Descrição
O Mestrado em Negócios Internacionais visa formar recursos humanos qualificados, dotados de conhecimentos teóricos, capacidades e competências para lidar com a diversidade cultural, económica e regulatória dos mercados internacionais. Oferece uma abordagem multidisciplinar, que inclui estratégia, gestão, marketing, economia e direito, com o objetivo de abarcar a complexidade das práticas dos negócios internacionais, complementada com um conjunto de conferências, seminários, palestras e workshops, que visam proporcionar o desenvolvimento de competências técnicas no domínio da análise de dados (Excel, SPSS, Stata, …) e das competências pessoais que são valoradas no momento da entrada no mercado de trabalho (tais como criatividade, liderança, capacidade de negociação, imagem profissional e inteligência emocional). Esta formação deverá promover a integração no mercado de trabalho, formando profissionais aptos a trabalhar em empresas e organizações que operam em contexto internacional, dentro e fora do seu país de origem, e/ou atualizando e aprofundando os conhecimentos nestas áreas do saber, proporcionando oportunidades para a progressão nas carreiras profissionais em curso ou a reconversão profissional.
Resultados de aprendizagem
1. Proporcionar uma formação sólida em áreas do conhecimento que são fundamentais para as empresas e organizações que operam em contexto internacional, nomeadamente: ambiente de negócios internacionais, economia global, regulamentação das trocas transfronteiriças, estratégias de internacionalização, marketing internacional, gestão internacional da cadeia global de fornecimentos, responsabilidade social e ambiental, negociação em contextos interculturais e economia política dos negócios internacionais.
2. Proporcionar a consciência, o conhecimento e a compreensão das questões que afetam os negócios internacionais em vários cenários e contextos dos mercados e cadeias de abastecimento globais.
3. Desenvolver a capacidade de produzir uma análise critica das operações, decisões e estratégias de negócios internacionais, fundamentada em diferentes perspetivas teóricas;
4. Proporcionar conhecimento e habilidades abrangentes para o desenvolvimento profissional em empresas multinacionais, organizações não-governamentais, organizações internacionais multilaterais
5. Proporcionar o desenvolvimento de competências de pesquisa académica;
6. Proporcionar o desenvolvimento de competências transferíveis adequadas para enfrentar os desafios do emprego / autoemprego e das atividades empresariais num contexto de globalização económica;
7. Ajudar a desenvolver uma mentalidade global.
Acesso a estudos superiores
Este curso confere a capacidade técnico-científica para acesso a cursos do 3º ciclo nas áreas de Economia e Gestão.
Saídas profissionais
Oferecendo um bom equilíbrio entre conhecimento teórico e aplicação prática, pretende-se que este programa seja atrativo para alunos nacionais e estrangeiros interessados em aumentar a sua empregabilidade e expandir as oportunidades de carreira em empresas e organizações, nacionais ou estrangeiras, orientadas para as atividades internacionais de comércio, produção, subcontratação e/ou logística, ocupando postos de gestão, bem como tarefas especializadas, em áreas como:
Gestão de negócios internacionais; Gestão de projetos e desenvolvimento de negócio; Consultoria de negócio; Gestão de clientes; Assessoria de negócios; Análise de mercados, Desenvolvimento de negócios, Marketing internacional, Empreendedorismo internacional.