Descrição
A Licenciatura em Educação Básica tem uma duração de 3 anos e 180 unidades de créditos ECTS. Apresenta, de acordo com a legislação em vigor, uma estrutura curricular organizada em quatro componentes de formação:
a) Área de Docência;
b) Área Educacional Geral;
c) Didáticas Específicas;
d) Iniciação à Prática Profissional.
Este ciclo de estudos forma técnicos de educação básica capazes de intervir em diversos contextos educativos, dotando-os de saberes e competências que lhes permitem: observar e avaliar esses contextos, em que poderão vir a desenvolver atividade profissional; construir uma visão global sobre as crianças e os seus contextos de vida e aprendizagem; desenvolver capacidades de aprendizagem, espírito crítico e inventivo, curiosidade intelectual e abertura à diversidade, numa perspetiva de formação ao longo da vida; aceder a diversos mestrados, alguns dos quais habilitam para a docência na Educação Pré-escolar e no 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico.
Dispõe de um corpo docente doutorado em diversas áreas do conhecimento. A sua vasta experiência e a investigação produzida, no âmbito da formação de educadores e professores do ensino básico, permitem a utilização e adequação de diversas metodologias de ensino, privilegiando as ativas, reflexivas, investigativas, experienciais e participativas, que estimulam o trabalho autónomo e colaborativo dos estudantes.
Durante a formação, os estudantes têm a oportunidade de observarem diferentes contextos educativos formais e não formais, refletirem sobre esses contextos e construírem projetos de investigação e inovação pedagógica. São também convidados a participarem e/ou organizarem eventos pedagógicos, culturais e artísticos, como seminários, workshops, mostras de trabalhos, etc. O ciclo de estudos possui ainda infraestruturas adequadas, equipamentos científico-didáticos e materiais necessários ao cumprimento dos seus objetivos.
Resultados de aprendizagem
1. Demonstrar conhecimento e compreensão dos saberes das diversas componentes de formação, relevantes para o desempenho profissional em contextos da Educação Básica.
2. Construir uma visão global e articulada da Educação Básica nas vertentes política, organizacional, curricular, psicopedagógica e social.
3. Mobilizar e aplicar, de forma integrada, conhecimentos na prática profissional, em função das necessidades das crianças e da natureza e solicitações dos contextos.
4. Demonstrar competências de observação, análise, avaliação e reflexão sobre os diversos contextos educativos que integram a Educação Básica.
5. Utilizar competências de pesquisa, que permitam elaborar projetos de intervenção para a resolução de problemas e a mudança das práticas e dos contextos.
6. Comunicar informação, ideias, problemas e soluções em situações de interação profissional colaborativa.
7. Evidenciar estratégias cognitivas e metacognitivas que os tornem autónomos. numa perspetiva de formação ao longo da vida.
8. Manifestar atitudes próprias da deontologia profissional, nomeadamente a responsabilidade, a coerência, o envolvimento e o respeito pelos outros.
Acesso a estudos superiores
Este curso confere a capacidade técnico-científica para acesso a diversos Mestrados, alguns dos quais habilitam para a docência na Educação Pré-escolar e no 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico, designadamente os mestrados em: Educação Pré-Escolar; Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º CEB; Ensino do 1º CEB e de Matemática e Ciências Naturais no 2º CEB; Ensino do 1º CEB e de Português e História e Geografia de Portugal no 2º CEB.
Saídas profissionais
A Licenciatura em Educação Básica, possibilitando a aquisição de competências abrangentes nas diferentes áreas do saber científico, tecnológico, artístico, humanístico e pedagógico, abre uma diversidade de saídas profissionais no âmbito da educação infantil e básica.
Este Ciclo de Estudos habilita para o exercício de funções educativas não letivas, designadamente em:
- Centros de apoio ao estudo acompanhado e ateliers de ocupação de tempos livres;
- Instituições que promovam o acompanhamento de crianças no prolongamento do horário;
- Projetos de inovação pedagógica;
- Projetos de animação de bibliotecas escolares e públicas e de mediação/promoção da leitura;
- Serviços de acompanhamento do estudo de crianças hospitalizadas ou impossibilitadas de frequentar a escolar;
- Serviços de apoio escolar a imigrantes;
- Serviços de apoio a crianças com necessidades educativas especiais.