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Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado) 2021/2022

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Geral


Grau Académico:
  • Mestre
ECTS:
120
Duração:
4 semestres letivos
Regime:
Diurno
Local:
Campus de Gualtar, Braga (UM)
Área científica predominante:
  • Formação de Professores

Contactos


    Instituto de Educação
    Campus de Gualtar
    4710-057 Braga

    Tel: +351 253604240 Fax: +351 253604659
    E-Mail: cpedagogico@ie.uminho.pt
    URL: http://www.ie.uminho.pt

Descrição


Este Mestrado visa capacitar professores para o desempenho no 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico (CEB) com um perfil comum, possibilitando uma aproximação e articulação entre as práticas destes dois níveis, aproveitando as mais valias em termos de enriquecimento mútuo que este perfil pode vir a representar para facilitar as transições na educação das crianças. Dá continuidade à formação obtida na Licenciatura em Educação Básica e confere habilitação profissional para a docência de professores com um perfil integrado, para o 1.º CEB, e especializados em ensino de Ciências Naturais e Matemática, para o 2º CEB.
O curso desenvolve competências nas seguintes dimensões: dimensão profissional, social e ética; dimensão de desenvolvimento do ensino e da aprendizagem; dimensão da participação na escola e de relação com a comunidade; e dimensão de desenvolvimento profissional ao longo da vida, nas quais se valoriza a formação como elemento constitutivo da prática profissional, construída a partir da observação, da intervenção e da avaliação envolvendo, neste processo, o recurso constante à investigação e a reflexão critica.
Este Mestrado inclui as seguintes componentes de formação: Área de docência; Área educacional geral; Didáticas específicas; Área cultural, Social e Ética e Iniciação à prática profissional. É constituído por uma parte curricular e por um estágio, a realizar em contexto profissional, sobre o qual será elaborado um relatório. Este estágio decorre em Escolas do Ensino Básico, com as quais a Universidade do Minho estabelece protocolos de cooperação.
Para a melhor concretização de resultados, o Instituto de Educação (IE) preocupa-se em mobilizar para este projeto os docentes melhor preparados para o mesmo, dispondo para isso de doutores em todas as áreas de conhecimento, bem como das suas didáticas, os quais possuem também larga experiência de supervisão de estágios no 1º e 2º CEB. O IE conta ainda, neste curso, com a participação da Escola de Ciências.

Resultados de aprendizagem


1. Promover o conhecimento de perspetivas teóricas relevantes para a compreensão dos fenómenos educativos;
2. Proporcionar o aprofundamento dos conhecimentos disciplinares pertinentes para o desempenho profissional, em especial da Matemática e das Ciências;
3. Proporcionar os instrumentos teóricos, técnicos e estratégicos para a construção de projetos curriculares adequados aos contextos;
4. Selecionar metodologias e recursos diversificados e criativos na gestão dos processos de ensino e aprendizagem que permitam criar ambientes de qualidade;
5. Utilizar diferentes modalidades de avaliação, com recurso a diversas estratégias e instrumentos;
6. Promover a articulação e continuidade educativa entre os dois níveis de ensino básico (1º e 2º ciclo);
7. Estimular o desenvolvimento de competências de aprendizagem, o espírito crítico e inventivo, a curiosidade intelectual, a abertura à diversidade, o trabalho colaborativo, numa perspetiva de formação permanente.
8. Evidenciar atitudes e estratégias investigativas, eticamente sustentadas, que capacitem para uma intervenção fundamentada e criteriosa.

Acesso a estudos superiores


Este curso confere a capacidade técnico-científica para acesso a cursos do ciclo seguinte (Doutoramento).

Saídas profissionais


O Ciclo de Estudos Conducente ao Grau de Mestre em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2º Ciclo do Ensino Básico, criado no âmbito da implementação do processo de Bolonha, confere habilitação profissional para a docência nos grupos de recrutamento 110 e 230. As principais entidades empregadoras são o Ministério da Educação (ME) e os estabelecimentos de ensino particular e cooperativo. O estatuto da carreira docente dos Educadores de Infância e dos Professores dos Ensinos Básico e Secundário, Decreto-Lei nº 41/2012 de 21 de fevereiro, regula as funções docentes no âmbito dos estabelecimentos públicos de educação pré-escolar e dos ensinos básico e secundário na dependência do ME.

Acesso


25

Vagas

12

Mínimo

Formas de acesso


O acesso a este ciclo de estudos processa-se mediante apresentação de candidatura em:
https://alunos.uminho.pt/PT/candidatos/Mestrados/Paginas/default.aspx

Esta informação não dispensa a consulta do Regulamento Académico da Universidade do Minho e outros documentos oficiais.

Critérios de Ingresso


Apenas podem candidatar-se ao ingresso neste ciclo de estudos os titulares da licenciatura em Educação Básica (de acordo com o Artigo 18º , do Decreto-Lei n.º 79/2014).
É ainda condição de acesso ao Mestrado a aprovação numa prova de domínio escrito e oral da Língua Portuguesa, de acordo com o previsto no art.º 17º do Decreto-Lei nº 79/2014.

Informação Adicional


Plano de Estudos


Avaliação/Acreditação


Estado de acreditação pela A3ES:
Acreditado
Data de publicação da decisão:
01-04-2022
Deliberação da A3ES:
Número de Registo:
R/A-Cr 299/2015
Data de Registo:
15-10-2015
Validade:
30-07-2024

  • Universidade do
    Minho
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  • T.:253 601 100, 253 601 109
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