Descrição
O Mestrado propõe a especialização superior pós-graduada em diversas áreas ligadas à fileira têxtil e moda, nomeadamente no marketing, na comunicação (presencial e digital), na divulgação e apresentação de produtos e serviços do setor da moda. Esta área revela-se essencial no desempenho da cadeia de valor, fortemente dependente da capacidade das empresas e marcas comunicarem de forma eficaz quer com clientes e fornecedores quer com uma complexa rede de distribuidores, retalhistas, media sociais generalistas e especializados, prescritores e muitos outros profissionais e setores que estão direta e indiretamente associados à cadeia de valor a nível global.
As unidades curriculares abrangem todo o espectro destas aplicações, com unidades curriculares opcionais que permitem ao estudante adquirir competências adicionais, representando uma mais valia na sua formação. É dado especial ênfase ao desenvolvimento de projetos práticos, desenvolvidos individualmente ou em grupo e de preferência em parceria com as empresas.
Resultados de aprendizagem
1. Proporcionar formação avançada e de vanguarda em Design para a Comunicação de Moda e Marketing, correspondente às necessidades de criação de produtos de comunicação e de marcas de moda diferenciados, exaltando o alto valor acrescentado dos produtos trabalhados, com impacto sobre a sustentabilidade das empresas da cadeia de valor da Indústria Têxtil e Vestuário (ITV) e moda nacional;
2. Dinamizar a formação de equipas multidisciplinares com competências estruturadas e integradas para gerir todo o processo de conhecimento de mercado e criação de marcas e sua comunicação no setor da moda têxteis e de vestuário, que correspondam a novas oportunidades de mercado e/ou à criação de valor real para os seus públicos-alvo;
3. Criar condições de desenvolvimento de atividades de I&D na área de Marketing e Design de Moda e Comunicação de Moda, tendo em conta as especificidades dos domínios do conhecimento que a integram.
Acesso a estudos superiores
Este curso confere a capacidade técnico-científica para acesso a cursos do 3º ciclo (Doutoramento).
Saídas profissionais
Designers de comunicação especializada, gestores de comunicação de marketing, merchandisers, editores de moda, diretores/organizadores de eventos de moda, consultores de imagem, fashion stylist, gestores de comunicação e imagem em empresas da cadeia têxtil/vestuário/acessórios ou afins. Estas competências são horizontalmente transferíveis para outros setores industriais e atividades de indústrias criativas.