630 15 | Código SWIFT: CGDIPTPL); - Cheque: à ordem da Universidade do Minho (enviar para Universidade do Minho – Instituto de Educação A/C: Cristina Fernandes Campus de Gualtar 4710-057 Braga/Portugal) – Dinheiro (na Secretaria do Departamento de Ciências Sociais da Educação do Instituto de Educação).
Os participantes que não apresentem comunicação (Público em Geral) poderão fazer o pagamento até à abertura do Colóquio (26 de Novembro).
A inscrição será validada após a receção do comprovativo da transferência. Esse comprovativo pode ser enviado por e-mail para: secdcse@ie.uminho.pt

Pedido de informações para o seguinte endereço eletrónico: sociologiadaeducacao2018@gmail.com.
Página eletrónica do VI Colóquio: https://sociologiadaeducac.wixsite.com/vilusobrasileiro


PROGRAMA

26 DE NOVEMBRO DE 2018
09h00 – Abertura do Secretariado / Credenciamento
09h30 – Sessão de Abertura / Boas-Vindas (Presidente do IE-Uminho, Diretor do Departamento de Ciências Sociais da Educação, Diretor do Centro de Investigação em Educação – CIEd-UMinho, Presidente da Associação Portuguesa de Sociologia, Comissão Organizadora portuguesa e brasileira)

10h00
Mesa 1: Processos de socialização e ciclos de vida: Construir os sentidos de futuro no espaço escolar
Intervenientes:
Pedro Abrantes (Ministério da Educação / Universidade Aberta - Portugal)
Adriana Bozzeto (Universidade Federal do Pampa, Bagé - Rio Grande do Sul - Brasil)
Fátima Antunes (Instituto de Educação da Universidade do Minho – Portugal)
Levindo Diniz Carvalho (Universidade Federal de Minas Gerais – Belo Horizonte, Minas Gerais – Brasil)
Moderador: Gabriela Abuhab Valente [Univ. São Paulo – Brasil / Université Lumière Lyon 2]


12h30-14h00
– Almoço

14h00Sessão I de discussão de pesquisas recentes/jovens investigadores (2 investigadores portugueses e 2 investigadores brasileiros – a concluir a tese de doutoramento, recém-doutorados até 8 anos após a defesa e pós-doutorados).
Comentadores:
Maria Carla Corrochano (Universidade Federal de São Carlos, São Paulo – Brasil)
Leonor Lima Torres (Instituto de Educação da Universidade do Minho – Portugal)

17h00
– Pausa para café

17h30 – Mesa redonda: Metodologias de Pesquisa em Sociologia da Educação Intervenientes:
Vitor Sérgio Ferreira (Instituto de Ciências Sociais, Universidade de Lisboa - Portugal)
Mónica Vieira (Fundação Oswaldo Cruz/Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Rio de Janeiro – Brasil)
Moderador: Carlos Alberto Gomes [Instituto de Educação da Universidade do Minho – Portugal]

19h30
– Lançamento de livros



27 DE NOVEMBRO DE 2018

10h00Mesa 2: Preparar para futuros incertos: dilemas escolares nos percursos de mobilidade Intervenientes:
Maria Manuel Vieira (Instituto de Ciências Sociais, Universidade de Lisboa - Portugal)
Maria Carla Corrochano (Universidade Federal de São Carlos, São Paulo – Brasil)
Maria Benedita Portugal e Melo (Instituto de Educação da Universidade de Lisboa – Portugal)
Cláudio Marques Martins Nogueira (Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte – Brasil)
Moderador: Pedro Caetano [CICS.NOVA, FCSH - Universidade Nova de Lisboa – Portugal]

12h30-14h00
– Almoço

14h00Sessão II de discussão des pesquisas recentes/jovens investigadores (2 investigadores portugueses e 2 investigadores brasileiros – a concluir a tese de doutoramento, recém-doutorados até 8 anos após a defesa e pós-doutorados) Comentadores:
Adriana Bozzeto (Universidade Federal do Pampa, Bagé - Rio Grande do Sul - Brasil)
João Miguel Teixeira Lopes (Instituto de Sociologia / Faculdade de Letras da Universidade do Porto – Portugal)

17h00
– Pausa para café

17h30 – Mesa redonda: A sociologia da educação face ao futuro: Ensino, investigação, gestão e intervenção Intervenientes:
Bruno Dionísio (Investigador no Centro Interdisciplinares de Ciências Sociais da Universidade Nova de Lisboa / Coordenador da Secção de Sociologia da Educação da Associação Portuguesa de Sociologia - Portugal)
Elias Evangelista Gomes (Universidade Federal de Alfenas – Minas Gerais, Brasil)
Moderador: Germano Borges [Doutorando CIEd/Universidade do Minho]

20h00
– Jantar de confraternização



28 DE NOVEMBRO DE 2018

10h00Mesa 3: Curriculum Vitae: O que conta para além da escola? Intervenientes:
Mariana Gaio Alves (Instituto de Educação da Universidade de Lisboa – Portugal)
Rosália Maria Duarte (Pontifícia Universidade Católica – Rio de Janeiro, Brasil)
Teresa Seabra (ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa – Portugal)
Mirtes Cristina Marins Oliveira (Universidade Anheimbi Morumbi, São Paulo – Brasil)
Moderador: José Augusto Palhares [Instituto de Educação da Universidade do Minho – Portugal]

12h30-14h00
– Almoço

14h00Sessão III de discussão des pesquisas recentes/jovens investigadores (2 investigadores portugueses e 2 investigadores brasileiros – a concluir a tese de doutoramento, recém-doutorados até 8 anos após a defesa e pós-doutorados) Comentadores:
Adriane Knoblauch (Universidade Federal do Paraná, Curitiba, Paraná – Brasil)
José Manuel Resende (Escola de Ciências Sociais, Universidade de Évora – Portugal)

17h00
– Pausa para café

17h30 – Balanço e prospetiva: Avaliação do Colóquio e planeamento do próximo Luso-Brasileiro

19h00
– Fim dos trabalhos.




COMISSÃO ORGANIZADORA PORTUGUESA
José Augusto Palhares [Instituto de Educação da Universidade do Minho] – (Coordenador)
Carlos Alberto Gomes [Instituto de Educação da Universidade do Minho]
Germano Borges [Doutorando CIEd/Universidade do Minho]
Pedro Caetano [CICS.NOVA, FCSH - Universidade Nova de Lisboa]

COMISSÃO ORGANIZADORA BRASILEIRA
Elias Evangelista Gomes [Universidade Federal de Alfenas, Minas Gerais] – (Coordenador)
Adriane Knoblauch [Universidade Federal do Paraná, Curitiba]
Adriana Bozzetto [Universidade Federal do Pampa, Bagé - Rio Grande do Sul]
Gabriela Abuhab Valente [Univ. São Paulo / Université Lumière Lyon 2]
Maria Carla Corrochano [Universidade Federal de São Carlos, São Paulo]
Gabriel Barreto Lopes [Universidade Federal de Alfenas]

COMISSÃO CIENTÍFICA PORTUGUESA

João Sebastião [ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa]
João Teixeira Lopes [IS/FLUP-Universidade do Porto]
José Manuel Resende [Escola de Ciências Sociais, Universidade de Évora]
Leonor Lima Torres [Instituto de Educação da Universidade do Minho]
Maria Manuel Vieira [ICS-Universidade de Lisboa]
Maria Benedita Portugal e Melo [IE-Universidade de Lisboa]

COMISSÃO CIENTÍFICA BRASIL

Ana Maria Almeida [Universidade Estadual de Campinas]
Maria Alice Nogueira [Universidade Federal de Minas Gerais]
Mariane Koslinski [Universidade Federal de Rio de Janeiro]
Maria da Graça Jacintho Setton [Universidade de São Paulo]
Lisandra Ogg Gomes [Universidade Estadual do Rio de Janeiro]

Edições anteriores

1ª Edição: 2008, Belo Horizonte Família, Escola e Juventude: Olhares cruzados Brasil-Portugal
2ª Edição: 2010, Portalegre Habitar a escola e as suas margens: geografias plurais em confronto
3ª Edição: 2012, Rio de Janeiro Problemas contemporâneos da educação no Brasil e em Portugal: desafios à pesquisa
4ª Edição: 2014, Porto Entre crise e euforia: práticas e políticas educativas no Brasil e em Portugal
5ª Edição: 2016, São Paulo Mérito, desigualdades e diferenças: cenários de (in)justiça escolar no Brasil e em Portugal

Publicações

Dayrell, J., Nogueira, M. A., Resende, J. M., & Vieira, M. M. (Orgs.). (2012). Família, escola e juventude. Olhares cruzados Brasil e Portugal. Belo Horizonte: Editora UFMG (LIVRO).
Brandão, Z. & Vieira, M. M. (Orgs.). (2012). Revista Luso Brasileira de Sociologia da Educação - Edição Especial. (COLETÂNEA DE ARTIGOS).
Vieira, M. M., Resende, J. M., Nogueira, M. A., Dayrell, J.; Martins, A., & Callha, A. (Orgs.). (2013). Habitar a escola e as suas margens. Geografias plurais em confronto: Acolher, orientar, dialogar, estar, ser, regressar. Portalegre: Instituto Politécnico de Portalegre, Escola Superior de Educação (E-BOOK).
Acesso:
http://www.uff.br/observatoriojovem/sites/default/files/documentos/Habitar_a_escola_E-book.pdf

Melo, B. P., Diogo, A. M., Ferreira, M., Lopes, J. T., & Gomes, E. E. (Orgs.) (2014). Entre crise e euforia: Práticas e políticas educativas no Brasil e em Portugal. Porto: Universidade do Porto (E-BOOK).
Acesso:
http://ler.letras.up.pt/site/default.aspx?qry=id022id1450&sum=sim

Setton, M. G. J. & Martuccelli, D. (Orgs.). (2015). Dossiê - A escola: entre o reconhecimento, o mérito e a excelência. Revista Educação e Pesquisa, FE-USP, São Paulo. (COLETÂNEA DE ARTIGOS). Setton, M. G. J. (Org.). (2017). Mérito, desigualdades e diferenças. Cenários da (in)justiça escolar Brasil e Portugal. São Paulo: Annablume.


APOIOS / PATROCÍNIOS:


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    4704-553 Braga
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