Fazem parte da Arqus mais de 300.000 alunos de diferentes nacionalidades de toda a Europa e enquanto estudante Arqus poderá estudar nas universidades de Granada, Graz, Leipzig, Lyon 1, Maynooth, Minho, Pádua, Vilnius e Wroclaw com pleno reconhecimento académico por meio de uma oferta académica compartilhada.
O estudante Arqus poderá melhorar suas habilidades linguísticas e habilidades de comunicação intercultural; aproximar-se de outras culturas e ampliar seus horizontes; realizar estágios profissionais em empresas da União Europeia; participar da construção de uma universidade inclusiva e flexível; ser membro do Arqus Student Council, cujo objetivo é incentivar a participação dos alunos no processo decisório da própria Alliance e aceder a um vasto leque de ofertas de mobilidade (estudos, cursos de verão, estágios, voluntariado, etc.), tanto presenciais como virtuais.
A médio e longo prazo, qualquer aluno da Aliança poderá usufruir de programas de mobilidade aberta conducentes ao reconhecimento formal de um diploma europeu, tanto de Licenciatura como de Mestrado. (saiba mais)
A Arqus tem como um dos seus propósitos fundamentais apoiar os investigadores, proporcionando facilidades para a partilha de boas práticas na investigação, alargando o networking na União Europeia, explorando a viabilidade da partilha de recursos e fomentando sinergias entre todas as universidades parceiras da Aliança.
A Aliança tem também como desígnio o apoio aos investigadores em início de carreira, através de iniciativas inovadoras de mobilidade, atividades conjuntas de doutoramento e pós-doutoramento e acesso a infraestruturas partilhadas pelas nove universidades.
A Arqus está também empenhada em contribuir ativamente para a reformulação da Ciência Aberta, estimulando abordagens interdisciplinares e facilitando a aquisição e transferência de conhecimento ao mais alto nível.
Enquanto investigador da Arqus poderá expandir as redes de investigação na União Europeia; alargar a colaboração científica a novos parceiros; aumentar a produção e visibilidade científica; ampliar os recursos de investigação por meio de bases de dados e infraestruturas científicas compartilhadas e aumentar as possibilidades de receber apoio financeiro por meio de candidaturas conjuntas. (saiba mais)
A Arqus tem como uma das suas prioridades promover atividades dirigidas aos quadros administrativos e de gestão das universidades parceiras, capacitando uma comunidade e promovendo o seu desenvolvimento profissional individual e coletivo.
Enquanto técnico administrativo e de gestão da Arqus, poderá ter acesso a toda a ações de formação oferecidas pelas nove universidades parceiras; trocar experiências com colegas de diferentes países; desenvolver e usar a infraestrutura digital partilhada; participar de programas de formação pessoal multidisciplinar. (
saiba mais)