Descrição
O CE surge do projeto UNISF (UNIversidade Sem Fronteiras), cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional FEDER através do programa INTERREG V-A Espanha-Portugal (POCTEP) 2014-2020, no qual participam as Universidades do Porto (UPorto), Minho (UMinho), Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), Santiago de Compostela (USC), Vigo (UV), Corunha (UC), e a Fundação Centro de Estudos Euro Regionais (FCEER). O projeto pretende fortalecer as relações da Rede de Universidades da Euro-região Galiza-Norte de Portugal. Um dos objetivos é a criação de um 3ºC na área da Mat (Pura, Aplicada ou Aplicações da Mat), incluindo todas as universidades parceiras.
Prevêem-se 3 anos curriculares, com 180 ECTS, incluindo 2 UCs semestrais no 1º ano, Seminário de Matemática 1 (Seminário Mat 1) e Seminário de Matemática 2 (Seminário Mat 2), e a realização de um Workshop em Matemática (Workshop Mat) em cada um dos semestres 3 a 6 (S3-S6). Os Seminários e Workshops decorrerão alternadamente em Portugal e Espanha, em cada uma das IES participantes, desta forma:
– Seminário Mat 1 e Workshops Mat dos S3 e S5 no início dos S1, S3 e S5, respetivamente
– Seminário Mat 2 e Workshops Mat dos S4 e S6 no final dos S2, S4 e S6, respetivamente.
Distribuição dos 180 ECTS do CE:
– componente letiva a realizar no 1º ano com 2 UCs: Seminário Mat 1 no S1 - 3 ECTS; Seminário Mat 2 no S2 - 6 ECTS;
– participação oral com suporte escrito num dos Workshops Mat dos S3 e S4 e num dos Workshops dos S5 e S6 - 6 ECTS;
– tese com 165 ECTS em co-orientação transfronteiriça.
Em Seminário Mat 1, o estudante deve elaborar um relatório sobre uma palestra realizada por docentes. A associação "estudante-tema-orientadores" deve ser formalmente aprovada pela Comissão Académica do Programa Doutoral (CAPD) até 3 meses após o início do ano letivo. Em Seminário Mat 2, o estudante deverá apresentar uma palestra relacionada com o seu projeto de tese. A avaliação dos Seminários e Workshops ficará a cargo de uma Comissão, a definir pela CAPD, constituída por docentes das 6 IES parceiras.
Na Tese, o estudante entregará anualmente um Relatório de Atividades e um Plano de Atividades que serão avaliados pela CAPD tendo em conta os pareceres dos orientadores. Para além do previsto nos respetivos regulamentos de 3ºC das IES parceiras, será motivo de exclusão do CE ter 2 apreciações anuais da CAPD negativas.
O grau de doutor será conjunto e atribuído por todas as universidades participantes.
Resultados de aprendizagem
Competências gerais:
1. Compreensão sistemática da área de estudo da Mat. e domínio dos correspondentes métodos de investigação.
2. Conceção, desenho e implementação de um processo substancial de investigação.
3.Alargamento das fronteiras do conhecimento através de uma investigação original.
4. Comunicação eficiente com a comunidade académica e científica e com a sociedade em geral no âmbito dos seus conhecimentos.
5. Promoção, em contextos académicos e profissionais, do avanço científico numa sociedade baseada no conhecimento.
Competências específicas na área da Matemática:
1. Desenvolvimento de técnicas, linguagens e ferramentas teóricas e/ou computacionais adequadas para a resolução de problemas.
2. Aprofundamento de técnicas gerais e abordagem autónoma de problemas mat.
3. Modelação inovadora e resolução de fenómenos científicos, no âmbito das aplicações da matemática.
4. Integração em grupos de trabalho uni/multidisciplinares.
5. Deteção de novos campos de aplicação da Matemática.
Saídas profissionais
A Universidade sem Fronteiras, UNISF, nasce de uma parceria entre as 6 universidades públicas da Euro-região Galiza-Norte de Portugal, lideradas pela Universidade do Minho enquanto beneficiária principal, e a Fundação Centro de Estudos Eurorexionais (FCEER).
O projeto UNISF é cofinanciado em 75% pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do Programa Interreg V-A Espanha-Portugal (POCTEP) 2014-2020 - o que representa 1.492.221,46€ do orçamento total aprovado de 1.989.628,60€.