2) Proporcionar o aprofundamento dos distintos métodos de intervenção numa abordagem de saúde integrada centrada na pessoa; 3) Oferecer oportunidades de treino de competências para desenvolvimento e implementação de programas de intervenção baseados na prestação de cuidados de saúde integrados; 4) Contribuir para a melhoria dos indicadores de saúde e as taxas de adesão terapêutica dos utentes com doença crónica; 5) Sensibilizar para a importância da prevenção das doenças mentais e psicossomáticas na prestação dos cuidados de saúde; 6) Contribuir para a diminuição dos custos em saúde, com uma utilização mais eficaz e sustentada dos recursos disponíveis; 7) Promover o interesse pela investigação contribuindo para a prática baseada na evidência em cuidados de saúde integrados centrados na pessoa; 8) Fomentar o sentido crítico e um olhar interrogador sobre a implementação e resultados da prestação de cuidados de saúde integrados ao nível dos utentes e cuidadores; 9) Contribuir para a promoção do bem-estar e qualidade de vida dos utentes, cuidadores e profissionais de saúde; 10) Participar em atividades de educação interprofissional em saúde para a prática colaborativa na prestação de cuidados de saúde.
Em termos de resultados de aprendizagem, os formandos no final do curso, devem:1 - Identificar os modelos em que se baseiam as abordagens em cuidados de saúde integrados e centrados na pessoa;2 - Desenvolver programas de intervenção baseados nos cuidados de saúde integrados centrados na pessoa;3 - Integrar o utente e os seus familiares/cuidadores no processo de definição da intervenção dos cuidados de saúde, ou seja, na equipa terapêutica;4 - Promover a ativação comportamental do utente para a obtenção dos resultados de saúde desejados e as mudanças de comportamento necessárias;5 - Melhorar o acesso a um modelo de parceria de cuidados ao nível do tratamento do utente;6 - Fazer triagem, intervenção e encaminhamento do utente e seus familiares no modelo de organização de cuidados de saúde integrados e centrado na pessoa;7 - Demostrar competências psicológicas intrapessoais e interpessoais de comunicação na prática clínica, nas equipas de saúde;8 - Identificar programas interprofissionais de prática colaborativa baseados na evidência.
Podem candidatar-se a este curso de formação especializada, os profissionais e saúde com formação especifica na área da psicologia, medicina, enfermagem, serviço social, gestão em saúde e demais áreas afins com a prestação, gestão e /ou organização dos cuidados de saúde. Tratando-se de um curso de formação especializada, terão perfil mais adequado os candidatos que já tenham experiência clínica ou académica (licenciatura/mestrado) particularmente os que integram equipas ou consultas multidisciplinares no âmbito dos cuidados de saúde ou ainda aqueles para quem o aprofundamento do conhecimento sobre a educação interprofissional para uma prática colaborativa em saúde seja relevante;
A seriação dos candidatos será feita pelo Coordenador do Curso de acordo com a avaliação curricular sendo dada prioridade aos profissionais inseridos em equipas interprofissionais ou consultas multidisciplinares de saúde, na prestação de cuidados.
As candidaturas decorrem entre os dias 12 de dezembro de 2023 e 12 de janeiro de 2024 e têm lugar na página:
A divulgação dos resultados das candidaturas decorre até ao dia 19 de janeiro de 2024.
As inscrições decorrem entre os dias 22 e 26 de janeiro de 2024.