Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Portal UMinho

Detalhe do evento




Portal UMinho > PT > Siga a UMinho > Detalhe do evento

 Detalhe do evento

Voltar

Secretário de Estado na apresentação de estudo sobre ensino básico e secundário em tempos de covid-19

Fotos
Programa
O CIEC situa-se no Instituto de Educação da UMinho, em Braga
sexta-feira, 03/07/2020
Online
O CIEC situa-se no Instituto de Educação da UMinho, em Braga
Secretário de Estado da Educação, João Costa, participou no webinar dedicado às conclusões do projeto científico do CIEC
O Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC) da Universidade do Minho organizou a 3 de julho, das 14h15 às 15h45, um webinar para apresentar os resultados do estudo “Ensino e avaliação a distância em tempos de covid-19 nos ensinos básico e secundário”. A sessão foi transmitida no facebook do CIEC.

A iniciativa contou com o secretário de Estado Adjunto e da Educação, João Costa, e os investigadores daquele projeto científico, Maria Assunção Flores, Eusébio André Machado e Palmira Alves. Houve ainda testemunhos dos professores Maria João Freitas, do Agrupamento de Escolas Diogo de Macedo (Gaia), e Álvaro Almeida Santos, da Escola Secundária Joaquim Gomes Ferreira Alves (Valadares).

As conclusões do estudo apontaram para uma rápida e eficaz adaptação dos professores ao “ensino remoto de urgência” em tempos de pandemia, mas não deixaram também de evidenciar problemas relativos ao contacto com os alunos, à capacidade de resposta das escolas e aos recursos tecnológicos com implicações ao nível da exclusão. A mudança nos processos de recolha de informação para efeitos de avaliação dos alunos constituiu outro dado relevante, com uma diminuição assinalável do recurso aos testes e uma maior diversificação de instrumentos de avaliação.
​​​​​​​​​​​​ ​​Nome do documento
​​​​​​​​   Cartaz/programa.pdf
​​​​​​​​   Resultados do estudo.pdf