Ecossistema de Inovação

Portal UMinho > PT > Investigação > Ecossistema de Inovação

A Universidade do Minho ocupa um lugar central, contando com o maior número de laços com instituições de interface e centros tecnológicos.
Diagnóstico do Sistema Nacional de Investigação e Inovação, Fundação para a Ciência e Tecnologia, Maio de 2013

A inovação e a valorização económica do conhecimento, na forma de parcerias com empresas, associações de municípios e agências governamentais, do licenciamento de propriedade industrial, na promoção de uma cultura de empreendedorismo e de Spin-offs, são marcas distintivas da UMinho.

A UMinho tem uma estratégia muito clara para a Propriedade Intelectual, sendo uma das Universidades portuguesas com maior sucesso nesta área de proteção de conhecimento e na obtenção de patentes nacionais e internacionais. Tudo isto é feito com uma fortíssima ligação às empresas, à região, ao território. A UMinho assume-se como uma Universidade completa e tem sido capaz de conseguir projetos, quer com financiamento direto de empresas quer projetos mobilizadores e em co-promoção, de grande sucesso e grande dimensão, sendo atualmente de destacar a grande parceria com a empresa Bosch.

A Universidade tem também uma política de criação de spin-offs e start-ups que tem tido um grande sucesso nos últimos anos.