Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Portal UMinho




Portal UMinho > PT > Ensino > Oferta Educativa > Cursos Não Conferentes de Grau

Motivação e Autorregulação da Aprendizagem (Curso Breve Creditado) 2023/2024

Voltar


Geral


Grau Académico:
  • Não Aplicável
ECTS:
5
Duração:
15 semanas
Regime:
Diurno
Local:
Nenhum
Área científica predominante:
  • Psicologia

Contactos


    Escola de Psicologia
    Campus de Gualtar
    4710-057 Braga

    Tel: +351 253604220 Fax: +351 253604224
    E-Mail: cpedagogico@psi.uminho.pt
    URL: http://www.psi.uminho.pt

Descrição


Este curso enquadra-se no âmbito da formação educativa oferecida pela Escola de Psicologia e visa promover o desenvolvimento de competências integradas no domínio da Psicologia da Educação, mais concretamente na área da Psicologia da Motivação e dos processos de Autorregulação da Aprendizagem. Esta formação apresenta uma natureza profissionalizante e foi desenhada em colaboração com profissionais de instituições da Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade (CNIES) para responder às suas necessidades educativas no domínio da formação em competências transversais profissionalizantes. A ligação entre uma formação académica sólida e a prática educativa baseada na evidência é uma marca da formação da EPsi -UMinho e deste curso em particular. Propõe-se uma formação especializada na área da Psicologia da Educação, com vista à promoção de competências-chave para o exercício da função educativa. Este curso pretende equipar os profissionais da área da educação com competências transversais, consideradas cruciais para responder às exigências dos processos de aprendizagem de crianças e de jovens, numa sociedade em constante transformação. O programa é diferenciado das ofertas existentes no mercado, concentrando esforços no desenvolvimento de uma estratégia integrada para a promoção do sucesso educativo. Aborda conteúdos relacionados com os processos motivacionais e de autorregulação.

Resultados de aprendizagem


1. Identificar os fundamentos teóricos e empíricos dos processos motivacionais.
2. Identificar o conceito de autorregulação da aprendizagem.
3. Aplicar as fases de implementação de um projeto de intervenção educativa no domínio da autorregulação da aprendizagem.
4. Identificar as questões em torno dos problemas de motivação e autorregulação da aprendizagem.
5. Organizar o processo de avaliação de dos processos motivacionais e de autorregulação da aprendizagem.

Acesso


40

Vagas

8

Mínimo

Critérios de Ingresso


Professores, Educadores, Psicólogos, Assistentes Sociais e outros profissionais licenciados que trabalhem em contextos educativos, com crianças e jovens ou adultos.

Pré-requisitos recomendados


A seriação dos candidatos será feita com base na sua avaliação curricular, sendo dada prioridade de acesso às vagas a candidatos provenientes de empresas e parceiros industriais associadas ao projeto “Aliança de Pós-Graduação - Competências para o Futuro” da Universidade do Minho.

Prazos de candidatura


As candidaturas têm lugar na página: https://www.alianca.uminho.pt/pt/

Informação Adicional


Observações


Curso inserido no Portefólio de Cursos do projeto “Aliança de Pós-Graduação” (Impulso Adultos – PRR).

Plano de Estudos


Regime Unidade Curricular Área Cient. ECTS
Ano 1 5
Sm1 Motivação e Autorregulação da Aprendizagem Psi 5

Avaliação/Acreditação


Estado de acreditação pela A3ES:
Data de publicação da decisão:
Deliberação da A3ES:
Número de Registo:
Data de Registo:
Validade:

  • Universidade do
    Minho
  • Largo do Paço
    4704-553 Braga
  • T.:253 601 100, 253 601 109
    E.: gcii@reitoria.uminho.pt
© Universidade do Minho - 2024