Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Portal UMinho




Portal UMinho > PT > Ensino > Oferta educativa

Ciência Política (Mestrado) 2018/2019

Voltar


Geral


Grau Académico:
  • Mestre
ECTS:
100
Duração:
3 semestres letivos
Regime:
Misto
Local:
Campus de Gualtar, Braga
Área científica predominante:
  • Ciência Política e Relações Internacionais

Contactos


    Escola de Economia e Gestão
    Campus de Gualtar
    4710 - 057 Braga

    Tel: 00 351 253604510 Fax: 00 351 253601380
    E-Mail: pedagogico@eeg.uminho.pt
    URL: http://www.eeg.uminho.pt

Descrição


O Curso de Mestrado em Ciência Política oferece uma sólida formação avançada no domínio científico da Ciência Política. O plano de estudos contempla dois semestres de unidades curriculares (UC) presenciais (incluindo seis obrigatórias; duas optativas, a escolher num leque diversidade de UC nas áreas da Ciência Política e Relações Internacionais, Ciências da Administração, Gestão, e um semestre dedicado à dissertação académica ou ao estágio e respetivo relatório.
O Curso de Mestrado em Ciência Política permite o estudo avançado de fenómenos políticos, destinando-se a graduados desta área do saber e de outras ciências sociais que desejem expandir e consolidar competências como analistas de comportamento político e eleitoral, técnicos de sondagens, agentes de marketing político, consultores e coaches políticos e como peritos na elaboração, monitorização e avaliação de políticas públicas, entre outras funções altamente especializadas. O Mestrado também se destina a todos os licenciados que, estando inseridos no mundo profissional, desejam valorizar e enriquecer o seu perfil científico num contexto de crescente competitividade laboral.
O Curso de Mestrado conta comum corpo docente altamente qualificado, doutorado em Ciência Política por algumas das mais prestigiadas universidades europeias e norte-americanas, sendo que todos os seus membros são investigadores integrados do Centro de Investigação em Ciência Política (CICP) - um dos dois únicos centros especializados em Ciência Política a nível nacional que obteve a classificação de Excelente, na mais recente avaliação da FCT.
No âmbito do ensino/aprendizagem, são utilizadas metodologias diversificadas que estimulam quer a autonomia do aluno, quer o trabalho cooperativo entre pares, completado pelo apoio tutorial dos docentes. A formação especializada é articulada com a consolidação das competências transversais no âmbito do Programa EEG Generating Skills, o qual integra uma série de atividades ao longo de todo o ano letivo, orientadas para o desenvolvimento de competências na comunicação, no trabalho em equipa, no relacionamento interpessoal, na capacidade de liderança, no planeamento e organização, na resolução de problemas, no pensamento crítico e ético, na criatividade, na utilização de tecnologia e sistemas de informação e na orientação para os resultados.
Os estudantes podem ainda desfrutar de um leque alargado de atividades extracurriculares, tais como seminários temáticos, palestras, tertúlias, simulações de negociação, workshops, organizados pelo CICP, pelos docentes e pelo Núcleo de Estudantes em Ciência Política (NECP), num campus dotado de infraestruturas modernas, de entre as quais se destacam os serviços de documentação e laboratórios informáticos.

Resultados de aprendizagem


Com vista à consolidação do conhecimento (teórico e empírico) especializado e competências específicas e transversais, o curso tem os seguintes objetivos de aprendizagem:
1. oferecer e valorizar uma formação complementar e atualizada no domínio da Ciência Política;
2. propiciar o aprofundamento da formação científica na área da Ciência Política;
3. promover a investigação avançada neste domínio.

Acesso a estudos superiores


Este curso confere a capacidade técnico-científica para acesso ao 3º ciclo de Estudos (Doutoramento), na mesma área ou áreas afins.

Saídas profissionais


Os Mestres em Ciência Política pela Universidade do Minho estão habilitados para o exercício de funções altamente especializadas em múltiplos contextos organizacionais, designadamente:
- Administração Central, Regional e Local;
- Governação do Estado;
- Organizações Europeias e Internacionais;
- Organizações Não-Governamentais;
- Empresas de Consultoria;
- Empresas privadas;
- Centros de estudo da opinião pública;
- Meios de comunicação social;
- Centros de Investigação e Think Tanks.

Acesso


30

Vagas

12

Mínimo

Formas de acesso


O acesso a este ciclo de estudos processa-se mediante apresentação de candidatura em: 
https://alunos.uminho.pt/PT/candidatos/Mestrados/Paginas/default.aspx

Esta informação não dispensa a consulta do Regulamento Académico da Universidade do Minho (https://alunos.uminho.pt/PT/estudantes/Regulamentos/1_Despacho_RT-43_2017.pdf).

Pré-requisitos formais


Podem candidatar-se ao acesso ao ciclo de estudos conducente ao grau de Mestre em Ciência Política:

- Os titulares do grau de licenciado ou seu equivalente legal.
- Podem ser admitidos candidatos que, não sendo licenciados, apresentem um currículo escolar, científico ou profissional que seja reconhecido - pelo Conselho Científico da Escola de Economia e Gestão, sob proposta da Comissão Diretiva do curso - como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos.

Pré-requisitos recomendados


Não aplicável.

Prazos de candidatura


Informações sobre Prazos de Candidatura podem ser consultadas em:
https://www.eeg.uminho.pt/pt/estudar/mestrados/Paginas/como-concorrer.aspx

Prazos de inscrição


Informações sobre Prazos de Inscrições podem ser consultadas em:
https://www.eeg.uminho.pt/pt/estudar/mestrados/Paginas/como-concorrer.aspx

Informação Adicional


Plano de Estudos


Avaliação/Acreditação


Estado de acreditação pela A3ES:
Acreditado
Data de publicação da decisão:
20-05-2015
Relatório submetido para A3ES:
Número de Registo:
R/A-Ef 2452/2011
Data de Registo:
18-03-2011
Validade:
19-05-2021