O Instituto de Investigação em Ciências da Saúde (ICVS) vai assinalar o Dia Mundial do Cancro (4 de fevereiro) através da organização do evento “Cancro em Perspetiva” a decorrer durante a manhã do dia 5 de fevereiro na Escola de Medicina da Universidade do Minho. A iniciativa visa apresentar a investigação em cancro do ICVS, bem como promover o debate sobre a investigação realizada e como esta pode ajudar na compreensão e tratamento da doença.
O evento que terá entrada gratuita está destinado a estudantes, investigadores, professores, profissionais de saúde e público em geral e contará com a participação de associações de doentes com cancro, investigadores e médicos. Às 9h10, Rui Henrique (IPO-Porto) irá fazer a primeira intervenção do dia onde apresentará o "Papel da investigação na compreensão e tratamento do cancro". Seguidamente, pelas 10h, a investigadora do ICVS, Fátima Balazar, fará uma breve apresentação da investigação em cancro do ICVS. Haverá ainda espaço para, às 10h45, acontecer uma sessão de apresentação das associações de doentes Evita e Europacolon.
A fechar a manhã, pelas 11h45, decorre no auditório A0.03 da Escola de Medicina uma conversa que será moderada por Fernando Castro da Liga Portuguesa Contra o Cancro. A sessão contará com as intervenções dos investigadores do ICVS, Bruno Costa e Marta Costa, com os médicos Ricardo Fernandes (Hospital de Braga) e Luís Figueiredo (Grupo Trofa Saúde) e ainda com Cristina Nogueira e Vítor Neves, representantes das associações Evita e Europacolon, respetivamente.
O evento terá entrada gratuita.