O Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC) da Universidade do Minho organizou a 3 de julho, das 14h15 às 15h45, um
webinar para apresentar os resultados do estudo “Ensino e avaliação a distância em tempos de covid-19 nos ensinos básico e secundário”. A sessão foi transmitida no facebook do
CIEC.
A iniciativa contou com o secretário de Estado Adjunto e da Educação, João Costa, e os investigadores daquele projeto científico, Maria Assunção Flores, Eusébio André Machado e Palmira Alves. Houve ainda testemunhos dos professores Maria João Freitas, do Agrupamento de Escolas Diogo de Macedo (Gaia), e Álvaro Almeida Santos, da Escola Secundária Joaquim Gomes Ferreira Alves (Valadares).
As conclusões do estudo apontaram para uma rápida e eficaz adaptação dos professores ao “ensino remoto de urgência” em tempos de pandemia, mas não deixaram também de evidenciar problemas relativos ao contacto com os alunos, à capacidade de resposta das escolas e aos recursos tecnológicos com implicações ao nível da exclusão. A mudança nos processos de recolha de informação para efeitos de avaliação dos alunos constituiu outro dado relevante, com uma diminuição assinalável do recurso aos testes e uma maior diversificação de instrumentos de avaliação.