Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Portal UMinho

Detalhe do evento




Portal UMinho > PT > Comunidades e Redes > Detalhe do evento

Detalhe do evento

Voltar

III Encontro "Ciência para todos" Antena Minho-INL

Fotos
Foto: José Paulo Silva (Correio do Minho)
Foto: José Paulo Silva (Correio do Minho)
Foto: José Paulo Silva (Correio do Minho)
Poster
sexta-feira, 11/10/2024
INL, Braga
Foto: José Paulo Silva (Correio do Minho)
O III Encontro 'Ciência para todos' Antena Minho-INL realizou-se a 11 de outubro, das 9h00 às 12h30, no auditório do INL - Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia, em Braga. A iniciativa foi em parceria com a Universidade do Minho e a Noite Europeia dos Investigadores, tendo como oradores cientistas, autores e comunicadores de ciência nacionais. Este evento presencial foi dirigido ao público em geral, amantes da ciência e curiosos. A inscrição foi gratuita, mas obrigatória, até 09 de outubro no site inl.int .

A primeira edição decorreu a 7 de outubro de 2022 e a segunda edição a 26 de maio de 2023, também no INL. O evento partiu do programa "Comunicar Ciência" da rádio Antena Minho, criado em 2021 por Catarina Loureiro e Jorge Dinis Oliveira, formados na UMinho. O projeto pretende ser uma plataforma onde se possa comunicar ciência para todos os tipos de público. Este desafio tem sido bem-sucedido, com a colaboração de diversos cientistas e comunicadores. O objetivo é ter a ciência ao alcance do público e quem a comunica deve recorrer a linguagens e formatos acessíveis.

PROGRAMA
- Abertura com a peça de dança "Clementina | Entre", pela companhia Arte Total
- Anfitriã: Sara Gabriel Pereira (médica da Unidade de Saúde Pública Vale do Sousa Norte)
- Daniela Gonçalves (professora do ISAVE - Instituto Superior de Saúde do Alto Ave): "Resistência aos antibióticos - um problema de saúde pública"
- Miguel Ricou (professor da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto): "Inteligência artificial - dúvidas e certezas"
- Inês Guimarães (youtuber @MathGurl e aluna da UMinho): "Matemática furada"
- Bernardo Albuquerque Nogueira (investigador do INL): "Do laboratório ao mar - o papel da ciência na adaptação climática"
- Hugo Rodrigues (médico e autor de pediatriaparatodos.com): "Onde se situa a fronteira entre a ciência e a cultura na parentalidade?"

+Info: inl.int/iii-science-communication-meeting-antena-minho-inl, www.antenaminho.pt/podcasts
open.spotify.com/show/791c92PtPoBbCbw6KB58rb?si=8c229cd1f9bd4e11
www.correiodominho.pt/noticias/ciencia-para-todos-da-resposta-a-desafios-ambientais-e-sociais/156047
  • Universidade do
    Minho
  • Largo do Paço
    4704-553 Braga
  • T.:253 601 100, 253 601 109
    E.: gcii@reitoria.uminho.pt
© Universidade do Minho - 2025