Nasceu em Braga em 1978.

 Licenciado em Biologia Aplicada pela Universidade do Minho, em 2000.

Doutorado em Ciência e Tecnologia de Materiais – Engenharia de Tecidos e Materiais Híbridos pela Universidade do Minho, em 2005.

Realizou provas de agregação em 2018, na mesma instituição.

Entre 2005-2008 foi investigador de Pós-Doutoramento na Universidade de Toronto e no Instituto de Investigação em Ciência da Vida e da Saúde (Escola de Medicina, Universidade do Minho), com um trabalho dedicado ao estudo dos efeitos da atividade parácrina de células estaminais no sistema nervoso central. Desde 2021 é Investigador Coordenador na EMed/ICVS.

A sua principal área de investigação está direcionada para o desenvolvimento de estratégias terapêuticas em medicina regenerativa do sistema nervoso central através da utilização do secretoma de células estaminais em articulação com outras áreas nomeadamente biotecnologia de células estaminais e bioreactores, hidrogéis e sistemas de libertação controlada, e modelos celulares 3D. É autor de mais de 180 artigos científicos em revistas internacionais indexadas, mais de 20 capítulos de livros e 2 patentes, tendo editado também um livro. É

Coordenou a participação da Universidade do Minho em 27 projetos financiados por entidades nacionais, internacionais e parceiros industriais, de onde se destacam a Comissão Europeia, Fundação La Caixa e Wings for Life Spinal Cord Research Foundation, tendo adicionalmente sido membro da equipa em 17 projetos. Orientou 24 alunos de doutoramento e 25 de mestrado, tendo supervisionado 7 investigadores de pós-doutoramento.

Foi presidente da direção da Sociedade Portuguesa de Células Estaminais e Terapias Celulares (2019-2023) e membro da direção da Sociedade Europeia para a Regeneração do Nervo Periférico (2014-2015).

Como orador convidado proferiu mais de 100 palestras em congressos e institutos de investigação. Organizou 12 congressos e simpósios internacionais, assim como diversas atividades de disseminação de ciência em conjunto com membros da comunidade civil, nomeadamente escolas secundárias e associações de pacientes.

Exerceu diversas funções em estruturas nacionais e internacionais de avaliação científica FCT, Horizonte Europa, European Research Council, European Innovation Council, entre outras.

Foi Vice-Presidente para a Investigação na Escola de Medicina da Universidade do Minho (2022-2025), Presidente do conselho da EMed (2021-2022),  membro da direção do ICVS (2022-2025), Presidente da B.ACIS – Centro de Inovação em Saúde (2024-2025) e membro das Comissões dos Cursos de Doutoramento Ciências da Saúde (2021-2024) e Biomedicina e Ciências da Saúde (2024-2025), e membro da comissão coordenadora de avaliação de pessoa investigador da EMed (2022-2025). Fundou, e coordenou a equipa temática de investigação ReNEU até 2025.

Ao longo da sua carreira recebeu várias prémios e distinções, dos quais se destacam o Prémio Gulbenkian em Investigação na Fronteira das Ciências da Vida, o Prémio de Investigação Melo e Castro em lesões vertebro-medulares, Prémio Grünenthal em Investigação Básica e Prémio de Mérito Científico da Universidade do Minho.