A Universidade do Minho (UMinho) deu início ao processo de implementação do Student Involvement and Participation Assessment and Support System (SI-PASS), tornando-se a primeira instituição de ensino superior em Portugal a avançar com este programa internacional de referência, focado na promoção do sucesso académico, do envolvimento estudantil e do bem-estar no ensino superior.
O SI-PASS é um modelo estruturado de apoio aos estudantes, amplamente implementado a nível internacional, que combina aprendizagem colaborativa, participação ativa dos estudantes e práticas pedagógicas baseadas em evidência, com particular impacto na transição, integração e sucesso no primeiro ano do ensino superior, nomeadamente nas unidades curriculares mais desafiantes. Esta comunidade da qual a UMinho faz agora parte conta com mais de 50 anos desde que o programa foi criado nos Estados Unidos da América e encontra-se espalhado em mais de 1500 instituições de ensino superior de mais de 30 países. Na Europa acumula já 30 anos de experiência com o programa a ser implementado em mais de 75 instituições de ensino superior de 12 países.
O arranque formal do processo foi assinalado com uma formação dinâmica, intensiva e inspiradora, conduzida pelo European Centre for SI-PASS e que reuniu participantes nacionais e internacionais. Ao longo das sessões foram apresentados fundamentos teóricos do modelo, exemplos de boas práticas internacionais, metodologias de implementação e estratégias concretas de adaptação ao contexto institucional, promovendo uma reflexão crítica e orientada para a ação sobre modelos eficazes de apoio aos estudantes.
Esta iniciativa insere-se no âmbito do Projeto SouUMinho 5.0 e conta com o apoio operacional da Unidade de Serviços de Apoio às Atividades de Educação (USAAE), bem como com o envolvimento ativo das Unidades Orgânicas da UMinho. Destaca-se, neste processo, a participação dos ativa do pessoal técnico, administrativo e de gestão (PTAGs) das Unidades Orgânicas, que irão desempenhar um papel central na aplicação do programa junto dos estudantes das respetivas Escolas e Institutos, em estreita articulação com os docentes das mesmas.
A implementação do SI-PASS está prevista para acontecer no ano letivo de 2026/27 e desenvolver-se-á de forma faseada, integrando momentos de consulta e auscultação a estudantes e PTAGs, capacitação das equipas envolvidas e acompanhamento e avaliação contínua, assegurando uma abordagem participada, sustentada e baseada em evidência.
Com este passo, a UMinho reforça o seu compromisso com a inovação pedagógica, a internacionalização e o desenvolvimento de políticas institucionais centradas nos estudantes, alinhadas com as prioridades europeias para a melhoria da experiência académica e do sucesso estudantil.
Docentes interessados em conhecer melhor o modelo, refletir sobre a sua aplicação nas respetivas áreas científicas ou integrar na implementação são encorajados a manifestar o seu interesse e a entrar em contacto.