Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Portal UMinho

Detalhe do evento




Portal UMinho > PT > Comunidades e Redes > Detalhe do evento

Detalhe do evento

Voltar

UMinho participa no FIC.A – Festival Internacional de Ciência

Fotos
Palestra de Joana Azeredo
Realização da esponja de Menger
Realização da esponja de Menger
Palestra de Joana Azeredo
Realização da esponja de Menger
quarta-feira, 13/10/2021
Oeiras
Realização da esponja de Menger
A Universidade do Minho está a participar na primeira edição do FIC.A – Festival Internacional de Ciência, que decorre de 12 a 17 de outubro no Palácio do Marquês de Pombal, em Oeiras. As professoras Cláudia Araújo e Suzana Gonçalves, da Escola de Ciências, estão hoje a ensinar os mais jovens a fazer uma esponja de Menger (uma espécie de cubo em origami) e a professora Joana Azeredo, da Escola de Engenharia, profere a palestra “Afinal também há vírus bons!”.

Segundo a organização, o FIC.A quer celebrar o conhecimento, a curiosidade e a criatividade ao reunir mais de 100 entidades académicas, tecnológicas, governamentais e ONGs, através de 700 atividades gratuitas (debates, espetáculos, workshops, apresentações, exposições) e com uma centena de oradores de mais de 20 países.

Sobre a esponja de Menger

É um fractal tridimensional com volume nulo e área infinita e que generaliza o conjunto de Cantor e o tapete de Sierpinski. Se considerarmos um cubo e dividirmos cada uma das suas faces em 9 quadrados iguais, ficamos com o cubo dividido em 27 cubos mais pequenos: ao remover o pequeno cubo central de cada face e o pequeno cubo no centro do cubo maior, obtemos uma esponja de Menger de nível 1, formada por 20 cubos pequenos. Repetindo estes passos para cada um desses cubos e assim continuando ad infinitum, obtemos a esponja de Menger. Neste workshop, construímos uma esponja de Menger de nível 1 em origami, usando cartões de visita.

Sobre os vírus bons

Os bacteriófagos são os vírus menos conhecidos, mas os que existem em maior número na Natureza. São os vírus das bactérias e, apesar do seu pequeno tamanho, à escala nanométrica, têm um papel importantíssimo na natureza e na saúde humana. O conhecimento do código genético dos bacteriófagos e da forma como interagem com os seus hospedeiros, as bactérias, tem revelado aspetos muito curiosos que podem ser explorados em nosso benefício.

+Info: www.fica.pt, facebook.com/festivalfica, www.youtube.com/channel/UCz3JPvBP7Uy8h-o-f38a90A/videos
  • Universidade do
    Minho
  • Largo do Paço
    4704-553 Braga
  • T.:253 601 100, 253 601 109
    E.: gcii@reitoria.uminho.pt
© Universidade do Minho - 2024