Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Portal UMinho

Detalhe do evento




Portal UMinho > PT > Comunidades e Redes > Detalhe do evento

Detalhe do evento

Voltar

Lançamento do livro "50 Anos de Abril na Galiza"

Fotos
Apresentação em Vigo
Apresentação em Santiago de Compostela
Apresentação em Braga
Capa do livro
Foto: Diário do Minho
24/04/2024 - 30/04/2024
Vigo, Santiago de Compostela e Braga
Foto: Diário do Minho
A apresentação do livro "50 Anos de Abril na Galiza", coordenado pelos professores Carlos Pazos-Justo e Roberto Samartin, respetivamente das universidades do Minho e da Corunha, decorreu a 24 de abril, às 19h00, no Camões - CCP em Vigo; a 25 de abril, às 10h30, na Faculdade de Filosofia da Universidade de Santiago de Compostela; e a 30 de abril, às 18h00, na Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva, em Braga. A obra foi publicada pela Através Editora.

O volume de 168 páginas, nas livrarias e online, junta diferentes perspetivas sobre o 25 de Abril e o olhar de 12 autores galegos e portugueses, desde o historiador Fernando Rosas, o lusitanista Elias Torres Feijó ou Manuel Durán Clemente, um dos capitães de Abril. A obra reproduz ainda fotos e documentos sobre vários cruzamentos que Abril propiciou nas relações galego-portuguesas, como cumplicidades de âmbito sindical e musical na oposição.

Sinopse

A 25 de Abril de 1974, o Movimento das Forças Armadas, coroando a longa resistência do povo português e interpretando os seus sentimentos profundos, derrubou o regime fascista. Libertar Portugal da ditadura, da opressão e do colonialismo representou uma transformação revolucionária e o início de uma viragem histórica da sociedade portuguesa.

Com renovada surpresa e igual admiração relemos acima o Preâmbulo da Constituição da República Portuguesa, que não é mais, interpretamos, do que uma homenagem à chamada Revolução dos Cravos. É também uma referência ineludível do significado a posteriori de Abril de 1974.

Nesta direção, e em linha com outras muitas atividades e propostas que em Portugal e noutras latitudes vão surgindo, este livro pretende, com lógica comemorativa, assinalar os 50 anos da Revolução dos Cravos a partir da Galiza. Pretende igualmente, com mais modéstia, contribuir para uma maior aproximação ao processo histórico, resgatando também algumas memórias portuguesas e galegas.

Notas biográficas

CARLOS PAZOS-JUSTO. Professor do Departamento de Estudos Românicos da Escola de Letras, Artes e Ciências Humanas da UMinho e investigador do grupo Galabra-UMinho do Centro de Estudos Humanísticos daquela universidade. A sua investigação tem-se centrado nos estudos da cultura e da literatura. É coordenador do Centro de Estudos Galegos da UMinho e presidente da Asociación Internacional de Estudos Galegos. [redegalabra.org/membro/carlospazos]

ROBERTO SAMARTIM. Professor no Departamento de Letras da Universidade da Corunha (UDC). Integra o Grupo de Estudos Territoriais da UdC e a Rede Galabra (grupos na USC e na UMinho). Estuda o funcionamento dos campos culturais e os processos políticos e ideológicos relacionados. Entre outras responsabilidades, foi diretor da Agália. Revista de Estudos na Cultura (2010-2017), vice-decano da Faculdade de Filologia da UdC (2011-2013), secretário-geral da Associação Internacional de Lusitanistas (2011-2014) e editor da www.plataforma9.com (2014-2018). [redegalabra.org/membro/robertosamartim]

+Info:
www.atraves-editora.com/produto/50-anos-de-abril-na-galiza, youtube.com/watch?v=w90WkgPyiVY, usc.gal, pgl.gal/lancamento-do-livro-50-anos-de-abril-na-galiza-em-braga, www.elach.uminho.pt, facebook.com/ceg.universidadedominho, www.blcs.pt
  • Universidade do
    Minho
  • Largo do Paço
    4704-553 Braga
  • T.:253 601 100, 253 601 109
    E.: gcii@reitoria.uminho.pt
© Universidade do Minho - 2025