Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Portal UMinho

Detalhe do evento




Portal UMinho > PT > Siga a UMinho > Detalhe do evento

 Detalhe do evento

Voltar

Apresentação de três livros sobre os Caminhos de Santiago

Fotos
Capas dos livros
Catedral de Santiago de Compostela
terça-feira, 04/05/2021
Av. Central, Braga
Capas dos livros
O grupo Galabra do Centro de Estudos Humanísticos da Universidade do Minho (CEHUM) apresentou três livros sobre os Caminhos de Santiago a 4 de maio, às 19h00, na Livraria Centésima Página, em Braga. As obras em destaque foram “A cidade, o camiño e nós”, “Visitar, comerciar e habitar a cidade” e “Bem-estar comunitário e visitantes a través do caminho em Santiago”. A sessão contou com a diretora do CEHUM, Cristina Flores, e dois dos autores das publicações – Elias Torres Feijó, da Universidade de Santiago de Compostela, e Álvaro Iriarte Sanromán, do Instituto de Letras e Ciências Humanas da UMinho.

A rede de investigação Galabra estuda desde 2008 o contexto sociocultural dos caminhos que levam à capital da Galiza, uma cidade (pre)ocupada e identificada com o turismo e a peregrinação. A Santiago de Compostela chegaram 68 peregrinos em 1970 e mais de 327 mil em 2018, por exemplo. Portugal e Brasil são, respetivamente, o primeiro país além-Espanha e o primeiro país não europeu com mais visitantes na cidade Património Mundial. Os três livros a apresentar mostram a identidade compostelana, nomeadamente de quem a habita e a visita, a relação entre as comunidades locais e forasteiras, a transmissão de ideias através de grandes narrativas e de produtos culturais, bem como as práticas dos viajantes, a reconfiguração gradual da cidade com o Ano Xacobeo, a par de alguns desafios presentes e futuros.

+Info: cehum.ilch.uminho.pt/events/475, www.centesima.com/content.asp?startAt=4&categoryID=15&newsID=898, www.galiciadigital.com/nota.12836.php
  • Universidade do
    Minho
  • Largo do Paço
    4704-553 Braga
  • T.:253 601 100, 253 601 109
    E.: gcii@reitoria.uminho.pt
© Universidade do Minho - 2021