Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Portal UMinho

COVID-19




Portal UMinho > PT > Viver > COVID-19
​​​​​​

COVID-19



Última Atualização: 2021.05.10​​​​​​​​​​​​

Considerando a necessidade de a Universidade do Minho assumir uma posição que contribua ativamente para a prevenção e o controlo da pandemia, a Comissão de Elaboração e Gestão do Plano de Contingência Interno COVID-19 atenta à evolução da situação epidemiológica da COVID-19, que vem acompanhando em permanência, promove a atualização regular do conteúdo desta página que constitui o canal privilegiado de compilação e divulgação de informação específica à Universidade do Minho e de medidas de controlo da doença.



Mensagem do Reitor:


A Universidade do Minho, a nossa Região e o nosso País foram fortemente afetados pela Pandemia. Soubemos reagir à adversidade. Mantêm-se, no entanto, desafios à nossa frente; desafios que requerem de nós respostas adequadas. Temos que saber prevenir. Temos que nos Proteger. E estas são condições para que possamos prosseguir o rumo normal das nossas atividades. Apelo à colaboração e da nossa comunidade: este é um combate de todos!





UMinho aderiu ao “Programa de Testagem Cruz Vermelha Portuguesa (CVP) – Ensino Superior”


A Universidade do Minho aderiu ao “Programa de Testagem Cruz Vermelha Portuguesa (CVP) – Ensino Superior”, que permitirá o rastreio voluntário e gratuito dos membros da comunidade académica que retomam a atividade presencial e que não tenham sintomas sugestivos de COVID-19, nem história de infeção por SARS-CoV-2, confirmada laboratorialmente, nos últimos noventa dias. Pelo princípio de precaução, deve realizar o teste mesmo quem já tiver sido vacinado.

O rastreio, a realizar por equipas móveis da Cruz Vermelha Portuguesa, terá por base testes rápidos de antigénio para SARS-CoV-2, em amostras do trato respiratório (recolha com zaragatoa de exsudado nasofaríngeo).

A Coordenação Nacional de Emergência da CVP prevê a deslocação de três equipas à Universidade do Minho (duas no campus de Gualtar e uma no campus de Azurém), entre os dias 19 e 23 de abril e 26 e 30 de Abril, no horário compreendido entre as 9h00 e as 13h00 e as 14h00 e as 18h00. Os locais previstos para as recolhas das amostras são os Pavilhões Desportivos de Gualtar e Azurém, respetivamente os Edifícios 09 e 17.

Quem pretender realizar o teste deve inscrever-se previamente, através do preenchimento de um formulário acessível na zona restrita da INTRANET (https://intranet.uminho.pt), em “Área Pessoal” | “COVID-19” | “Rastreio COVID-19”, e no PORTAL ACADÉMICO (https://alunos.uminho.pt), em “O meu perfil” | “Rastreio COVID-19”. Nessas áreas, terá a oportunidade de escolher o local, dia e hora desejados para a testagem.

Após confirmação da inscrição, pelo próprio, deixa de ser possível alterar ou proceder a nova marcação. Os dados são transmitidos à Cruz Vermelha Portuguesa para introdução no SINAVE (Sistema Nacional de Vigilância Epidemiológica) com 24 horas de antecedência (a inscrição para cada dia útil encerram às 08h00 da véspera, à exceção da segunda-feira, em que encerram às 14h00 de sábado).

Os interessados poderão inscrever-se no Portal Académico, a partir das 12h00 do dia 16 de abril, e na Intranet, a partir das 09h00 do dia 21 de abril. A listagem das pessoas a testar em cada dia terá de ser partilhada com a CVP com a antecedência de 24 horas, pelo que nesta fase será pertinente a inscrição célere dos estudantes que quiserem ser testados nos primeiros dias.

No dia selecionado, os inscritos deverão comparecer à porta do local de colheita escolhido com quinze minutos de antecedência, para reduzir os tempos de espera e os ajuntamentos, cumprindo as regras de segurança. Deverão fazer-se acompanhar de cartão de cidadão ou passaporte. A eficácia desta operação de proteção da Saúde Pública exigirá o compromisso e a pontualidade de todos. Não faltem e sejam pontuais!

Os resultados serão comunicados por SMS e correio eletrónico a todos os que realizarem o teste. Em caso de resultado positivo, deverá seguir as regras da DGS e aguardar contacto e indicações das autoridades de saúde.

Atendendo a que alguns membros da comunidade reportaram, oportunamente, contratempos que os impediam de comparecer na data e hora reservados, será dada uma oportunidade de entre as 14h00 e as 24h00 do dia 23 de abril (sexta-feira) procederem à respetiva remarcação.

Se ainda não se inscreveu poderá fazê-lo até às 08h00 do dia 29 de abril. É pelo bem e segurança de todos!

  • Universidade do
    Minho
  • Largo do Paço
    4704-553 Braga
  • T.:253 601 100, 253 601 109
    E.: gcii@reitoria.uminho.pt
© Universidade do Minho - 2021