Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Portal UMinho

Detalhe do evento




Portal UMinho > PT > Comunidades e Redes > Detalhe do evento

Detalhe do evento

Voltar

Recital de J. Bernardo Silva e João Pontes Araújo no Museu Nogueira da Silva

Fotos
Convite
Banner
sábado, 22/02/2020
Museu Nogueira da Silva, Av. Central, Braga
Convite
Recital de J. Bernardo Silva (trompa) e João Pontes Araújo (piano) a 22 de fevereiro, às 17h00, no salão nobre do Museu Nogueira da Silva, uma unidade cultural da UMinho no centro de Braga. Reportório com obras de Ludwig van Beethoven, Anne Victorino d’Almeida, Sérgio Azevedo e Telmo Marques.

Nota biográfica - J. Bernardo Silva

Natural do Porto. Iniciou os seus estudos em trompa na Artave. Estudou também na Escola Superior de Música de Lisboa, na classe de Jonathan Luxton, e Hochschule für Musik em Hamburgo, com o Prof. Ab Koster. Frequentou aulas e masterclasses com Radovan Vlatkovic, Hermann Baumann, Javier Bonet, Bruno Schneider, Stefan Dohr, Froydis Ree Wekre, Philip Myers, Fergus McWilliam, Hervé Joulain, Will Sanders, Jasper de Waal, Zdenek Tylsar, entre outros.

Foi-lhe atribuída uma bolsa de mérito pelo Instituto Politécnico de Lisboa e foi bolseiro da Fundação Calouste de Gulbenkian. É solista da Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música. Como músico convidado apresentou-se com todas as principais orquestras portuguesas e com várias espanholas. É professor de trompa na Universidade de Aveiro, Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo - ESMAE e na Escola Profissional de Música de Espinho. Orienta frequentemente masterclasses em Portugal e no estrangeiro, tendo já orientado mais de meia centena de Masterclasses em Portugal, Espanha, Bélgica, Polónia, Brasil e México.

É regularmente convidado para júri de concursos nacionais e internacionais, esteve em concursos em Portugal, Espanha e Finlândia. Apresentou-se como solista, em recital, em música de câmara e em orquestra em vários países da Europa, Brasil e México. A sua discografia conta com vários trabalhos a solo, em música de câmara e como músico de orquestra. Foi premiado com o 1º Prémio no Concurso Internacional Philip Farkas organizado pela Sociedade Internacional de Trompistas em Lahti, Finlândia, em 2002.

Tem mantido relacionamento estreito com vários compositores no sentido de alargar o repertório original para o instrumento, tendo estreado inúmeras obras. Os compositores Anne Victorino d’Almeida, Sérgio Azevedo, Telmo Marques, Luís Carvalho e Liduino Pitombeira dedicaram-lhe obras. É membro fundador do quarteto Trompas Lusas, tendo dois trabalhos discográficos e concertos com frequência em Portugal e no estrangeiro. Em 2019 foi eleito para o Advisory Council da International Horn Society. É artista Dürk-Horns e Romera Brass.

Nota biográfica - João Pontes Araújo

Natural da Póvoa de Varzim, o pianista dedica a sua carreira ao piano colaborativo, desde o repertório de duo até à música orquestral. Especializou-se nesta área no Royal College of Music em Londres onde concluiu com distinção um Mestrado em Performance em Piano Colaborativo nas classes de Simon Lepper, Nigel Clayton e Roger Vignoles, com bolsa de estudos atribuída pela instituição. A formação anterior inclui uma Licenciatura em Piano na ESMAE, Porto, na classe de Madalena Soveral e um Mestrado em Ensino de Música na Universidade do Minho com Luís Pipa.

Enquanto pianista colaborativo, João foi premiado em concursos nacionais e internacionais, destacando-se o prémio John Newmark - Best Collaborative Pianist Award no Concurso Internacional de Música de Montreal, no Canadá e o Prémio de Melhor Pianista Acompanhador no concurso Maureen Lehane Vocal Awards em Wigmore Hall, Londres, assim como uma nomeação para o Gerald Moore Award no Reino Unido. João acompanhou em masterclasses de músicos tais como Dame Kiri Te Kanawa, Simon Keenlyside, Zuill Bailey, Edith Wiens, Ann Murray, Johannes Goritzky, entre muitos outros.

No repertório para piano solo, frequentou masterclasses de músicos como Boris Berezovsky, Roger Muraro, Josep Colom, Fausto Neves e Miguel Borges Coelho. A atividade de pianista colaborativo levou João a tocar em salas de concerto tais como Wigmore Hall, Cadogan Hall, Southbank Centre, em Londres e em festivais tais como Oxford Lieder Festival (Reino Unido), Schubertiade Espace 2 (transmitido pela RTS - Rádio Televisão Suíça) e Festival Internacional de Música da Póvoa de Varzim.

No campo orquestral, João colaborou com diversas orquestras, nomeadamente em Londres, contatando diretamente com compositores como Steve Reich e David Lang (estreia nacional da obra Increase no Reino Unido). Na temporada 2016-17 foi o pianista selecionado para o BBC Symphony Orchestra Pathway Scheme. É pianista acompanhador na Universidade de Aveiro, nas classes de canto, cordas e trompa, mantendo paralelamente uma regular atividade concertista em Portugal e no estrangeiro.

+Info: www.mns.uminho.pt
  • Universidade do
    Minho
  • Largo do Paço
    4704-553 Braga
  • T.:253 601 100, 253 601 109
    E.: gcii@reitoria.uminho.pt
© Universidade do Minho - 2024