Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Portal UMinho

Detalhe do evento




Portal UMinho > PT > Comunidades e Redes > Detalhe do evento

Detalhe do evento

Voltar

15ª RoboParty com 100 equipas de jovens a construir robôs móveis e autónomos

Fotos
Poster
Programa
Banner
Foto: Nuno Gonçalves
Foto: Nuno Gonçalves
Foto: Nuno Gonçalves
Foto: Nuno Gonçalves
Foto: Nuno Gonçalves
Foto: Nuno Gonçalves
Foto: Nuno Gonçalves
30/03/2023 - 01/04/2023
Campus de Azurém, Guimarães
Foto: Nuno Gonçalves
O Laboratório de Automação e Robótica (LAR) da Escola de Engenharia da UMinho e a botnroll.com promovem de 30 de março a 1 de abril a RoboParty 2023, com quase 100 equipas provenientes de todo o país. O evento pedagógico ensina a criar/construir robôs móveis autónomos de forma simples e animada. Esta 15ª edição decorre no pavilhão desportivo do campus de Azurém, em Guimarães, e o público tem entrada livre. A sessão de abertura decorreu na quinta-feira, às 10h00, com a presença de vários convidados, como Guilherme Pereira, pró-reitor da UMinho, e Nelson Felgueiras, vereador do Município de Guimarães, entre outros.

A maioria dos participantes na RoboParty é da faixa etária dos 15 aos 18 anos, sendo que o mais novo tem 11 anos e o menos novo tem 64 anos. No início do evento, as equipas recebem um kit em peças do robô “Bot’n Roll One A”. Segue-se a formação básica em eletrónica, programação e mecânica para permitir a construção do protótipo, num ambiente de entreajuda e com apoio permanente de 80 estudantes, maioritariamente de Engenharia Eletrónica Industrial e Computadores.

Na sexta-feira e no sábado há desafios robóticos, onde os participantes põem os seus robôs à prova, para demonstrar as suas capacidades. Os quatro desafios são: Obstáculos, Race of Champions, Fun Challenge e Dança, sendo este último no sábado às 14h30 e em geral com muito público, pela sua espetacularidade. A prova Fun Challenge continua a ter surpresas para os participantes e os robôs não são 100% autónomos, logo precisam da destreza do seu "mestre". No final, os participantes levam os robôs para casa ou para a escola, para continuarem a aprender.

Ao longo dos três dias non-stop (os jovens trazem saco-cama), há múltiplas atividades lúdicas e desportivas, como apresentação de gadgets, DJ, atuação das tunas Tun'Obebes e Afonsina, aula de pilates, lançamentos de basquetebol
, entre muitas atividades, e internet wireless. As principais novidades deste ano são as demonstrações de outros robôs desenvolvidos pelo Laboratório de Automação e Robótica (Charmie e Futebolistas), a par das formações acreditadas para os professores - MatLab, Simulink e ainda uma nova biblioteca em MatLab para programar o robô botnroll.

"Desde o seu início em 2007, a RoboParty já contou com mais de 6500 jovens entusiastas com vontade de se divertir a aprender eletrónica, programação e mecânica”, afirma Fernando Ribeiro, professor da Escola de Engenharia, que coordena esta iniciativa.
Este é considerado o maior evento de robótica educacional do mundo, ensinando a criar e construir robôs móveis autónomos de forma simples e animada. Trata-se da 15ª edição na cidade-berço, mas também já houve duas edições em Lisboa e uma no Brasil, na Alemanha, no Canadá e na Dinamarca.

- Fotos: facebook.com/uminhooficial/posts/pfbid026Mpxencez1QMifn9PThmkjcJSdjaJiZ62uZUtDK7d5rydhF8YavZt79SjyRM2rNjl
- Fotos de edições anteriores:
www.roboparty.org/fotos/fotos.php
- Vídeo promocional: youtube.com/watch?v=0gdCw-vlY2U
- Reportagem vídeo (4m06s): youtube.com/watch?v=0RkEdicQqfc

+Info: secretaria@roboparty.org, www.roboparty.org, facebook.com/roboparty youtube.com/roboparty, www.dei.uminho.pt, www.eng.uminho.pt, www.sarobotica.pt
​​​​​​​​​​​​ ​​Nome do documento
​​​​​​​​   Press release.pdf
​​​​​​​​   Programa.pdf
  • Universidade do
    Minho
  • Largo do Paço
    4704-553 Braga
  • T.:253 601 100, 253 601 109
    E.: gcii@reitoria.uminho.pt
© Universidade do Minho - 2024