Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Portal UMinho

Detalhe do evento




Portal UMinho > PT > Siga a UMinho > Detalhe do evento

 Detalhe do evento

Voltar

UMinho presente no arranque das celebrações do centenário de Agustina Bessa-Luís

Fotos
Convite
Banner
Agustina 100º
Agustina Bessa-Luís
sábado, 15/10/2022
Amarante
Agustina 100º
Sessão solene de abertura das comemorações do centenário de nascimento da escritora acontece este sábado
A Universidade do Minho, enquanto entidade parceira oficial das comemorações do centenário de Agustina Bessa-Luís (1922-2022), vai associar-se à sessão solene de abertura que acontece a 15 de outubro no Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso, em Amarante. Na data em que a autora celebraria 100 anos, este assume-se como o arranque do programa de celebrações em torno da escritora. Na sessão estarão presentes o reitor da UMinho, Rui Vieira de Castro, e a vice-reitora para a Cultura e Território, Joana Aguiar e Silva. Com a duração de um ano, estas celebrações culminarão em outubro de 2023.

A sessão solene será presidida pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, seguindo-se a inauguração das exposições “O feminino, uma história ficcionada” e “A super-menina: Espassos, Letras e Livros”, no Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso e “O rosto do pensamento”, na Biblioteca Albano Sardoeiro, no polo de Vila Meã. A iniciativa culmina com um almoço na Igreja de S. Gonçalo, em Amarante, terra natal de Agustina. No mesmo dia está ainda prevista a estreia de um filme baseado em “A Sibila”, de 1954, um dos romances mais famosos da escritora nascida no concelho de Amarante. Também a 15 de outubro, pelas 22h00, a Orquestra do Norte, dirigida pelo maestro Martim Sousa Tavares, apresenta “Centenário do nascimento de Agustina Bessa-Luís” no Cineteatro Raimundo Magalhães, em Vila Meã.


Ao longo do ano os campi e espaços da UMinho serão palco de um conjunto de iniciativas que vão desde exposições, leituras encenadas, mesas redondas, conversas e tertúlias, para além de ciclos de cinema e projeções de documentários. Todas as iniciativas irão ser promovidas em rede, envolvendo parceiros locais. Para além de acontecerem nos espaços da UMinho, as iniciativas vão decorrer igualmente em locais das cidades de Braga e Guimarães. Recorde-se que a UMinho e a Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva (BLCS) já deram início a um conjunto de iniciativas para relembrar o trabalho e o percurso literário da escritora. A primeira sessão, que se realizou em abril, uma mesa temática que foi moderada por José Manuel Mendes, intitulou-se “No universo de Agustina: nasci adulta e morrerei criança”, e contou com a presença da filha e neta de Agustina, Mónica Baldaque e Lourença Baldaque. A sessão contou ainda com o apoio da Rede Casas do Conhecimento.

A escritora nasceu em Amarante, residiu no Porto e noutros concelhos do Norte de Portugal no decorrer da sua vida, pelo que se torna umbilical o laço que liga a sua obra literária, de valor ímpar, à região Norte. Neste contexto, as comemorações do centenário do nascimento da escritora visam promover o seu legado artístico e cultural, ao mesmo tempo que desenvolvem o estudo e a valorização do seu vínculo territorial ao Norte de Portugal.

A UMinho está entre as instituições promotoras das celebrações do centenário do nascimento de Agustina Bessa-Luís, e integra-se num consórcio coordenado pelo município de Amarante, aos quais se juntam os municípios de Baião, Esposende, Porto, Póvoa de Varzim, Peso da Régua e Vila do Conde, a Direção Regional de Cultura do Norte, as universidades do Porto e de Trás-os-Montes e Alto Douro, Rádio Televisão Portuguesa, Entidade Regional de Turismo do Porto e do Norte, a Fundação de Serralves e a Associação de Turismo do Porto e Norte de Portugal, contando com o apoio institucional da CCDR-NORTE e dos programas comunitário de apoio Norte 2020 e Portugal 2020.

* Video promocional (1m20s): youtube.com/watch?v=7OJ6IbgDaD0

+Info: agustina.pt, www.rtp.pt/noticias/cultura/rtp-associa-se-ao-centenario-de-agustina_v1414659
facebook.com/profile.php?id=100082904784023, www.cm-amarante.pt/pt/centenario-de-agustina-bessa-luis
  • Universidade do
    Minho
  • Largo do Paço
    4704-553 Braga
  • T.:253 601 100, 253 601 109
    E.: gcii@reitoria.uminho.pt
© Universidade do Minho - 2022