Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Portal UMinho




Portal UMinho > PT > Ensino > Oferta educativa

Administração Pública (Mestrado) 2018/2019

Voltar


Geral


Grau Académico:
  • Mestre
ECTS:
100
Duração:
3 semestres letivos
Regime:
Misto
Local:
Campus de Gualtar, Braga
Área científica predominante:
  • Ciências da Administração

Contactos


    Escola de Economia e Gestão
    Campus de Gualtar
    4710 - 057 Braga

    Tel: 00 351 253604510 Fax: 00 351 253601380
    E-Mail: pedagogico@eeg.uminho.pt
    URL: http://www.eeg.uminho.pt

Descrição


A carência de recursos humanos qualificados, capazes de exercerem eficiente e eficazmente a gestão de Serviços Público e de Empresas Públicas nos diferentes domínios e níveis organizacionais é uma preocupação de qualquer Governo. A escassez de recursos financeiros, a necessidade de modernização e de qualidade nos serviços públicos e o desafio de oferecer novas alternativas visando a plena satisfação das necessidades societárias, não permitem continuação de práticas rotineiras e a improvisação na Gestão Pública. A maioria dos profissionais que, em todas as áreas da Administração Pública, ocupam cargos de direção e chefia com formação teórica específica, debatem-se com problemas de insuficiência de conhecimentos em Gestão Pública e da perceção não globalizante da Administração e das Políticas Públicas.
Atenta a esta situação e empenhada no contributo para a modernização e mudança da Administração Pública, a Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho promove um Curso de Mestrado em Administração Pública. Este curso é uma oportunidade para melhorar a preparação dos atuais e futuros gestores e administradores públicos. Ele reflete o desenvolvimentos mais recentes na área da Administração Pública garantindo uma sólida formação teórica articulada com a aplicação prática ao estudo das organizações e da inovação, gestão de pessoal, gestão orçamental e a análise e avaliação de políticas públicas.

Resultados de aprendizagem


O Mestrado em Administração Pública tem como objetivo a formação avançada e a atualização de competências nas áreas da Gestão Pública e das Políticas Públicas, nomeadamente:
a) preparar quadros especializados em Administração e Gestão de Serviços Públicos e Entidades do Sector Empresarial do Estado;
b) estimular o desenvolvimento de uma nova mentalidade de gestão pública tendo em consideração as exigências atuais da prestação dos serviços públicos.
Pretende-se, deste modo, formar recursos humanos que sejam capazes de dominar um conjunto de conhecimentos científicos e técnicos e desenvolvam capacidades para o lidar com as exigências da moderna gestão Pública.

Acesso a estudos superiores


O curso destina-se a licenciados de qualquer área científica que pretendam adquirir formação complementar para o desempenho de funções no domínio da gestão pública ou da implementação de políticas públicas.

Saídas profissionais


O Mestrado em Administração Pública é um programa inovador e completo que dota os candidatos de competências teóricas e metodológicas aprofundadas e visa:
- Preparar quadros especializados em Administração e Gestão de Serviços Públicos, Entidades do Sector Empresarial do Estado e organizações do Terceiro Setor.
- Estimular o desenvolvimento de uma nova mentalidade de gestão pública tendo em consideração as exigências atuais da prestação dos serviços públicos.

Acesso


40

Vagas

15

Mínimo

Formas de acesso


O acesso a este ciclo de estudos processa-se mediante apresentação de candidatura em: 
https://alunos.uminho.pt/PT/candidatos/Mestrados/Paginas/default.aspx

Esta informação não dispensa a consulta do Regulamento Académico da Universidade do Minho (https://alunos.uminho.pt/PT/estudantes/Regulamentos/1_Despacho_RT-43_2017.pdf).

Pré-requisitos formais


Podem candidatar-se ao curso de Mestrado em Administração Pública
a) Os titulares do grau de licenciado ou equivalente legal em Administração Pública ou em licenciaturas afins, designadamente em Gestão, Economia, Relações Internacionais, Direito e, em geral, no domínio das Ciências Sociais ou outro desde que os candidatos prestem serviço na Administração Pública.
b) Os titulares de um grau académico superior no estrangeiro, conferido na sequência do primeiro ciclo de estudos em Administração Pública ou em licenciaturas afins no domínio das Ciências Sociais ou outro, organizado de acordo com os princípios de Bolonha por um Estado aderente a este processo.
c) Os titulares de um grau académico superior estrangeiro, que seja reconhecido como satisfazendo os objectivos do grau de licenciado em Administração Pública ou em licenciaturas afins no domínio das Ciências Sociais ou outro, pelo Conselho Cientifico da Escola de Economia e Gestão.
d) Excepcionalmente, em casos devidamente justificados, poderão candidatar-se os detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido como atestando capacidade para realização deste ciclo de estudos pelo Conselho Científico da Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho.
e) Podem ser admitidos como supranumerários, candidatos que frequentaram a parte curricular de uma edição anterior do Curso.

Pré-requisitos recomendados


Não aplicável.

Prazos de candidatura


Informações sobre Prazos de Candidatura podem ser consultadas em:
https://www.eeg.uminho.pt/pt/estudar/mestrados/Paginas/como-concorrer.aspx

Prazos de inscrição


Informações sobre Prazos de Inscrições podem ser consultadas em:
https://www.eeg.uminho.pt/pt/estudar/mestrados/Paginas/como-concorrer.aspx

Informação Adiccional


Plano de Estudos


Avaliação/Acreditação


Estado de acreditação pela A3ES:
Acreditado
Data de publicação da decisão:
04-03-2014
Número de Registo:
R/A-Ef 2446/2011
Data de Registo:
18-03-2011
Validade:
03-03-2020