O Curso de Mestrado em Ciência Política oferece uma sólida formação avançada no domínio científico da Ciência Política. O plano de estudos contempla dois semestres de unidades curriculares (UC) presenciais (incluindo seis obrigatórias; duas optativas, a escolher num leque diversidade de UC nas áreas da Ciência Política e Relações Internacionais, Ciências da Administração, Gestão, e um semestre dedicado à dissertação académica ou ao estágio e respetivo relatório.
O Curso de Mestrado em Ciência Política permite o estudo avançado de fenómenos políticos, destinando-se a graduados desta área do saber e de outras ciências sociais que desejem expandir e consolidar competências como analistas de comportamento político e eleitoral, técnicos de sondagens, agentes de marketing político, consultores e coaches políticos e como peritos na elaboração, monitorização e avaliação de políticas públicas, entre outras funções altamente especializadas. O Mestrado também se destina a todos os licenciados que, estando inseridos no mundo profissional, desejam valorizar e enriquecer o seu perfil científico num contexto de crescente competitividade laboral.
O Curso de Mestrado conta comum corpo docente altamente qualificado, doutorado em Ciência Política por algumas das mais prestigiadas universidades europeias e norte-americanas, sendo que todos os seus membros são investigadores integrados do Centro de Investigação em Ciência Política (CICP) - um dos dois únicos centros especializados em Ciência Política a nível nacional que obteve a classificação de Excelente, na mais recente avaliação da FCT.
No âmbito do ensino/aprendizagem, são utilizadas metodologias diversificadas que estimulam quer a autonomia do aluno, quer o trabalho cooperativo entre pares, completado pelo apoio tutorial dos docentes. A formação especializada é articulada com a consolidação das competências transversais no âmbito do Programa EEG Generating Skills, o qual integra uma série de atividades ao longo de todo o ano letivo, orientadas para o desenvolvimento de competências na comunicação, no trabalho em equipa, no relacionamento interpessoal, na capacidade de liderança, no planeamento e organização, na resolução de problemas, no pensamento crítico e ético, na criatividade, na utilização de tecnologia e sistemas de informação e na orientação para os resultados.
Os estudantes podem ainda desfrutar de um leque alargado de atividades extracurriculares, tais como seminários temáticos, palestras, tertúlias, simulações de negociação, workshops, organizados pelo CICP, pelos docentes e pelo Núcleo de Estudantes em Ciência Política (NECP), num campus dotado de infraestruturas modernas, de entre as quais se destacam os serviços de documentação e laboratórios informáticos.