Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Portal UMinho

Detalhe do evento




Portal UMinho > PT > Comunidades e Redes > Detalhe do evento

Detalhe do evento

Voltar

Exposição “Conhecer o arquivo histórico hidrográfico do Ave e Cávado”

Fotos
Banner
Poster
Moinho no rio Ave
Imagem do acervo
Imagem do acervo
Imagem do acervo
Foto: Nuno Gonçalves
Foto: Nuno Gonçalves
Foto: Nuno Gonçalves
Foto: Nuno Gonçalves
Foto: Nuno Gonçalves
Foto: Nuno Gonçalves
Foto: Nuno Gonçalves
Foto: Nuno Gonçalves
06/11/2024 - 30/11/2024
Campus de Gualtar, Braga
Foto: Nuno Gonçalves
A Unidade de Serviços de Documentação e Bibliotecas da Universidade do Minho, em colaboração com a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e a Casa Sarmento, apresentam a exposição “Conhecer o arquivo histórico hidrográfico do Ave e Cávado” entre 6 e 30 de novembro, no espaço B-Lounge da Biblioteca Geral da UMinho, no campus de Gualtar, em Braga. A entrada é livre.

A inauguração da mostra foi a 6 de novembro, às 10h00, contou com a intervenção de Antero Ferreira, da Casa de Sarmento, Paula Ramalho e Sofia Silva, da Câmara Municipal de Guimarães, Rafael Soares, doutorando de História da UMinho, e Sofia Vaz, da Agência Portuguesa do Ambiente.

Contextualização

O Arquivo Histórico Hidrográfico das bacias do Ave e Cávado reúne todos os processos de licenciamento e contraordenações desde 1892 até 2008, apresentados à Administração Regional do Norte da Agência Portuguesa do Ambiente.

O acervo dá conhecimento da riqueza e da enorme variedade de aproveitamentos hidráulicos que, ao longo de mais de uma centena de anos, se estabeleceram na Bacia do Ave e na Bacia do Cávado. Estes abrangem os usos mais tradicionais (lavadouros públicos, moinhos e azenhas, lagares de azeite, engenhos de linho e de serrar, encanamentos e rodas hidráulicas para rega), mas também os aplicados nos diferentes processos produtivos industriais (rodas hidráulicas proporcionando força motriz) e na produção hidroelétrica.

* Vídeo promocional (2m09s):
Facebook

+Info: www.csarmento.uminho.pt/exposicao-conhecer-o-arquivo-historico-hidrografico-do-ave-e-cavado
facebook.com/CSarmentoCEP, www.sdum.uminho.pt, facebook.com/BibliotecasUM, apambiente.pt
  • Universidade do
    Minho
  • Largo do Paço
    4704-553 Braga
  • T.:253 601 100, 253 601 109
    E.: gcii@reitoria.uminho.pt
© Universidade do Minho - 2026