Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Portal UMinho

Detalhe do evento




Portal UMinho > PT > Siga a UMinho > Detalhe do evento

 Detalhe do evento

Voltar

AAUMinho venceu Troféu Universitário de Clubes

Fotos
Andebol feminino
Andebol masculino
Voleibol feminino
Voleibol masculino
AAUMinho nas Fases Finais dos CNUs
Banner
Foto: FADU
Foto: AAUM
Foto: AAUM
Foto: AAUM
Voleibol feminino (foto: FADU)
Andebol masculino (foto: FADU)
Foto: AAUM
Cartão branco
sexta-feira, 30/07/2021
Covilhã e Fundão
Foto: FADU
Somou quatro medalhas de ouro, três de prata e uma de bronze em dez competições, além de três cartões brancos pelo fair-play
A Associação Académica da Universidade do Minho, que representa a UMinho no desporto universitário, venceu o Troféu Universitário de Clubes 2020/2021, um título inédito, após dominar as Fases Finais dos Campeonatos Nacionais Universitários (CNU’s), realizadas na Covilhã e no Fundão. O evento envolveu um milhar de estudantes-atletas e 70 equipas de 19 instituições, sendo a AAUMinho a única representada em todas as competições, com cerca de 160 estudantes.

Dos dez títulos em jogo, os minhotos venceram quatro medalhas de ouro (andebol feminino e masculino, voleibol feminino e masculino), com percursos invictos, além de três medalhas de prata (futsal feminino e masculino, rugby de sete masculino) e uma medalha de bronze (basquetebol masculino). No global, a AAUMinho trouxe oito medalhas, seguida das congéneres de Aveiro (sete), Évora, Técnico, Politécnico de Coimbra (todas com três), Beira Interior, Faculdade de Motricidade Humana (duas cada), Coimbra e Nova de Lisboa (uma cada).

A Federação Académica de Desporto Universitário, em parceria com o IPDJ e no âmbito do Plano Nacional de Ética no Desporto, atribuiu ainda cartões brancos pelo espírito de fair-play dos participantes. Três desses cartões foram para a AAUMinho, com a andebolista Rebeca Freitas a abdicar de defender para que uma adversária sem experiência pudesse rematar, o andebolista Paulo Abreu a ajudar a equipa de arbitragem a não suspender um atleta adversário do ISCTE e, em rugby de sete, abdicou-se de um elemento após a lesão e abandono de um atleta de Évora, repondo-se assim a igualdade de elementos entre as equipas.

A AAUMinho terminou a época desportiva 2020/2021 com um total de 33 medalhas (12 de ouro, 11 de prata e 10 de bronze) nas diversas competições disputadas.

- Fotos: facebook.com/media/set?vanity=faduportugal&set=a.4837432702937606

+Info: aaum.pt/aauminho-acaba-a-liderar-no-campeonato-nacional-universitario-cnu
www.dicas.sas.uminho.pt/noticias/desporto/2021/08/balanco-das-fases-finais-dos-cnu-s-2021
www.fadu.pt/multimedia/multimedia/noticias/2951-triplete-para-o-minho-bicampeonato-para-coimbra
  • Universidade do
    Minho
  • Largo do Paço
    4704-553 Braga
  • T.:253 601 100, 253 601 109
    E.: gcii@reitoria.uminho.pt
© Universidade do Minho - 2021