Descrição
A Licenciatura em Optometria e Ciências da Visão da Universidade do Minho fornece aos estudantes uma formação sólida em fundamentos teóricos e práticos em Optometria e Ciências da Visão, garantindo assim a aquisição de competências em optometria para desempenhar funções em regime de autonomia profissional necessárias ao sucesso dos seus licenciados no mercado de trabalho ou na prossecução de estudos.
A Licenciatura em Optometria e Ciências da Visão foi adequada segundo o modelo de Bolonha, para um ciclo de estudos com 180 ECTS (3 anos letivos/6 semestres) de acordo com o perfil de um Optometrista.
Possui um corpo docente qualificado, empenhado e jovem e doutorado. São utilizadas metodologias de ensino e aprendizagem que estimulam o trabalho independente e cooperativo dos alunos, os quais poderão usufruir de um conjunto de infraestruturas adequadas e de equipamentos optométricos moderno, bem como uma interligação forte entre a prática clinica em contexto de formação.
Resultados de aprendizagem
O grau de licenciado é conferido aos que demonstrem:
1. Conhecer a anatomia e fisiologia do sistema visual e compreender o seu funcionamento no contexto do corpo humano.
2. Conhecer e compreender a composição e o funcionamento da instrumentação oftálmica básica.
3. Compreender técnicas de observação e de análise, e interpretar os testes realizados para observar e testar a função visual.
4. Pela maturidade intelectual e técnica apresentar-se com grande sentido de responsabilidade, contextualizar os problemas que se lhe apresentam, perceber a sua origem, fundamentar as suas formas de manifestação e aborda-los, tendo em linha de conta as boas práticas técnicas, humanas, e sociais.
5. Integrar conhecimentos técnicos para compreender alguns problemas, analisando-os criticamente e fundamentando as suas decisões.
6. Conhecer e compreender algumas técnicas de reabilitação visual que permitem maximizar as capacidades visuais dos indivíduos.
7. Cooperar com outros profissionais, nomeadamente da área da Oftalmologia, nos cuidados de visão.
8. Promover os temas relacionados com a visão na comunidade onde se insere.
9. Reconhecer as limitações das técnicas e abordagens actuais e vislumbrar de forma autónoma ou em grupo novas abordagens e soluções.
Acesso a estudos superiores
Este curso confere a capacidade técnico-científica para acesso a cursos do ciclo seguinte (Mestrado, Doutoramento).
Saídas profissionais
O perfil do curso tem contribuído para tornar a licenciatura numa referência na formação no domínio da Optometria em Portugal, o que é visível na rápida e bem-sucedida integração dos seus licenciados no mercado de trabalho.
O setor ótico é o principal empregador dos licenciados em Optometria e Ciências da Visão da Universidade do Minho, como trabalhadores por conta de outrem ou em óticas próprias, sendo a sua principal atividade consultas de optometria para a prescrição de ajudas óticas, prevenção de problemas oculares crónicos e reencaminhamento para especialistas. Nos últimos anos, tem-se verificado uma diversificação nos campos de trabalho destes licenciados, encontrando-se atualmente um número significativo a trabalhar em clínicas de cuidados oftálmicos e visuais e em consultórios privados, em colaboração com oftalmologistas, com responsabilidade pelos exames de refração e exames pré e pós-operatórios.
O licenciado em Optometria e Ciências da Visão está também preparado para desenvolver a sua atividade profissional em empresas de fabrico e comercialização de produtos oftálmicos e/ou instrumentação ótica especializada e estas têm contratado também os nossos ex-alunos.