Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Portal UMinho

Detalhe do evento




Portal UMinho > PT > Siga a UMinho > Detalhe do evento

 Detalhe do evento

Voltar

Exposição "O Mito de Sísifo", de Ana Monteiro, no Museu Nogueira da Silva

Fotos
Trabalho de Ana Monteiro
Trabalho de Ana Monteiro
Trabalho de Ana Monteiro
sexta-feira, 15/01/2021
Av. Central, Braga
Trabalho de Ana Monteiro
(CANCELADO)

A exposição "O Mito de Sísifo", de Ana Monteiro, é inaugurada a 15 de janeiro, às 18h00, no Museu Nogueira da Silva, uma unidade cultural da UMinho no centro de Braga. A entrada é livre.

Contextualização

"O conjunto de pinturas que aqui trago é carregado de símbolos que nos colocam diante de histórias onde essa inquietação é cantada com notas que suportamos ouvir. Tornada objecto estético. E talvez nesse disfarce, através da doçura da forma pintada, nos seja possível contemplar a pele bizarra do absurdo… e a carne tingida da nossa identidade. Estrangeiros de tudo. Lúcidos e cegos. Perdidos,
ufanos, e nus… tentando, maravilhosamente, compreender." (Ana Monteiro)

“Quero que tudo me seja explicado, ou então coisa nenhuma (…) O absurdo nasce deste confronto entre o chamamento humano e o irrazoável silêncio do mundo.” (Albert Camus)

Ana Monteiro - nota biográfica

Nasceu e vive em Braga desde 1990. Deteve-se no Porto alguns anos, onde concluiu na Faculdade de Belas Artes a licenciatura e o mestrado em Pintura, desenhando, com este último, uma reflexão que entrelaça o retrato pictórico com a máscara social. Lecciona vários cursos de desenho e pintura desde 2012. Expõe regularmente desde 2011 e tem a sua obra representada em coleções particulares.

Através da pintura, vincadamente figurativa, dedica-se à contemplação do conceito de identidade, tecendo uma estética onde o autorretrato funciona como metáfora desse “Eu” que, a todo o tempo, se procura compreender e consumar. Uma estética onde os símbolos se acumulam: pontos cardeais de uma narrativa que nos fala de inquietação, cegueira e deslumbramento e nos atira o olhar para lá dos espelhos que, ficticiamente, nos amparam

+Info: facebook.com/events/268769941246420, www.mns.uminho.pt