Descrição
O programa Doutoral em Química (PDQ) tem como objetivo formar profissionais com uma base sólida em Química nomeadamente nas vertentes de Química Orgânica e Biológica e no desenvolvimento de Métodos de Análise Química.
O curso providencia uma preparação multidisciplinar, com critérios de escolha totalmente livres por parte dos estudantes, sem descurar o aprofundamento em cada subárea de formação em tópicos contemporâneos, com métodos de investigação avançados.
A estrutura do PDQ inclui uma componente curricular (60 ECTS) seguida pelo desenvolvimento de um Projeto de Investigação em temáticas da Química Fundamental ou Aplicada perfazendo no total 210 ECTS, distribuídos ao longo de 4 anos para a obtenção do grau. A tipo de exemplos de tópicos de investigação do Centro de Química/UM que poderão ser tratados: Síntese e “Design” de novos fármacos; Desenvolvimento de novos materiais; Nanoquímica com aplicação em “drug delivery”; Síntese de nanoestruturas; Nanomateriais com aplicações tecnológicas; Electrossíntese verde. O projeto, a ser desenvolvido em contexto académico e/ou profissional, deve contribuir de forma significativa para avanços científicos e tecnológicos.
O estudante antes de iniciar o seu trabalho laboratorial com consequente trabalho para realizar a Tese, escolhe uma série de UC que lhes vão conferir ECTS, de modo a colmatar eventuais deficiências de formação ou aprendizagem de competências necessárias para o seu trabalho de Tese.
O programa de formação do PDQ é maioritariamente assegurado pelo corpo de docente/ investigador doutorado do Departamento de Química com possível colaboração de investigadores de outras instituições nacionais ou estrangeiras, na lecionação de cursos avançados de curta duração e/ou seminários.
Resultados de aprendizagem
Os doutorados deverão ser capazes de:
1. aplicar os conhecimentos adquiridos na resolução de problemas dentro de um contexto multidisciplinar;
2. analisar criticamente os resultados obtidos e comunicá-los à comunidade científica e à sociedade em geral;
3. interpretar e equacionar problemas científico-tecnológicos novos;
4. sintetizar ideias novas e ter a percepção da sua relevância económica e social;
5. promover uma visão ampla e interdisciplinar da investigação actual em Química;
6. contribuir para avanços científicos e tecnológicos, em contexto académico e/ou profissional.
Acesso a estudos superiores
Este curso confere a capacidade técnico-científica para acesso a cursos de pós-doutoramento.
Saídas profissionais
- Investigador e docente em instituições de ensino superior publico ou privado
- Investigador em laboratórios e instituições de investigação e desenvolvimento
- Profissional da indústria química, agroalimentar, têxtil, farmacêutica, do ambiente e de cosmética e perfumaria
- Especialista em empresas de serviços de consultadoria