Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Portal UMinho

Detalhe do evento




Portal UMinho > PT > Siga a UMinho > Detalhe do evento

 Detalhe do evento

Voltar

Encontros da Imagem com 18 exposições na UMinho

Fotos
Foto: Rita Lino
Foto: Daniel Castro Garcia
Foto: Farzana Wahidy
Foto: Maija Savolainen
Foto: Alexandre Silberman
Banner
16/09/2022 - 30/10/2022
Braga, Guimarães, Porto, Barcelos e Avintes
Foto: Rita Lino
Festival internacional percorre cinco localidades e apresenta 50 exposições, 15 filmes, conferências, ações educativas, leituras de portefólios e prémios
A 32ª edição dos Encontros da Imagem - Festival Internacional de Fotografia e Artes Visuais apresenta, de hoje até 30 de outubro, 50 exposições de 95 artistas em 26 espaços de Braga, Porto, Guimarães, Barcelos e Avintes. O programa tem o tema “Lugares Comuns” e inclui ainda várias conferências, a exibição de 15 filmes, ações educativas, leituras de portefólios e prémios.

A abertura oficial é este sábado, dia 17, às 14h30, na Galeria do Paço, no edifício da Reitoria da Universidade do Minho, em Braga. O evento prevê a presença do diretor artístico dos Encontros da Imagem, Carlos Fontes, do presidente do Município de Braga, Ricardo Rio, do reitor da UMinho, Rui Vieira de Castro, e de vários artistas, entre outros. Ao longo dos próximos dias haverá sessões de inauguração noutros espaços do certame.


A UMinho reforça nesta edição a sua aposta na cultura, assumindo-se como um eixo do festival ao acolher um recorde de 18 exposições e com entrada livre. A Galeria do Paço é palco de 12 das mostras. Há para ver a difícil vida de migrantes pela lente de Daniel Rolider (Israel) e de Daniel Castro Garcia (Reino Unido), as memórias de uma cidade em mudança de Ci Demi (Turquia) e um quarto especial na casa dos avós de Essi Maaria Orpana (Finlândia).


Mas há mais, como uma equipa idosa de natação sincronizada pela francesa Laure Andrillon, as lojas-casa da Chinatown visitada por Sonia Hamza (França/Moçambique) e o luto evocado por Cristóbal Ascencio (Espanha) e Ioanna Sakellaraki (Grécia). Dos EUA, Matthew Ludak traz a depressão económica em pequenas cidades, Elizabeth Haynes foca a parentalidade suburbana branca, Maggie Shannon acompanha parteiras na era covid-19 e Mateo Arciniegas Huertas segue uma família colombiana emigrante. A complementar, há uma exibição com os 30 livros finalistas do "Photobook Award" dos Encontros da Imagem.


A curta distância, a Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva apresenta a resiliência das mulheres afegãs, pelo olhar da conterrânea Farzana Wahidy, enquanto no Museu Nogueira da Silva o galego Lois Cid aborda o documental fotográfico e a luso-alemã Rita Lino faz a releitura do corpo e do modelo. Já na Escola de Medicina vemos a urbanização precoce das planícies devido às Olimpíadas de Paris'2024, trazida pelo francês Alexandre Silberman. Há ainda tempo para apreciar a investigação sobre luz da finlandesa Maija Savolainen e os diálogos animalescos do português Vasco Rafael Carvalho, respetivamente nos espaços B-lounge do campus de Gualtar (Braga) e de Azurém (Guimarães).


O evento tem o apoio institucional do Ministério da Cultura, da Direção-Geral das Artes, da UMinho e do Município de Braga, além do apoio das embaixadas e da Colômbia, entre outros. O catálogo de 240 páginas da presente edição está em acesso livre em ebooks.uminho.pt. Este festival é uma referência em Portugal pelas suas caraterísticas e dimensão e é um dos mais antigos e reputados do género na Europa, valorizando a arte pelo seu lado estético, de intervenção e de reflexão.

+Info: encontrosdaimagem.com
​​​​​​​​​​​​ ​​Nome do documento
​​​​​​​​   Programa geral.pdf
  • Universidade do
    Minho
  • Largo do Paço
    4704-553 Braga
  • T.:253 601 100, 253 601 109
    E.: gcii@reitoria.uminho.pt
© Universidade do Minho - 2022