A Universidade do Minho (UMinho) organiza na próxima segunda-feira, 15 de dezembro, o Evento Anual da Qualidade’2025 que irá acontecer no auditório da Escola de Ciências (edifício 06) no campus de Gualtar. Este evento propõe-se a motivar uma reflexão em torno de referenciais que promovem práticas de conciliação, bem-estar e desenvolvimento humano nas instituições de ensino superior.
Em discussão estarão as normas NP 4552 (Sistema de Gestão da Conciliação entre a Vida Profissional, Familiar e Pessoal) e NP 4590 (Sistema de Gestão da Felicidade Organizacional), pretendendo-se que o debate potencie a integração destes referenciais no dia-a-dia da UMinho, contribuindo para robustecer a qualidade institucional ao criar condições que favorecem a motivação, o envolvimento e a capacidade de inovação das equipas académicas e técnico-administrativas.
O Evento Anual da Qualidade, Unidade de Serviços de Gestão e Acreditação da Qualidade (USGAQ), acontece num momento em que as instituições de Ensino Superior têm vindo a alargar a incorporar estas dimensões relacionadas com o bem-estar, a experiência de trabalho e o equilíbrio entre a vida pessoal, académica e profissional. Esta evolução acompanha as orientações nacionais e internacionais que reforçam a centralidade das pessoas nos processos de melhoria contínua e que valorizam ambientes institucionais mais saudáveis, inclusivos e sustentáveis.
A iniciativa arrancará às 9:15 e contará, na sua abertura, com a intervenção do reitor da UMinho, Pedro Arezes, seguindo-se a palestra “Felicidade no Trabalho”, a cargo de Reinaldo Santos, especialista em bem-estar e felicidade organizacional. A partir das 10h50 está prevista uma mesa redonda de discussão que juntará Ana Sofia Rodrigues, vice-presidente para a Qualidade e Responsabilidade Social do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Heliana Silva, diretora do Departamento de Apoio ao Administrador dos Serviços de Ação Social da UMinho, e Luís Guedes, presidente da Associação Académica da UMinho. A sessão de encerramento ficará a cargo de Lígia Rodrigues, pró-reitora da UMinho com o Pelouro Pessoas, Planeamento e Qualidade.
Toda a comunidade académica está convidada a participar.