Descrição
Este Mestrado visa capacitar professores para o desempenho no 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico (CEB) com um perfil comum, possibilitando uma aproximação e articulação entre as práticas destes dois níveis, aproveitando as mais valias em termos de enriquecimento mútuo que este perfil pode vir a representar para facilitar as transições na educação das crianças. Dá continuidade à formação obtida na Licenciatura em Educação Básica e confere habilitação profissional para a docência de professores com um perfil integrado, para o 1.º CEB, e especializados em ensino de Ciências Naturais e Matemática, para o 2º CEB.
O curso desenvolve competências nas seguintes dimensões: dimensão profissional, social e ética; dimensão de desenvolvimento do ensino e da aprendizagem; dimensão da participação na escola e de relação com a comunidade; e dimensão de desenvolvimento profissional ao longo da vida, nas quais se valoriza a formação como elemento constitutivo da prática profissional, construída a partir da observação, da intervenção e da avaliação envolvendo, neste processo, o recurso constante à investigação e a reflexão critica.
Este Mestrado inclui as seguintes componentes de formação: Área de docência; Área educacional geral; Didáticas específicas; Área cultural, Social e Ética e Iniciação à prática profissional. É constituído por uma parte curricular e por um estágio, a realizar em contexto profissional, sobre o qual será elaborado um relatório. Este estágio decorre em Escolas do Ensino Básico, com as quais a Universidade do Minho estabelece protocolos de cooperação.
Para a melhor concretização de resultados, o Instituto de Educação (IE) preocupa-se em mobilizar para este projeto os docentes melhor preparados para o mesmo, dispondo para isso de doutores em todas as áreas de conhecimento, bem como das suas didáticas, os quais possuem também larga experiência de supervisão de estágios no 1º e 2º CEB. O IE conta ainda, neste curso, com a participação da Escola de Ciências.
Resultados de aprendizagem
1. Promover o conhecimento de perspetivas teóricas relevantes para a compreensão dos fenómenos educativos;
2. Proporcionar o aprofundamento dos conhecimentos disciplinares pertinentes para o desempenho profissional, em especial da Matemática e das Ciências;
3. Proporcionar os instrumentos teóricos, técnicos e estratégicos para a construção de projetos curriculares adequados aos contextos;
4. Selecionar metodologias e recursos diversificados e criativos na gestão dos processos de ensino e aprendizagem que permitam criar ambientes de qualidade;
5. Utilizar diferentes modalidades de avaliação, com recurso a diversas estratégias e instrumentos;
6. Promover a articulação e continuidade educativa entre os dois níveis de ensino básico (1º e 2º ciclo);
7. Estimular o desenvolvimento de competências de aprendizagem, o espírito crítico e inventivo, a curiosidade intelectual, a abertura à diversidade, o trabalho colaborativo, numa perspetiva de formação permanente.
8. Evidenciar atitudes e estratégias investigativas, eticamente sustentadas, que capacitem para uma intervenção fundamentada e criteriosa.
Acesso a estudos superiores
Este curso confere a capacidade técnico-científica para acesso a cursos do ciclo seguinte (Doutoramento).
Saídas profissionais
O Ciclo de Estudos Conducente ao Grau de Mestre em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2º Ciclo do Ensino Básico, criado no âmbito da implementação do processo de Bolonha, confere habilitação profissional para a docência nos grupos de recrutamento 110 e 230. As principais entidades empregadoras são o Ministério da Educação (ME) e os estabelecimentos de ensino particular e cooperativo. O estatuto da carreira docente dos Educadores de Infância e dos Professores dos Ensinos Básico e Secundário, Decreto-Lei nº 41/2012 de 21 de fevereiro, regula as funções docentes no âmbito dos estabelecimentos públicos de educação pré-escolar e dos ensinos básico e secundário na dependência do ME.