Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Portal UMinho

Detalhe do evento




Portal UMinho > PT > Comunidades e Redes > Detalhe do evento

Detalhe do evento

Voltar

Tomada de Posse da Presidência da Escola de Engenharia da UMinho

Fotos
António Vicente
A equipa da Presidência da EEUM - Hélder Puga, Joana Cunha, António Vicente e Daniel Oliveira
A equipa da Presidência da EEUM - Hélder Puga, Joana Cunha, António Vicente e Daniel Oliveira
Foto: FSUMinho
Foto: FSUMinho
Foto: SASUM
Banner
quinta-feira, 09/10/2025
Campus de Azurém, Guimarães
A equipa da Presidência da EEUM - Hélder Puga, Joana Cunha, António Vicente e Daniel Oliveira
O Professor Catedrático António Vicente tomou posse a 9 de outubro de 2025 como Presidente da Escola de Engenharia da Universidade do Minho (EEUM).

A cerimónia contou com o Reitor, Rui Vieira de Castro e teve início pelas 16h30, no auditório B1.10 (nave central) do campus de Azurém, em Guimarães. A sessão pôde também ser acompanhada em direto no YouTube.

António Vicente substituiu no cargo o Professor Pedro Arezes e, para o triénio 2025-28, definiu como Vice-Presidentes os Professores Joana Cunha, Hélder Puga e Daniel Oliveira.

Nota biográfica

António Vicente nasceu no Porto há 54 anos. Licenciou-se em Engenharia Alimentar pela Universidade Católica e doutorou-se e agregou-se em Engenharia Química e Biológica pela UMinho. Nesta academia, é diretor do Colégio Doutoral, vice-presidente da EEUM, professor catedrático do Departamento de Engenharia Biológica (que já dirigiu) e investigador do Centro de Engenharia Biológica e do Laboratório Associado Labbels.

É também autor de 400 artigos científicos, 37 capítulos de livros, cinco livros e quatro patentes. Coordenou vários projetos (inter)nacionais sobre sistemas micro e nanotecnológicos para o setor agroalimentar, sistemas dinâmicos de digestão in vitro, campos elétricos em células e biomoléculas para alteração da sua funcionalidade e novos biorreatores e sua aplicação em bioprocessos.

Faz parte do top 2% de cientistas mais citados do mundo, é membro da International Society of Food Engineering (EUA) e, em Portugal, está no júri do Prémio Nacional de Agricultura (desde 2012) e tem tido vários cargos na Ordem dos Engenheiros e no Colégio de Engenharia Alimentar. Venceu dois “Food and Nutrition Awards” na categoria I&D, o Prémio de Mérito Científico da UMinho e o Diploma de Mérito Científico da EEUM.

Sobre a EEUM

A Escola de Engenharia da UMinho tem sido exemplar na formação e na transferência de conhecimento e tecnologia para a sociedade neste meio século. É a maior Escola da UMinho, com nove departamentos (Informática, Produção e Sistemas, Eletrónica Industrial, Sistemas de Informação, Engenharia Biológica, Engenharia Civil, Engenharia Mecânica, Engenharia de Polímeros e Engenharia Têxtil) e nove centros de investigação (2C2T, Algoritmi, CEB, CMEMS, CTAC, IPC, ISISE, HASLab, METRICs).

Esta Escola conta com 263 docentes de carreira, 132 investigadores doutorados e mais de 100 técnicos. No último ano letivo integrou cerca de 7800 estudantes, distribuídos por 15 licenciaturas, 13 mestrados integrados, 36 mestrados e 20 programas doutorais. A EEUM já foi presidida pelos professores J. Barbosa Romero, Júlio Barreiros Martins, Mário Araújo, Carlos Bernardo, António Guimarães Rodrigues, António Pouzada, António M. Cunha, João Álvaro Carvalho, Paulo Pereira, João Monteiro e Pedro Arezes.

* Reportagem vídeo (1m59s): YouTube
* Transmissão da cerimónia (53m00s): YouTube
* Vídeo da audiência pública do candidato (1h56m):
YouTube

+Info: www.eng.uminho.pt, SASUM
​​​​​​​​​​​​ ​​Nome do documento
​​​​​​​​   Candidatura de António Vicente à Presidência da EEUM.pdf
  • Universidade do
    Minho
  • Largo do Paço
    4704-553 Braga
  • T.:253 601 100, 253 601 109
    E.: gcii@reitoria.uminho.pt
© Universidade do Minho - 2025